24 março 2008

Boas intenções

No outro dia deram-me um folheto sobre a fadiga ao volante. Foi nas portagens. O papelito dava conselhos úteis, como os sinais de cansaço a que devemos prestar atenção, alertava para a necessidade de descansar, etc.

Mas se o objectivo é alertar os condutores para a importância de repousar durante uma viagem porque é que entregam o folheto à saída da auto-estrada em vez de ser na entrada? Eu bem sei que na entrada das auto-estradas só temos a máquina para tirar o ticket, que só há operadores humanos nas saídas, mas quando chego a Alverca depois de uma viagem os conselhos sobre a necessidade de descansar já não vão muito a tempo, não é? Afinal faltam-me só 15 km para chegar a Lisboa e já não há mais áreas de serviço.

Digo eu, que disto não percebo muito, que mais valia entregar os tais folhetos em cada área de serviço, fosse na caixa da bomba de gasolina, nas lojas ou no bar. A meio da viagem e portanto bem a tempo de aconselhar alguém de forma útil.

Em vez disso fiquei com mais uma folha de papel para reciclar.

6 comentários:

Ana disse...

Pois, estava aqui a pensar o mesmo...

Mas nem tudo estará perdido, visto que muita boa gente não sabe que um cérebro cheio de sono equivale a um cérebro alcoolizado...e ainda não se sopra balãozinho para medir o nível de soneira...ah pois.

Anónimo disse...

Imagina o teu ar. A senhora deve ter pensado que tu precisavas mesmo de conselhos

RM disse...

Para que tudo isto nos passe ao lado e ser irrelevante quando nos entregam estes folhetos, nada como comprar um automóvel com sensor de cansaço do condutor. A LEXUS tem, suponho que haja outras marcas que tb tenham.
Quanto a mim é um dos mecanismos mais adequados de instalar nos carros.
a grafonola tem toda razão, cansaço = alccolismo em termos de condução. Quem não passou já por uma situação de quase adormecer a conduzir.

Nelson disse...

adormecer a conduzir? só bêbado, sóbrio nunca me aconteceu. Quando isso acontece o melhor mesmo é fumar um charro para despertar ;)

Redus Maximus disse...

Eu diria que quem necessita de saber que cansaço = alcoolismo não para na estação de serviço para recolher o tal folheto. Quem sai em Alverca pode estar a começar uma viagem para o Algarve, não?
Assim, eu diria que não é nada au distribuir à saída. mais que numa estação de serviço.

Nelson disse...

tás a dizer que quem vem do Norte e vai para o Algarve vai pela Ponte Vasco da Gama quando pode escolher a A13 (saida de Santarém) ou A10 (saída do Carregado), muito mais directas e com umas dezenas de quilómetros a menos? Sim, é possível... eu também costumo ir pela A23 e depois pela A25 quando quero ir de Lisboa ao Porto ;)