10 setembro 2008

8:30 da manhã

Se já passa das 8:30 da manhã e estás a ler isto, então o Mundo não acabou!

Esta afirmação, assim de repente, pode parecer algo parva. E é, claro. Se o mundo tivesse acabado não estavas aqui a ler isto. Mas...

É que o mundo podia mesmo ter acabado às 8:30. Porque às 8:30 (9:30 CET) vai ter lugar a primeira tentativa de injecção de um feixe de partículas dentro do novo acelerador de partículas do CERN, o LHC.

E porque é que isto é um problema? Bom, porque já se ouviu dizer (por gente que provavelmente pouco percebe de física, mas isso agora não importa) que as energias em jogo no LHC são de tal monta que poderiam dar origem a um buraco negro que rapidamente e de forma descontrolada iria sugar o mundo todo para o seu interior! Baril, não é?


Para saber mais:
Site oficial do LHC First Beam
Artigo (em francês) sobre esta apocalíptica possibilidade

(obrigado Jorge!)



PS: Não, a entrada em funcionamento do LHC não irá provocar o fim do mundo. Temos muito mais que 9h para disfrutar deste planeta.


PPS: o post inicialmente referia as 9:30 da manhã, mas afinal foi uma hora mais cedo. Olha se o mundo tem acabado, han? Tinham-me roubado a última hora...

8 comentários:

adavid disse...

Ainda nao comecou pah!

Para quem quer seguir live: http://webcast.cern.ch/

Para quem quer ver CMS:
http://cmsmon.cern.ch

a.i. disse...

supostamente seria fazerem um novo big bang? voltar tudo à estaca zero...sinceramente há dias em que isso parece uma excelente ideia!

a.i. disse...

ps: não percebo nada de física nem de ciências em geral, só de vez em quando tento ler aqueles livros do Carl Sagan que explicam essas coisas do universo, perdoem-me os entendidos, mas foi isso que li num jornal qualquer

Ana disse...

Oh nelsito...não queres ser um kido e fazer uma postadazita sobre o LCH. Nomeadamente, para que raio serve e de onde é que sairam as teorias apocalipiticas? (sempre que surge algo novo, há sempre teorias apocalipticas)
Se o mundo não acabou enquanto montavam o bicho, não era agora que iria acabar. Acho eu, no sentido de que tiveram de ir fazendo uns testezitos e umas colisõezitas para o ir montando, não?

Nelson disse...

tens sempre a wikipedia, que explica essas coisas melhor que eu e inclui links para as referências relevantes... :P

Nelson disse...

(tenho uma política: não explicar o funcionamento de aceleradores de partículas e quando há físicos de partículas na audiência)

Ana disse...

LOOOOL, oh pá, ir a wiki da muito trabalho. Ou, digamos que aprecio mais as tuas explicações do que confio na wiki.

Bruno disse...

Bolas, tu tens que fazer um best of dos vídeos do youtube do "Stop HLC or the world will end!"