24 março 2008

É penaaaaaaaalty!!!

Há duas formas de gritar "penalty" num estádio. Um penalty a nosso favor é saudado com um "PENAAAAAALTYYYYYY" com uma sonoridade parecida à de "GOOOOOOOOOOOOLOOOOO". Por outro lado, quando o penalty é contra nós grita-se "PENAALTY?!" (notem que as vogais duram muito menos tempo) com um ar de indignação como se acabássemos de ser invadidos por uma potência estrangeira, frequentemente seguido de um sonoro "filhodapuuuuuuuutaaaaaaa" vociferado para o árbitro ou fiscal de linha que assinalou a infracção ou então um "fodassssssssssse", olhando para o marcador e fazendo contas ao tempo que ainda falta caso o adversário o converta.

Mas esta regra não é absoluta: se o espectador seja adepto do Sporting em ambos os casos a reacção ao penalty é a segunda. Já se sabe que, independentemente de quem for chamado a tentar marcar a grande penalidade, o remate vai sair frouxo e à figura, bate no poste ou passa por cima da barra, por isso um penalty a favor do Sporting é mais ou menos como um remate que passa longe da baliza: mais um lance de perigo que se perde e a bola fica na posse do adversário.

Esta época já só falta um jogador do Sporting escorregar mesmo antes de chutar a bola e estatelar-se de costas no chão perante a gargalhada do estádio inteiro. Mas ainda faltam 7 jornadas para o fim do campeonato, mais as meias finais da Taça (e, longe vá o agoiro, a final da Taça) por isso ainda há esperança.

No sábado o Sporting nem falhou penalties durante o jogo mas é mesmo para isso que servem os empates: para dar 5 hipóteses de ver os jogadores do Sporting a falhar de seguida. Afinal, um penalty é quase golo: 9 em cada dez vezes marca-se. E falhar 3 penalties numa série de 5 é coisa que acontece uma vez num milhão. Mas como diz uma frase mais ou menos célebre que li há uns tempos, "uma vez num milhão é algo que acontece nove em cada dez vezes".



Nota para os mais distraidos: no sábado o Sporting perdeu a final da Taça da Liga contra o Vitória de Setúbal; empataram nos 90 minutos e nos penalties o Setúbal ganhou 3-2. O Setúbal falhou 2 e o Sporting falhou 3. Somam-se aos já nem sei quantos penalties falhados esta época (qualquer coisa como 8 ou 9!!!).

7 comentários:

kanjas disse...

6 são do Polga. Ele até pode gostar muito de marcar penaltis mas coitado... não sabe.

Nelson disse...

6?! Credo, a coisa tá pior que eu pensava...

Ana disse...

Já agora, alguém me explica porque é que esta final desta nova liga não tem prolongamentos? :S

Nelson disse...

a Taça da Liga não tem prolongamento em nenhuma das eliminatórias. O objectivo é não carregar ainda mais os clubes que jogando duas vezes por semana (uma coisa que, ao que parece, incomoda muito os dirigentes, treinadores e jogadores cá do burgo) os faça ter de jogar uma meia hora extra que terá depois consequências na capacidade física das equipas na jornada seguinte do campeonato, que é a competição que verdadeiramente interessa.

Anónimo disse...

Fossem apenas esses 8/9 penaltaaaaaaaaatyyyyys falhados pelo zbording e estariamos a lutar lado a lado com o FeCePê pelo primero lugar.
Foram apenas 11 falhados esta epoca para ser mais preciso!!

Nuno disse...

acho que era preciso um pouco mais do que não falhar penaltis para o Esportem estar a discutir o campeonato com o FCP... como saber jogar à bola, mas isto é apenas a minha opinião. :)

Anónimo disse...

Eu posso ajudar à festa. O Sporting não tem ainda a estrutura necessária. Começou mais tarde que o FCP. O Benfica é servido pela sua própria mafia, que é o que lhe resta se se não converte a tratar da sua vida dos alicerces para cima. Os outros trataram de se preparar de modos diferentes: um por boas compras na América do Sul e em Portugal; outro pela sua escola. O SLB está à espera de quê? Em última análise é a Selecção que paga a factura, porque devido à má preparação compra fora e mal. Voltando ao SCP devo dizer que se esperar o suficiente para não despedir o Paulo Bento talvez comece a ganhar. O Man United levou algum tempo a assentar com o Fergusson. Agora onde está? SCP não tem o mesmo dinheiro, nem Portugal é a Inglaterra. Seja, cada um com o que pode. Mas não se vai lá num dia.

GD