12 março 2008

Nacionalismos

Os nacionalistas existem. É um daqueles factos da vida. Existem os nacionalistas, tal como existem as micoses e os aumentos de impostos. Não estou aqui a querer comparar os nacionalistas a micoses ou a aumentos de impostos, foi só para dar um exemplo de coisas que existem. Também existem arco-íris, só que não me lembrei de escrever que os nacionalistas existem tal como existem os arco-íris.

Existem e andam aí. Há grupos organizados de nacionalistas e tudo. Alguns até raparam o cabelo todo, não sei se será por questões de higiene ou coisa assim. Pelo que li não sei onde na segunda guerra mundial rapava-se o cabelo todo aos prisioneiros dos campos de concentração para evitar os piolhos. Também não estou a tentar com isto dizer que os nacionalistas têm piolhos ou que deixam de os ter, ou a compará-los com os prisioneiros dos campos de concentração até porque acho que eles não gostam.

E alguns grupos de nacionalistas gostam de usar a sua liberdade de expressão escrevendo grafitis em paredes. Não tenho nada contra a liberdade de expressão, mas preferia que usassem, por exemplo, folhetos que se podem mandar fora, em vez de pintar paredes que aquilo até é chato de limpar. Também neste caso, e para que fique bem claro, não estou a dizer que deitaria os panfletos dos nacionalistas todos fora ou de qualquer outra forma a comparar a sua literatura com lixo. É só para fazer o paralelo com as paredes, que não dá jeito deitar fora.

Outra característica que é comum encontrar entre os nacionalistas é um orgulho exacerbado na pátria. Têm orgulho de Portugal, da história de Portugal, do povo português, da língua de Portugal, da bandeira de Portugal, do hino de Portugal. Também com este parágrafo não estou a querer insultar de algum modo o meu país ou os seus símbolos nem de algum modo a criticar o orgulho que se pode sentir em ser português. Sou português, gosto de Portugal, gosto da língua que falo, não queria ser de outra nacionalidade, identifico-me com a bandeira e até sei a letra do hino toda.

Mas hoje vi um grafiti que dizia "brazileiros fora de Portugal", que eu presumo tenha sido feito por algum nacionalista. Mas se não foi, desde já peço desculpa pela minha assumpção que denota algum preconceito contra nacionalistas. Eh pá, não me levem a mal os nacionalistas que eventualmente leiam o Ó Faxavor, que não tou aqui para ofender ninguém, mas não podiam ao menos escrever "brasileiros fora de Portugal"? É que em português, seja em português de Portugal ou em português do Brasil, escreve-se Brasil e não Brazil e como consequência, escreve-se brasileiro e não brazileiro.

É que acho que fica um bocado mal, num grafiti nacionalista, mandar uma barda deste gabarito. Suscitam a risota alheia (os brasileiros que lerem aquilo são capazes de achar piada) e ninguém os leva a sério.

Um destes dias arranjo um spray de tinta preta e vou lá corrigir o grafiti.

Nota: Não vale a pena corrigir as bardas deste post. Eu sei que mando bardas em português, algumas intencionais, outras não. Só acho incoerente mandar bardas em português quando se sente tão superlativo orgulho na pátria ao ponto de a querer preservar só para aqueles que são parecidos consigo, segundo uns quaisquer critérios de nacionalidade de difícil justificação (sobretudo se considerarmos que, por exemplo, os brasileiros são todos descendentes de portugueses e portanto também são portugueses num certo sentido).

Nota para nacionalistas irados que tenham aqui caído de pára-quedas sabe-se lá porquê: não estou interessado em discutir idiologias nacionalistas nem em entrar em argumentações sobre questões relacionadas com fronteiras, vistos de residência e trabalho, emprego ou a falta dele, herança genética, diferenças biológicas ou de outro tipo entre as várias etnias, etc. Se se sentirem ofendidos pelo teor deste post basta um comentário a dizer "Olá, eu sou o (escrever nome), sou nacionalista e fiquei ofendido". Se quiserem até podem assinar como anónimos que eu não me chateio.

9 comentários:

Anónimo disse...

Os brasileiros sao todos descendentes de portugueses?
Eh la.. Nao me digas que os indios da Amazonia nao se reproduziam :)

Nelson disse...

sem misturas? é possível, mas um bocado improvável...

adavid disse...

Hipotese: foi um estrangeiro farto de ver que os brasileiros se adaptam melhor.

Unknown disse...

idiologias ou ideologias ?

Nelson disse...

:)

eu disse que havia gralhas, umas intencionais, outras nem por isso.

Teté disse...

Pois é, idiologistas deve ver de idiotas nacionalistas... :)

Não podia estar mais de acordo! Não suporto ouvir malta a berrar que nos vêm gamar o emprego, quando na verdade os empregos para que vêm (empregados de mesa ou de balcão, manicures, obras, vendas), os portugueses não os querem... Isto quer sejam brasileiros, quer sejam de outra nacionalidade qualquer...

Bom post!

Nelson disse...

E empregadas de limpeza! De quinze em quinze dias vêm cá a casa duas mulheres a dias (contratei uma empresa de limpeza) e são sempre brasileiras. Ontem por causa de não sei quê com os horários tinha 4 brasileiras em casa! Foi uma festarola!!! :)

Nelson disse...

Mas eu disse que não queria discutir imigração nem emprego nem nada dessas coisas. :P

Ana disse...

Nem mais! já tive a discutir com o meu avô por causa dessa: estava muito indignado porque isto era brasileiros em todo o lado e o sobrinho tadinho estava desempregado e a receber subsidio de desemprego e a recusar empregos para não deixar de receber subsidio de desemprego (pois, notaram a incoerencia? eu tb...mas nao se pode falar mal do sobrinho, que é o maior...pelo que quando eu rosnei que, quer dizer, eu pago seg social e nem tenho direito a subsidios desses, para esse gajo andar a recusar emprego porque está muito bem a receber o subsidiozinho? e agora, coitadinho, como é que vai ser qd deixar de o receber e cala-te que não sabes porque é que ele recusou e tal...bem, dá para imaginar a cena, né?...). Eu expliquei-lhe (ou tentei) que não era por tirarem trabalho ao português, era por estarem a fim de executar trabalhos que o português se recusa...eu??? numa caixa de supermercado??? que vergonha, nem pensar (diz pessoa desempregada e à beira da falencia e sem pais que pudessem ajudar)...eu, secretária, onde é que já se viu, eu tenho uma licenciatura! (diz licenciada à procura do primeiro emprego)... ora ai está porque é que os brasileiros estão por todo o lado...

Demais, nacionalistas e analfabetos! Aposto que não sabem nem a historia de portugal, nem o hino. Eu?? eu sei o hino: heróis do mar, nooozes poooodres, do meu quintal! Levantai hoje de novo, as cuecas, do general!! ;-p