19 setembro 2008

Imigração

Eu sou a favor da imigração. Tal como os portugueses ao longo do século XX emigraram para procurar fortuna noutras paragens e contribuiram também para a economia desses países (sendo França o caso mais paradigmático), acredito que temos muito a ganhar com a imigração. A minha mulher-a-dias é ucraniana, estou contentíssimo com ela; muito mais do que com as anteriores, brasileiras, que eram funcionárias de uma empresa de limpezas domésticas gerida por portugueses, e muito mais que a empregada anterior a essas, portuguesa de gema. Também não tenho razão de queixa dos vários médicos e enfermeiros estrangeiros com que me cruzei. Acho que quer em funções especializadas, quer em trabalhos não especializados mas que nós não queremos fazer, a imigração ajuda-nos.

Mas imigração com regras. Existem problemas de criminalidade associados a alguns imigrantes, sendo os bairros degradados da periferia de Lisboa o caso premente, existem muitos imigrantes que vivem da mendicidade, do tráfico de drogas, da prostituição. A esses, tenho muita pena, mas não estão cá a fazer nada, o vosso país que vos receba de volta. Recebo de braços abertos qualquer pessoa que vinda de outro país aproveita o que temos para oferecer e desempenha o seu papel na sociedade, recuso a integração de pessoas que vêm para cá procurar uma vida melhor e optam por obtê-la à custa da segurança dos outros.

Defender a extradição de imigrandes condenados por crimes (mesmo que ligeiros como a posse de drogas) não entra em contradição com a vontade de receber imigrantes honestos que estão dispostos a trabalhar no duro para conseguir uma vida melhor do que a que tinham na sua terra natal. Há que não tomar exigência como intolerância e há que não confundir tolerância com ingenuidade.

Por isso, não percebo uma frase nesta notícia: fala num grupo de miudos das favelas brasileiras que andam a praticar vários crimes na margem Sul. E diz que "Não têm documentos mas sim cadastro". É esta a frase que não percebo. Porque não posso aceitar que um imigrante sem documentos, logo ilegal, possa ter cadastro neste país e não ser dada imediatamente a ordem de extradição. Mesmo que seja só suspeito e não tenha sido sequer condenado. O facto de estarem neste país ilegalmente, tendo sido detido pelas autoridades e não tendo autorização de residência é suficiente para os expulsar! Não percebo porque não o foram. Gostava que alguém pudesse explicar.

17 comentários:

a.i. disse...

Se tiveres pachorra para leer, aqui vai uma ajuda:
Link para o Decreto-lei n.º 244/98 de 8.8 que regulaas condições de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território português:
http://www.dre.pt/pdf1sdip/1998/08/182A00/38323851.PDF
Link para a Lei n.º 53/2003 de 22.8 que regula o afastamento de nacionais de países terceiros:
http://www.dre.pt/pdf1sdip/2003/08/193A00/54005401.PDF
Tens também aui um linkpara o site da procuradoria de lisboa, em que se pesquisares em legislação, extradição tens a legislação aplicável:
http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_busca_assunto.php?buscajur=extradi%E7%E3o&exacta=on&artigos=&pagina=1&ficha=1&tabela=&nversao=&SID

a.i. disse...

hum... nao da para clicar nos links... lol, procura no www.dre.pt e no www.pgdlisboa.pt

Teté disse...

Olha, não podia estar mais de acordo contigo. Uma coisa são aqueles que querem melhorar as suas condições de vida - tal como a tantos portugueses já aconteceu no passado e continua a acontecer agora, por falta de saídas profissionais especialmente em certas áreas especializadas - outra completamente diferente é essa chungaria, que só pretende lançar o terror e a confusão!

Eu dava-lhes o PCP, dava, mas com um grande chuto no traseirovski!

Ana disse...

A justiça é lenta. Se não dão conta dos criminosos naturalizados tugas, dão dos ilegais? Se são ilegais, se não têm documentos, nem existem, por isso, para quê chatearem-se mais com tanto trabalho que já têm?...E sem documentos é mais fácil faze-los desaparecer dentro (ou fora...) do sistema.

a.i. disse...

vê também a nova lei da imigração (vê os artigos 134.º e seguintes): Lei n.º 23/2007 de 4.7

Nelson disse...

van: a justiça é lenta a investigar, processar e condenar. O simples facto de deter um suspeito, pedir-lhe os documentos e constatar que não tem forma de provar a legalidade da sua estadia em Portugal deveria ser suficiente para uma ordem de extradição. Não é sequer relevante processar o caso até ao fim. Culpado ou inocente está ilegalmente neste país, logo, deve ser extraditado.

Nelson disse...

a.i.: quando tiver tempo vou ler, concerteza (é um mau hábito que tenho; volta e meia leio leis que me interessam por uma qualquer razão; a minha preferência pessoal vai para questões de consumo)

a.i. disse...

esta notícia é um exemplo de mau jornalismo porque faz generalizações discriminatórias. os jornalistas devem ser isentos e não indicar nacionalidades quando não é isso que está em causa. O que está em causa é existir um grupo que estará à margem da lei e que é suspeito de praticar crimes. O home que está em prisão preventiva será talvez membro desse grupo. Agora não se pode é generalizar e dizer qque são todos brasileiros e que vêm das favelas. Quanto a essa questão de não terem documentos mas terem cadastro, é uma frase que não faz sentido, não diz nada de concreto e não se percebe o que significa.

Nelson disse...

sim, mas da comunicação social portuguesa já se espera muito pouco. O meu crivo de exigência teve de diminuir, senão não lia nada.

Em defesa dos restantes órgãos de comunicação social, a notícia foi dada primeiro pelo Correio da Manhã, que não prima pela qualidade. Claro que isso não desculpa o Público pelos títulos que arranja (embora sirva de desculpa legal caso se provem as notícias falsas).

Em relação à frase de "não terem documentos mas sim cadastro": acredito que não faça sentido. Por isso mesmo não a percebi.

Ana disse...

estás certíssimo. Agora, vai-lhes explicar isso a eles...

Anónimo disse...

completamente de acordo consigo. combinamos juntos um charter ?

Nelson disse...

hmmmm... pelo nick escolhido e pela pressa em fretar um avião, acho que se calhar não estamos assim tão de acordo quanto isso...

Anónimo disse...

Racista.

Pessoas como tu é que deviam ser deportadas. Somos todos iguais e quem quiser vir deve ter direito a vir. Sem mais questões.

Estás mal, muda-te.

Nelson disse...

Perdão? Tás a falar comigo ou com algum dos comentadores?

Agradecia que apontasses o comentário racista feito por mim.

Nuno disse...

já cá faltavam estes comentários. se alguem diz que um tipo, que por acaso é de outra nacionalidade (ou de outra cor) deve ser responsabilizado por um crime que cometeu é racista! fantástico...
quero lá saber se é brasileiro, português ou o que quer que seja. se cometeu um crime, tem de sofrer as consequências. agora, se um criminoso for brasileiro não posso dizer isso... se me referir à nacionalidade dele sou racista.
enfim...

Nelson disse...

humpf, racista! ;)

Ana disse...

???????????? racista???? se é ser racista andar a apontar as máfias de favela que vêm para cá armar merda, então, racista e com muito gosto!!