12 março 2006

M. C. E. (Meias, Cotão e Entropia)

Há dias em que conseguimos pequenas vitórias, mas que são significativas! Hoje consegui inverter a ordem natural das coisas e provocar um evento que pode significar o fim da vida, do universo e de tudo mais! Que significado isto tem? 43! Se 42 é a resposta à pergunta "Qual o significado da vida, do universo e tudo mais?", então 43 deve ser a resposta à questão "O que significa o fim da vida, do universo e de tudo mais?".

Eu explico. Há uma lei fundamental da natureza, chamada Teorema M.C.E (Meias, Cotão e Entropia) que, em linguagem simples e pouco técnica diz o seguinte: as meias têm a tendência a desemparelhar. Já devem ter reparado neste fenómeno. Por mais cuidado que tenham com o emparelhamento das meias, inevitavelmente uma das meias do par vai desaparecer e vão ficar com uma meia desemparelhada. É por esta razão que eu compro sempre 2 pares iguais de cada vez. Mesmo que desapareça uma meia, ainda fico com 3 e vou rodando as restantes. O número de meias desemparelhadas é crescente. É impossível diminuir o número de meias desemparelhadas, a não ser mandando a meia que sobra para o lixo. Mas mesmo isso diminui o número de meias desemparelhadas em vossa casa mas não o número global de meias desemparelhadas (o NGMD), que continua a aumentar.

Este aumento é consequência da 2ª lei da termodinâmica (em rigor até devíamos dizer Lei 2 da Termodinâmica, que na verdade é a terceira, porque a primeira lei chama-se Lei Zero, mas não me vou preocupar com este tipo de detalhes técnicos) que diz que a entropia de um sistema é crescente. Pode provar-se (este é o teor da demonstração do Teorema M. C. E.) que há uma função, chamada função de desemparelhamento, que nos dá a entropia global em função do NGMD e esta função é crescente. Portanto, o aumento do número de meias desemparelhadas é inevitável.

Naturalmente que este teorema aparenta violar a lei de Lavoisier que diz que nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Então, as meias que desapareceram transformaram-se em quê? A resposta a esta questão é dada pela segunda parte do teorema M. C. E.: as meias transformam-se em bolinhas de cotão! Já repararam que estão sempre a aparecer bolinhas de cotão em casa. Estas bolinhas de cotão são na verdade as vossas meias desaparecidas. É possível, embora energeticamente inviável, reconverter o cotão em meias. Costuma ser mais vantajoso comprar mais meias.

Para concluir a discussão, falta apenas justificar um ponto: porque é que isto só acontece com meias e não é observado, por exemplo, com cuecas? Isto é consequência do princípio de exclusão de Pauling (físico que ganhou dois prémios Nobel, um da Química e outro da Paz) que diz que certas partículas (os fermiões) não podem ocupar o mesmo estado quântico. Como os protões, neutrões e electróes são todos fermiões, as meias são também fermiões e obedecem a este princípio! Têm tendência a não ocupar o mesmo estado quântico. Então, uma delas decai transformando-se numa bolinha de cotão. O mesmo fenómeno pode acontecer com luvas, mas é raro. Até porque toda a gente tem muito mais meias que luvas.

E isto traz-me ao fenómeno que acabei de observar: fui apanhar roupa e arrumá-la e quando arrumo as meias reparei que tinha 3 meias desemparelhadas (eu tenho muito cuidado com as meias, para não as desemparelhar, porque sei que o processo é irreversível). Ora, qual não é o meu espanto quando chego à gaveta das meias e vejo 2 das outras meias na gaveta à minha espera! Ou seja, o meu número de meias desemparelhadas diminuiu de 3 para 1!!! Isto é notável meus caros, é a primeira vez que tal fenómeno é observado! E pode muito bem ser 43, ou seja, significar o fim da vida, do universo e de tudo mais!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá professor :P.

O princípio de exclusão é de Pauli, e não de Pauling. O Pauli, físico, ganhou o prémio Nobel da Física em 1945.

Já agora, eu sei quem votou cento e tal vezes numa votação no teu blog :o.

Finalmente, parabéns pelo teu blog.

Nelson disse...

Olá aluno! :P

Tens toda a razão! De Pauling é o princípio que distribui electrões por camadas. Sinto-me um bocado envergonhado.

O resto continua a ser verdade. O Pauling era físico e ganhou os Nobel da Química e da Paz. É a única pessoa a ganhar dois prémios sem ser partilhados com outra pessoa.