31 março 2008

Ironias do destino

O grande paladino contra a pirataria, que dá pelo nome de Microsoft, usa (ou usou, ou contratou alguém que usa) uma versão pirateada de um programa de edição de som na criação de alguns ficheiros Wav que vêm incluídos com o Windows Media Player.

A história é muito, muito antiga, mas só hoje soube dela (obrigado Pedro). Pelo que percebi, não houve nenhum desenvolvimento posterior. Mas ao fim de mais de ano e meio deste este artigo (e outros similares), os ficheiros continuam a ser os mesmos.

Verificação: abrir a pasta C:\WINDOWS\Help\Tours\WindowsMediaPlayer\Audio\Wav. Abrir um dos 9 ficheiros Wav que se encontra nessa pasta com o Notepad (sim, é estranho abrir um ficheiro de audio com um editor de texto). Aparecem muitos caracteres esquisitos mas no fim, mesmo no fim do ficheiro, encontramos
"LISTB INFOICRD 2000-04-06 IENG Deepz0ne ISFT Sound Forge 4.5 "
Sound Forge 4.5 é o nome do programa usado para criar o ficheiro; até aqui, nada de estranho. Estranho é o facto de DeepzOne ser o nome do gajo que fez a versão crackada do programa.

Irónico, não?

5 comentários:

Grafonola disse...

Já bem pregava frei tomás, né?...

Anónimo disse...

Eh lahhh
Era so para te dizer que te pirateei o post e fiz uma copia integral ilegal com referencia ao teu majestoso blog e coloquei no meu blogzito: http://adriano-gouveia.spaces.live.com/

Espero que nao te importes mas se quiseres deixa la um comentario e retira lo ei.

Obrigado. ;)

Anónimo disse...

É certo e sabido que a microsoft soube fechar os olhos quando a pirataria o ajudava. Só assim é que conseguiu um monopólio. Quando chegou a esse ponto (e viu que as pessoas já não viviam sem windows) então atirou-se ao ar e começou a queixar-se de quem a meteu naquele lugar vantajoso. Infelizmente houve um senhor chamado Linus (se não fosse ele era outro - haviam para ai uns 5 projectos semelhantes) que tinha outras ideias.

Nelson disse...

Adriano: se puseste a referência para o original não é uma versão pirata. Além disso, piratear um post sobre pirataria tem algo de poético ;)

anónimo: a MS faz o seu jogo e usa todas as ferramentas que tem à mão para aumentar as suas quotas de mercado. Só fizeram o que lhes foi permitido e enquanto brincarmos às multas de uns milhõezitos continua a compensar fazer o mesmo. Não é nada pessoal, just business.

Anónimo disse...

Obrigado :)
Nao coloquei uma refeencia directa ao post mas sim ao teu blog. Creio que nao ha muita diferença. :)
Hehe , Sou pirata mais para o genero de pirata das Caraibas que um pirata informatico :P

Força ai para o teu blog. Tem qualidade!

Abraço