Quando as notas dos exames são más e chumbam muitos alunos é sinal que o ensino está mau.
Quando o número de chumbos desce para valores históricos, é sinal que os exames foram fáceis e o ensino está mau.
Alguém pode explicar-me como é que vou perceber que o ensino está bom? Ou é incontornável que esteja sempre mau?
Nota: dispenso comentários de quem ache mesmo que o ensino está mau ou de quem ache mesmo que o ensino está bom. Não faço ideia como está o ensino (por acaso até faço, mas a minha ideia não é para aqui chamada), só queria mesmo perceber é que indicadores me servem para analisar a situação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Só poderias avaliar a situação se conhecesses o grau de dificuldade dos exames (vendo o exame, talvez) e as estatisticas de chumbos e aprovanços.
Ou então,pergunta-lhes quanto é 1+ 1. Se souberem a resposta já não é muito mau... loooooooool!
Isso é a eterna celeuma... professor que dá muitas boas notas é pouco exigente. Professor que dá muitas más notas é péssimo. Independentemente da prestação dos alunos, claro.
Quis custodiet ipsos custodes?
A resposta desta feita é fácil: Da mesma maneira que os exames nacionais servem para teimar teimas sobre quem é que é excessivamente permissivo/estrito com as notas (e, por inferência a partir daí e dos resultados ajustados, quem efectivamente consegue obter bons resultados dos alunos), a única maneira de validar que o nosso ensino realmente melhorou é usando algo externo ao sistema, tipo um exame europeu. Qualquer tentativa em contrário deixará o Kurt Gödel às voltas na tumba :)
(Mas lá que os exames deste ano foram escandalosos, lá isso foram, e isso foi afirmado antes de haver resultados -- ou seja, não é desculpa inventada agora para justificar que continua mau)
Afinal, foram bons ou foram maus?...
os resultados? pelos vistos foram bons, mas isso é um sintoma que o ensino está mau. Se fossem maus (como o foram no ano passado), também seria sintoma que o ensino está mau.
Enviar um comentário