11 setembro 2008

LHC

Alguém pediu que eu pusesse um post a explicar o que é o LHC. Acontece que eu tenho uma regra básica: nunca falar sobre um assunto na presença de quem me possa desmascarar. E há físicos de partículas na audiência (alguns lêm *avidamente* o Ó Faxavor a partir do próprio CERN).

Por isso, passo a palavra a quem percebe mais disto que eu: o Rap do LHC




Nota: A palavra *avidamente*, assim entre asteriscos e tudo, foi acrescentada após solicitação do adavid nos comentários ;)

8 comentários:

Ana disse...

Isto já são demasiadas partículas prá minha cabecita adormecida...elevemo-nos ao nível das macromoléculas, faxavor.

adavid disse...

O que tu querias dizer eh que "alguns leem *avidamente* o O Faxavor do CERN"

;-)

Nelson disse...

sim, claro! era isso mesmo que eu queria dizer, obrigado pela correcção.


Aliás, até vou corrigir o texto do post ;)

adavid disse...

Bem... Isto aqui, deixa-me contar-te eh um ambiente incrivel. (sem acentos nem nada)

Esta tarde o LHC vai tentar fazer RF capture do feixe. Sem isto os pacotes de feixe dispersam-se longitudinalmente e a certa altura nao se consegue ver mais o feixe.

Se isto funcionar...

Spitfire disse...

Realmente é difícil saber quem tu és! Bom! Talvez seja.

Nelson disse...

Ah, mas aí é que começa o teu equívoco! Eu não sou (a sério, não sou mesmo) físico de partículas! Nem nunca fui. Fiz 2 cadeiras teóricas de física de partículas na faculdade mas depois virei-me para a física-matemática assim que descobri o que era o bosão de Higgs (e espero sinceramente que não o encontrem, se ele existir o Universo em que vivemos é muito, muito feio).

adavid disse...

Agora que penso nisso, eu nunca fiz cadeiras teoricas de Fisica de Particulas. Hmm...

Nelson disse...

não? mas há quem tenha feito...