24 março 2006

Diálogo com um centro de assistência

Isto não é bem um diálogo. A coisa arrasta-se há mais de um mês.

Situação: um computador portátil com menos de 2 anos, de uma marca de referência, cujo nome não vou dizer para não fazer publicidade (mas posso dizer que começa com 'H' e termina em 'P', ou se preferirem, começa com 'H', termina em 'd' e no meio tem as letras 'ewlett-Packar'), que não carrega a bateria. Há um mau contacto qualquer no circuito de alimentação e depois, claro, a bateria gasta-se e o portátil vai abaixo.

Ligo para o suporte técnico e dizem-me que vão mandar um transformador para testar se o problema é do transformador ou se é no interior do chassis. Espero duas semanas e nada. Volto a ligar. Dizem-me que se deve ter extraviado, vão enviar de novo. Espero mais 2 semanas e nada. Volto a ligar. Pergunto que mais opções é que tenho. E eis a lista de opções:

  • Ir ao local de compra (foi comprado pela net, mas tentei as lojas da mesma cadeia, cujo nome também não vou referir, mas começa em 'S' e acaba em 'e' e no meio tem as letras 'tapples-Office Centr') perguntar se não terão em stock um portátil igual ou parecido que eu possa usar para experimentar.
  • Tentar um centro de assistência autorizado da referida marca
  • Esperar pelo envio do transformador (que será enviado, pela terceira vez)


Os resultados:

  • Na loja da mesma rede do local de compra dizem-me que não têm nenhum parecido em stock
  • Tento outra loja (à qual não comprei o portátil, mas sou cliente e vizinho deles há bastante tempo e perguntei se me podiam desenrascar), começada em 'C', terminada em '7' e com as letras 'hip' no meio; também não têm nada.
  • Tento os vários centros autorizados. Pelos vistos não estão autorizados a reparar os portáteis.
  • Volto a ligar para o suporte ao cliente. Pois, sendo assim, tenho de esperar pelo 3º envio do raio do transformador.


E não terei mais opções? Claro que tenho, tenho o nº de fax do departamento de reclamações. É o meu próximo passo. Isso e esperar que o transformador universal da marca começada por 'T', terminada em 's' e com as letras 'argu' no meio funcione! Esse parece que existe na loja começada por 'C' e terminada em '7'.

Ou então, esperar que à terceira seja mesmo de vez e que a merda do transformador chegue ao destino! E o mais certo é isto tudo ser culpa de um transportador, cujo nome não vou referir, mas que começa em 'C', acaba em 's' e no meio tem as letras 'orreio'!

Não fosse eu ter acordado com uma particular boa-disposição e já estarmos na Primavera e eu até ficava chateado. O suporte ao cliente fala, fala, fala e não os vejo a fazer nada. E depois fico chateado, pois claro que fico chateado.

(oops... acho que acabei de plagiar um sketch do Gato Fedorento. Azar.)


Mais marcas com as quais mantenho boas relações (boas, no sentido de contactos telefónicos muito frequentes com os respectivos departamentos de suporte, reclamações, gestores de conta e afins):

  • Uma determinada operadora de telecomunicações fixas recentemente vítima de uma OPA hostil de um determinado grupo económico
  • Uma determinada operadora de telecomunicações móvel do mesmo grupo da determinada operadora de telecomunicações fixas citada acima
  • Uma determinada operadora de telecomunicações fixas detida pelo determinado grupo económico citado no primeiro ponto
  • Uma determinada empresa de software que vende um determinado programa de facturação. (este não vou citar mesmo, tenho um bocado de vergonha de adimitir que usamos o Infologia... o tal software. Oops, merda, já disse)


Há mais uns quantos mas estes são os mais significativos (a título pessoal partilho de alguns dos mesmos "ódios de estimação" e ainda acrescento um determinado operador de televisão por cabo detido pela referida operadora de telecomunicações fixas vítima da OPA do determinado grupo económico referidos acima).

3 comentários:

Anónimo disse...

Nélson, ficarias espantado com o que um mailzinho para a HP Inglaterra faz pela eficiência da HP Portugal. Eu tive uns problemas com uns CDs que eram supostos ter vindo com o meu laptop; passei um mês em emails e telefonemas para a HP Portugal e nada. Mandei um mail para a HP Inglaterra e em três dias recebi os CDs por Royal Mail, assim como um pedido de desculpas da HP Portugal.

A lição? A HP não é toda ela miserável, apenas neste cantinho à beira-mal plantado...

... e sim, eu sei que a expressão mete jardim, mas vocês querem o Alberto João à mistura? =P

Nelson disse...

Obrigado pela dica, sou capaz de fazer o mesmo.

Anónimo disse...

TENS RAZÃO EM TER VERGONHA, O INFOLOGIA NÃO LEMBRA AO DIABO.
SE PERGUNTAS O PORQUÊ DO CAPS LOCK, POIS BEM, ESTOU A USAR ESTA PORRA TAMBÉM.
SEM DÚVIDA O PROGRAMA PIOR PROGRAMADO E DESENHADO QUE JÁ USEI EM TODA A MINHA MINHA VIDA.

ISTO CHEIRA A AMADOR..