30 setembro 2008

Ainda os combustíveis...

Segundo a Autoridade da Concorrência, noticia o Público, o gasóleo subiu 28% no segundo trimestre de 2008, e a gasolina subiu 8%, face a igual período de 2007.

No mesmo período, o preço do petróleo (em euros) subiu 54,8%. Dá que pensar, não dá?

O preço do gasóleo mantém-se 1,7% abaixo da média europeia, ao passo que o da gasolina está 4,25 acima da média (média dos 27 estados-membros da União). Se no caso da gasolina, estar uns pontos acima da média é algo com que nos devemos preocupar, embora a diferença para a média não seja muito grande, no caso do gasóleo continuo sem perceber como é que afinal o nosso gasóleo está "entre os mais caros da Europa".

O preço à saída das refinarias subiu 19,7% no caso da gasolina sem chumbo 95 e 62,2% no caso do gasóleo. Novamente, comparando com as subidas dos preços finais, há aqui alguma disparidade que convinha explicar.

Gostava que o senhor camionista que me veio insultar a propósito das minhas conclusões sobre o artigo publicado na Visão da semana passada (post de 25 de Setembro), viesse com a sua sapiência e longa experiência de vida, explicar esta aparente contradição.

Nota 2: o que diz o Público não é lei, e cada vez dou menos crédito às notícias publicadas no site, sobretudo quando se trata de analisar números; de igual modo, não considero que a AdC goze de particular credibilidade. Contudo, números são números. Se os números estão correctos, queria mesmo que alguém conseguisse explicar tamanha discrepância entre o que pensa o comum dos tugas e os factos; se os números estão errados gostaria que me indicassem uma fonte segura para poder confirmar os dados correctos.

26 comentários:

Ana disse...

Quanto à discrepancia entre os factos e o comum dos tugas, acho que não é preciso dizer nada, pois não?...

Teté disse...

O facto é que os tugas têm horror à matemática, de modo que toda e qualquer tabela fica gira com muitas corzinhas, mas já lê-la...

Lê-se o que o jornalista diz ao lado, mesmo que este também não saiba ler correctamente a dita. Daí aparecerem estas discrepâncias!

Anónimo disse...

"Gostava que o senhor camionista que me veio insultar a propósito das minhas conclusões sobre o artigo publicado na Visão da semana passada (post de 25 de Setembro), viesse com a sua sapiência e longa experiência de vida, explicar esta aparente contradição."

Agora dizer a verdade é indultar?

Qual contradição? Você próprio escreveu:

"o passo que o da gasolina está 4,25 acima da média (média dos 27 estados-membros da União)"

Não que eu ache que estas tretas dos números valham alguma coisa, mas você contradiz-se ao dizer que afinal temos a gasolina mais cara que nos outros 27 estados.

Considerando que lá fora se ganha o dobro e que as despesas fixas (casa, comida, saúde) são inferiores a metade do que cá resta pouco a dizer.

Mas isto já o povo sabe à anos.

Nelson disse...

Caro anónimo: o seu primeiro comentário, no post anterior sobre o tema, começa com "Independentemente do que estas mentes superiores dizem", em que "mentes superiores" é usado em tom pejorativo, como facilmente se depreende do resto do comentário, e termina com
"Este tal de Nelson deve ter a mania que e intelectual.
O povo esta farto destes inteligentes que nao fazem nada pela Nacao. Basta de xicos espertos com a mania de que sao alguem."

Além de referir referir em tom sarcástico a superioridade da minha mente, ou seja, insinuar que tenho uma mente inferior, refere a minha mania de ser intelectual, diz que nada faço pela Nação (ou seja sou um parasita da sociedade) e chama-me chico esperto.

Nestas frases não existe nenhum facto, nem nenhuma verdade. Existem opiniões e bocas parvas.

Sobre a verdade: refere, sem citar nenhum caso, que os nossos combustíveis são dos mais caros. Eu respondi citando os preços nos 15 países usados pela Visão como comparação. Quer contrapor com "a verdade"? Diga-me os factos.

Citei o artigo dizendo que temos o gasóleo mais barato que na Áustria, França, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Alemanha, Itália, Suécia, Irlanda e Reino Unido. Da próxima vez que atestar num destes países, tome nota do preço por litro em bombas de gasolina de referência. Por exemplo, as das auto-estradas. E depois comparamos.


Finalmente, e porque me irrita gente que chama os outros de estúpidos, mas que pelos vistos não sabe ler:

1) no primeiro post a comparação é feita com os estados da UE15, enquanto que a notícia do Público aqui citada refere a UE27. Mesmo que a informação fosse discordante, não haveria aqui nenhuma contradição, já que se referem a coisas diferentes.
2) No primeiro post refiro que a gasolina está mais cara que em 8 países, mais barata que em 4 e sensivelmente ao mesmo preço que em 2. Ou seja, dentro da média, a tender para o caro. Não vejo qualquer contradição com o que é dito aqui.
3) No gasóleo refiro que temos o 3º mais barato. Já aqui cito o Público dizendo que temos um gasóleo com um preço abaixo da média.
4) Dizer que o nosso preço é acima da média não é a mesma coisa que dizer que temos o preço mais caro.

Mas decerteza que o senhor camionista, com o seu vasto conhecimento na matéria, sabe isso. Deve estar apenas a querer provocar-me, porque não tem mais que fazer. Deixe estar, eu não me aborreço.

Por último, e esta é a melhor... Senhor camionista: eu sei bem quanto custa a vida nos outros estados membros da União. Se faz favor, cite um caso (BASTA-ME UM!) em que os ordenados sejam mais elevados que cá e o nível de vida custe metade! A sério, contento-me com 1, tá bem?

Em lado nenhum paga metade da renda de casa típica que se paga por cá, em lado nenhum se paga metade do que cá se gasta em comida, electricidade, roupas, etc. A não ser, talvez, na Roménia. Onde os ordenados também são metade dos de cá. Mas onde não me parece que o preço da gasolina seja metade do nosso. Mas quando lá passar, veja quanto custam a gasolina e o gasóleo na Roménia.

Nelson disse...

PS: tou farto de ignorantes aparentemente não sabem ler* e que têm a mania que são donos e senhores da verdade, não sendo capazes de fundamentar nada do que dizem com factos.


* mesmo sabendo o alfabeto e como pronunciar palavras, quando um texto fala em alhos e o leitor lê bugalhos, é o mesmo que não saber ler.

Nuno disse...

deixei de ler os comentários nas notícias do Público por causa de comentários ignorantes do género dos do Sr. Camionista. Espero que ele se farte e deixe de cá vir para não ter de fazer o mesmo aqui. :)

Nelson disse...

Oh... não! eu gosto do Sr. Camionista. Qualquer pessoa que se dá ao trabalho de ler um blog de cujo conteúdo discorda, de cujo autor não gosta, e ainda escreve comentários, deixa-me satisfeito! Eu respondo aos comentários, mas esse é o "meu trabalho". Já o Sr. Camionista não, fá-lo por gosto. E isso não tem preço.

Ana disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, eu também gosto do sr camionista!!! já me proporcionou umas boas gargalhadas!!!!! e mais motivação me dá em tentar que as minhas formandas não sejam mais umas ignorantes do género.

É incrivel como ele continua na dele, mesmo tendo meio mundo a dizer-lhe que leu mal, percebeu mal e está a confundir-se. Claro que se foi lá fora e ficou no meio do mato ou a dormir com baratas, claro que assim sempre sai mais barato...

O mais engraçado, é que quanto mais ignorante se é, mais se resiste a conhecer o mundo e mais palpites são lançados sem conhecimento da matéria. Quanto mais inculto se é, mais donos da verdade são, não sabias, Nelson?

Deixa-o estar com a bicicleta que quem tem os pedais não é ele...

Anónimo disse...

"PS: tou farto de ignorantes aparentemente não sabem ler* e que têm a mania que são donos e senhores da verdade, não sendo capazes de fundamentar nada do que dizem com factos."

E depois eu é que insulto. Você tem mesmo a mania que é intelectual.

Deixe-me que lhe diga que não é nenhum Paulo Coelho. Desista e parta para outra.

Quanto aos factos, a mim basta-me que o povo sabe que é verdade. O resto são distrações. Ou afinal não vivemos em democracia? O povo decide o que é verdade mesmo que uns "intelectuais" não gostem ou se achem donos da verdade.

Factos leva-os o vento...

Nelson disse...

Caro Zé (sempre é melhor que Anónimo):

Quem lê que o preço da gasolina "está 4,25 acima da média" e entende "temos a gasolina mais cara que nos outros 27 estados" não me deixa muitas alternativas. Claramente não entende o significado de uma frase que nem sequer tem palavras muito complicadas, a única palavra de 4 sílabas é gasolina.

Quanto ao Paulo Coelho: não, não sou, nem parecido, e ainda bem. O Paulo Coelho é quem é e tem o estilo que tem, não tenho ambições a ser como ele, nem sequer sou grande fan do estilo dele e nem sequer tenho ambições a ser escritor. Apesar de o Zé insistir que eu sou intelectual.

Quanto à verdade: democracia permite ao povo escolher quem o governa. Não permite ao povo decidir o que é verdade ou deixa de ser. Factos são factos, não são sujeitos a votos. Ou será que são?
Se calhar devíamos pôr a cor do céu a referendo, quem sabe se o povo não vota que é verde! Era uma chatice ter que pintar por cima de tudo o que é quadro, mas se o povo assim o disser...


PS: continuo à espera dos factos que lhe permitem afirmar que nos outros estados-membros se ganha o dobro e se gasta metade com as despesas fixas. Dou-lhe uma dica: o site do Eurostat tem essas informações todas disponíveis. PIB per capita, salário médio por região, preço médio das casas, preço médio do cabaz de compras, etc. É só procurar um bocadito e decerto encontrará.

Anónimo disse...

"Se calhar devíamos pôr a cor do céu a referendo, quem sabe se o povo não vota que é verde! Era uma chatice ter que pintar por cima de tudo o que é quadro, mas se o povo assim o disser..."

Se o povo disser que é verde, passa a ser verde e nem é preciso pintar por cima de nada porque os das pinturas também seriam verdes.

a.i. disse...

Paulo Coelho.... pfffff!

Nelson disse...

Zé: tou completamente esclarecido, obrigado.

Ana disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, vê-se mesmoo género: vai logo citar Paulo Coelho!!!!!!! LOOOOOOOL

ó senhor zé, deve achar que só você é povo...e digo mais, ainda bem que não é só você que é povo...

Isto já cheira a anónimo a tentar ver a reacção do pessoal. Porque, senão vejamos, este é um blog onde (tenta) imperar a inteligencia e coerencia. E aparece a ignorancia personificada. Cheira a esturro.

Ana disse...

Devia ser verde porque, senhor zé, porque verde é a cor da natureza? Não acha hipocrita da sua parte, que ganha a vida em cima de um poluente?

Ana disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, factos leva-os o vento???????????? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! a típica mentalidade de ignorante arrogante!!!!!!!!!!!! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!

ai senhor caminonista, continue, por favor, já me alegrou o dia!!!!!

Ana disse...

sim, porque se o povo disser que o céu tem de passar a ser verde, as leis da física têm de se vergar à vontade do povo...

Desculpa lá o nelson mas isto cheira-me a esturro. Ninguém pode ser assim tão idiota. (ou será que pode)

Ana disse...

Já agora, democracia = DEMO + KRATOS. Ou seja, demónio + Casa.

Nelson disse...

Van: quando escreves 5 comentários de seguida perde-se um bocado o sentido do que queres dizer... não era melhor juntar tudo num?

a.i. disse...

a Van á cá das minhas, é uma senhora que reage e pensa por impulsos, e daí os vários comentários seguidos... estou certa ou estou errada?lol

Ana disse...

A.I, tás certíssima looooool!oh, nelson, desculpa, mas vou ao sabor da corrente. Escrevo, envio e depois lembro-me de mais qq coisa para dizer...já me apontaram o mesmo com as sms looooooool, por isso é que por vezes ultrapasso o limite de 1500 semanais... LOOOOOOL!

Resumindo e concluindo: parte dos comentários são a, sei lá, rir-me da personagem sr camionista, para o caso de ser verdadeira. Outra parte, para o caso de ser o anónimo destabilizador a concluir a tese de licenciatura.
A última, foi porque me lembrei de ter lido algures o significado literal de democracia. LOL

Nelson disse...

1500 sms semanais são mais de 200 diários. A uma média de 80 caracteres dá 16000 caracteres. A uma média de 2 toques nas teclas por caracter dá 32000 toques no teclado por dia. O que num mês dá perto de 1 milhão de teclas premidas.

Tadito do telemóvel...

Ana disse...

LOOOOL, ele tá muito bom!!! Só troquei recentemente de tele porque deixei o outro cair dentro da sanita... =D

a.i. disse...

LOLOLLLLL, sao tantas as mensagens que mandas que tens de aproveitar todos os momentos do teu dia!! :))

Ana disse...

LOOOL, oh, só ultrapassei o limite duas vezes...e quando tinha um tele que partia as mensagens aos pedaços! =DDD

Mas mando muitas, porque não falo ao telefone. Mantenho conversas por sms, nunca por telefone ;-).

E o tele foi parar à sanita porque em vez de lhe abrir a tampa, empurrei-o. Quando estava a entrar dentro da casinha, claro.

Mas, acredita, que quando não respondo a alguma mensagem, desata tudo a perguntar se tou doente loool!

óh nelson, ainda os combustiveis????

T. disse...

Quanto à verdade: democracia permite ao povo escolher quem o governa. Não permite ao povo decidir o que é verdade ou deixa de ser. Factos são factos, não são sujeitos a votos. Ou será que são?
Se calhar devíamos pôr a cor do céu a referendo, quem sabe se o povo não vota que é verde! Era uma chatice ter que pintar por cima de tudo o que é quadro, mas se o povo assim o disser...


Nelson: pensamos de forma diferente em muitas coisas, mas isto que escreveste merece que te dê um beijo (na cara, que eu sou bem comportada e além do mais conheço a tua cara-metade).

Quanto à questão da gasolina, petróleo e gasóleo e seus preços, não comprei a revista, não me pronuncio. Pronuncio-me apenas de acordo (100% de acordo) com a ideia de que há coisas que ou são verdade ou não são, independentemente de bom número de pessoas dizer isto ou aquilo.