02 maio 2006

Fátima e o 13 de Maio

Já se vêem dezenas de peregrinos a andar na berma da Estrada Nacional nº 1, a caminho de Fátima para o 13 de Maio. Todos os anos é a mesma coisa, há anos com mais gente (quando há visitas papais, ou quando há mais segredos a serem revelados). É um fenómeno que já vi dezenas de vezes. Nota-se uma certa evolução desde as primeiras vezes que vi peregrinos a pé a caminho de Fátima: têm carros de apoio, há tendas da cruz vermelha com comida, água e cuidados médicos, andam de forma mais ordeira, em fila indiana na berma da estrada e em geral pelo lado esquerdo, como deve ser.

Claro que ainda se vêem grupos grandes de peregrinos que ocupam uma faixa de rodagem inteira, com camiões e carros a passar-lhes mesmo ao lado, ou peregrinos com um cajado a mandar para o trânsito, qual Moisés, para poderem atravessar a estrada (a sério, já vi)!

E agora os peregrinos têm coletes fluorescentes. É obrigatório, e facilita muito a vida a toda a gente. E não, não vi nenhum com o colete cor-de-rosa.

1 comentário:

ana rita disse...

estou agora a lembrar-me de uma vez que fui contigo de carro para coimbra pertinho de um 13 de maio e da quantidade parva de peregrinos na estrada.
:)
ai que saudades de estar por aí!