04 março 2006

Regionalismos

Por causa deste teste que encontrei no blog do Nuno lembrei-me dos regionalismos. Ok, a maior parte dos regionalismos do teste nem são exclusivos do Porto (eu consegui o resultador "Tripeiro de gema" sem sequer me esforçar!).

E vai daí, coloco-vos aqui um desafio: escrevam nos comentários os regionalismos mais estranhos que conheçam da vossa terra. Nada de pôr expressões que ouviram dizer! Não quero alfaces a armarem-se em serranos só porque é fino! :P

Eu começo. Expressões que até agora praticamente só ouvi em Leiria:

  • Malote: saco de viagem como aqueles que se usam para levar ao ginásio; Digamos que é uma mala mais informal
  • Porta-minas: lapiseira; a caixinha para guardar as minas é apenas a caixinha para guardar as minas; já agora, há muito quem use "lapiseira" para dizer caneta (de aparo)
  • Afiadeira: afia-lápis (este até é fácil de adivinhar)
  • Sapatilhas: ténis; Ténis é um desporto, Sapatilhas são calçado para desporto. Já agora, para ginástica, chama-se "sabrinas" e para ballet chamam-se "pontas".
  • Lentriscas: tiras de entremeada. Esta penso que é exclusiva de Leiria, nunca ouvi "lentriscas" em mais lado nenhum. (bem, por acaso já, aqui perto de Lx, mas era com o significado de febras de porco preto).


E da vossa terra? Que expressões existem que mereçam a pena? Se houver leirienses por aí, vejam se se lembram de mais.

6 comentários:

T. disse...

Porta-minas, sapatilhas, sabrinas e pontas também se diz lá em cima. Lapiseira é usado por muita gente para esferográfica. Aguça/aguçar: afia e afiar. Safa:borracha. Safar: apagar. Repolho por couve branca redonda (a outra é a couve coração). Redenho (não sei dizer de outra forma, redenho é aquela coisa branca e vermelha que recobre as visceras, e come-se). Uma série de peças de carne têm outros nomes, o problema é lembrar-me das correspondências correctamente... Se forem ao Jumbo, passe a publicidade, creio que as etiquetas têm ambos os nomes, mas posso estar enganada. Vagens: feijão verde (se ouvirem uma senhora no Bolhão a perguntar se querem umas "vàginhas", são feijões verdes!). Ervilhas de quebrar: ervilhas tortas. Magnórios:Nêsperas. Milhas: ovas de peixe. Japoneira:Cameleira. Caboucos: alicerces. Cabouqueiro: aquele que trabalha com escavadora para abrir alicerces. Enxofrado: muito chateado. Cara de estanhado: Cara de pau. Tomentos: linho grosso. Feriado: furo na escola. Dar um tiro: faltar a uma aula. Tirar uns troços: ter uma "curte" sem importância, coisa de adolescentes. Há milhentas mais, é coisa de me lembrar.

T. disse...

Mais: quilhar/quilhado: lixar/lixado. fino:imperial. Imperial: cerveja em caneca.

Nuno disse...

Langonha.
Sabes o que é?
Se sim, não te levo a mal se apagares este comentário. :)

Nelson disse...

Tânia: Ena, tantos! A maior parte conheço, outros não conhecia.

Nuno: Sei o que é. Não apago, pode haver mais quem saiba. ;) E quem não souber fica curioso!

Anónimo disse...

Epah... eu sendo de Coimbra, com familia do Douro e sempre tendo vivido em Lisboa, isto por aqui é uma grande salganhada... Algumas que já tenho ouvido da parte dos meus velhos e da minha avó...

sertã, trouxa, penca, cilindro, trolha, fino, ervilhas de quebrar, vagens, sapatilhas, sabrinas, pasta, cruzetas, pote, iscas, fritas

A maior parte serão de Coimbra, com umas do Douro à mistura. Agora vê lá se sabes o que isto tudo quer dizer... :)

Nelson disse...

Sim esses sei o que querem dizer. E sinceramente, não me parece que "iscas" seja regionalismo!