20 março 2008

350 km, 3/8 de depósito

Até ver tou contente com os consumos do carrito. Hoje fui dar uma "voltinha" de 300 km e o ponteiro desceu até meio caminho entre o meio depósito e os três quartos. Claro que ainda estou a fazer a rodagem e por isso ando devagarinho; esta média vergonhosa (uns míseros... ora, 3 vezes 9 vinte sete, noves-fora-nada... 4 litros aos 100 ou 4,5) não se deve manter muito tempo. Mas mesmo assim é animador!

De caminho, já passei uma série de marcos que são históricos na vida de qualquer automóvel:

1. Primeira chuva: foi logo que o fui buscar, chovia; tão novo e já está todo cheio de pó, parece que tem p'ra cima de 15 dias!!!

2. Primeira vez que o deixei ir abaixo: uns 15 minutos depois de ter pegado nele pela primeira vez, ao terceiro semáforo (o primeiro que era a subir). Depois disso já aconteceu mais uma meia dúzia de vezes (oh pá, o motor é mesmo pequenino, é preciso dar-lhe uma aceleradelazita, mas... tenho pena dele, tadinho!!!)

3. Primeira lomba: foi ontem à noite. Até me vieram as lágrimas aos olhos.

4. Primeira cagadela de pássado: esta noite; quando peguei no carro de manhã tinha lá uma poia de passaroco no vidro do condutor. A sorte do pássaro é que não estava por perto que tinha-o cortado às postas e alimentava a ninhada dele com os restos mortais do progenitor (sim, eu sei, às vezes dou uns toques nisso do sadismo; aprendi com o Hannibal Lecter)

5. Primeiro buraco: ontem à noite. Ainda doeu mais que a primeira lomba.

6. Primeiro carro que vejo com matrícula mais recente que a minha: hoje de manhã. Mesma marca, mesmo modelo, cor mais ranhosa (era prateado) e matrícula uns 1800 números mais à frente. Mesmo assim foi melhor que o anterior: fui buscá-lo num dia à tarde, chego ao escritório e já lá estava estacionado outro com matrícula mais recente! E agora a chegar a casa passei por outro que também é mais novo que o meu. Mas, que eu saiba, ainda tenho o carro mais recente aqui da rua.

7. Primeiro troço de estrada que me arrependi de fazer: hoje de manhã, fui pela nacional 1 e aquilo entre Aveiras e Rio Maior está uma vergonha. O piso é de cimento que com o tempo fracturou; há uns anos fizeram obras, mas em vez de substituir o piso limitaram-se a injectar alcatrão líquido para as fendas. Já está tudo partido outra vez e em vez de reparar o piso puseram uns sinais a dizer "Piso em mau estado" a cada 1 ou 2 km.

8. Primeira buzinadela: hoje de tarde; alguém que não podia mesmo estacionar 100 metros à frente (onde havia lugares disponíveis) tava a bloquear-me. Apeteceu-me fazer-lhe o que merecia o pássaro que me cagou o vidro

9. Primeiro esquecimento da antena: foi agora. Acabei de me lembrar que deixei a antena no sítio. A ver se amanhã ainda tenho antena. Ao contrário do carro anterior, se não tiver a antena não consigo ouvir a Radio Capital na maior parte dos sítios; com o outro carro não precisava de antena, ouviam-se bem quase todas as rádios, pelo menos em Lisboa.

10. Primeiro pontapé no pneu: também foi há bocado, estava a fumar um cigarro (por enquanto institui a regra de não fumar dentro do carro; pelo menos até apanhar o primeiro engarrafamento) ao lado do carro e aproveitei para dar um biqueiro ao pneu da frente. (isto do pontapé no pneu é uma coisa que só os homens entendem; para dar a ideia que sabem do que estão a falar quando falam de carros uns com os outros, dão um pontapé ligeiro no pneu, como que a verificar a pressão; claro que não interessa para nada porque não se consegue distinguir 1,5 de 1,8 ou de 2,0 atm à biqueirada, mas dá um ar de expert; é como espreitar para dentro do capot quando algo corre mal com o carro; não sabem do que estão à procura, mas procuram para parecer que sabem o que se passa e só ao fim de 2 minutos a olhar para as entranhas da viatura é que ligam para a assistência em viagem, geralmente após manifestações de irritação da companheira de viagem)

E pronto, é o top 10 das efemérides do popó novo.

5 comentários:

Teté disse...

Hei-de experimentar essa de dar assim uns pontapés no pneu, com ar de entendida... Ná... parece-me que isso com mulher não pega! ;)

Ai, que maus instintos com o pobre do passaroco. Sabes lá se ele não estava mal dos intestinos??? :D

Nelson disse...

ele que fosse estar mal dos intestinos para cima dos vidros do carro do meu vizinho de cima! Que até tem vidros maiores (é um jipe) dá mais jeito para apontar.

Ana disse...

Tudo isto pa dizer que o xô mestre tem pópó novo! =)))) (eu tou a ler do poste mais recente pra baixo...)

Parabéns!! ano novo, vida nova, hem??

O meu pópó novo (quer dizer, era novo há 3 anos) é o meu primeiro pópó (só tirei a carta há 3 anos). Na primeira vez que lhe peguei (não pegava num carro há uns seis meses) fui logo de frente contra uma parede... =D nada de grave. Os acidentes seguintes foram nas semanas a seguir. Sempre a tentar estacionar ou des-estacionar, ou a passar entre dois pilares apertados que secundavam uma curva. Resultado: duas mossas de um lado, duas mossas de outro. Tb tenho uma moça numa traseira, porque uma senhora resolveu entrar numa rotunda quando eu estava a sair desta (não sei o que aconteceu, o travão não funcionava, disse-me ela)...ficou a mossa porque estava meio escuro e nãp reparei na dita cuja e pq a melher ia com um bébé no carro e eu estava mais preocupada em ver se o puto estava bem...só qd cheguei a casa é que vi a cena... tadinho do meu pópó, tão novo e já tão marcado... =(

Bruno disse...

E se eu te disser que faço o mesmo com um a gasolina? :P

Nelson disse...

depende do tamanho do depósito :P

(devo ter feito uma média entre os 4 e os 4,5 l/100km)