25 setembro 2008

Et tu, Brute?*

*"Também tu, Brutus?", para quem não sabe latim (dispenso comentários a corrigir a sintaxe, gramática ou ortografia da frase, se tiverem queixas dirijam-nas directamente à Wikipedia)



Já se sabe que a comunicação social deixa algo a desejar; ponho a frase assim porque sou bonzinho, porque se quisesse ser mauzinho diria que a única coisa que preocupa os órgãos de comunicação social é o aumento das tiragens/audiências e as receitas de publicidade que daí advêm, sem qualquer tipo de preocupação por coisas tão comezinhas como verdade/honestidade/factos/fundamento/etc.

Mas... também a Visão?

No número desta semana o assunto de capa da Visão é o sobe e desce dos combustíveis (nem de propósito ainda ontem/hoje de manhã - riscar o que não interessa, tou demasiado preguiçoso para ver a data do post que eu próprio escrevi e acontece tanta coisa ao longo do dia que os dias confundem-se e já nem me lembro do que comi ao almoço; por acaso até me lembro, foi chili com carne, mas isso agora nem vem ao caso. Errr... onde é que eu ia? É melhor fechar este parêntesis e voltar ao princípio.)

No número desta semana o assunto de capa da Visão é o sobe e desce dos combustíveis e a sua correlação, ou ausência dela, com o sobe e desce da cotação do crude (aproveito para abrir mais um parêntesis: tou a ripar uns DVDs para copiar para um amigo meu fazer cópias de segurança e como estão protegidos por copyright o Nero é maricas e não os copia; vai daí tive de usar o DVD Decrypter, que usa um sinal sonoro para indicar que a sua missão de crackar o DVD está concluída; mas em vez dos habituais sinais sonoros que se ouvem no Windows, com uma ou duas notas, o DVD Decrypter usa uma música que faz lembrar os luaus do Hawaii; tem uma certa piada; a propósito, o DVD Decrypter é, para os devidos efeitos, ilegal, embora o uso que lhe dou não o seja... eventualmente... bom, mas é ilegal e já não existe, o desenvolvimento parou e já não se encontra disponível; por isso, eu nego que tenha o DVD Decrypter no meu computador. DVD Decrypter? Quem é que falou em DVD Decrypter? Não faço ideia do que isso seja... bolas, perdi-me outra vez. Vamos começar lá do princípio outra vez que isto hoje está a correr mal).

No número desta semana o assunto de capa da Visão é o sobe e desce dos combustíveis e a sua correlação, ou ausência dela, com o sobe e desce da cotação do crude. A reportagem começa na página 52 se alguém estiver interessado.

Independentemente das razões que assistem ao jornalista, que decerto as terá, na página 56 está um quadro comparativo dos preços do gasóleo e gasolina, aumentos verificados este ano e respectivas cargas fiscais, em 15 estados membros da EU (os que já pertenciam à União antes do alargamento de 2004). O título é: "Caros, mas a subir menos que os outros". E lê-se no texto que acompanha o quadro que "Portugal continua a ser um dos países europeus onde os combustíveis são mais caros - e o peso dos impostos maior." E continua dizendo "Mas tem sido um dos estados-membros da UE onde os preços registaram menor variação desde Janeiro." Presumo que ambas as frases se refiram aos países da UE15, que são os que constam do quadro, e que a referência a "países europeus" e posteriormente a "estados membros da UE", sem especificar quais, sejam abusos de linguagem sem grande relevância. Portanto, considero que a informação, tal como o quadro, se refere aos países da UE15, como deve ser. Se o texto acompanha o quadro as conclusões para que aponta devem ser as que estão fundamentadas pela informação apresentada.

Diz a Visão, e o quadro está lá para confirmar, que somos um dos países onde os combustíveis são mais caros e a carga fiscal é maior. Não fiquei admirado, e olhei para o quadro para ver até que ponto o cenário era o esperado. E fiquei espantado. Não por ser assim tão grande a diferença, por termos combustíveis tão caros que dão vontade de emigrar ou porque os nossos impostos sejam tão elevados que dá vontade de gritar "CHULOS!" e outros impropérios dirigidos ao Governo ali no meio da rua. Não. Fiquei espantado porque a frase está completamente... ao contrário em relação aos dados! Na Visão!? Não pode ser... mas é.

É que:
- Na gasolina temos o 5º preço mais elevado; a Bélgica e Itália têm em relação a nós diferenças de apenas 0,6 e 0,2 cêntimos por litro, o que é quase nada. Ou seja, há 8 estados membros com preço inferior ao nosso em pelo menos 1 cêntimo/litro, 4 em que é mais caro e 2 em que o preço é sensivelmente o mesmo; Ok, somos um dos países com gasolina mais cara nesta comparação, mas nem é nada de extraordinário, estamos ligeiramente abaixo de meio da tabela.
- Na carga fiscal, a nossa é muito elevada: 57% na gasolina. Mas 6 estados-membros têm impostos mais elevados, 2 têm precisamente a mesma carga fiscal que nós e outros 6 têm carga fical inferior; estando precisamente a meio da tabela, dificilmente concordo que somos um dos estados-membros onde "a carga fiscal é maior".
- No gasóleo a coisa até me deixou pálido! Há 10 países na lista com gasóleo mais CARO e apenas 4 com o gasóleo mais barato que o nosso: Bélgica, Espanha, Grécia e Luxemburgo. Dizer que temos dos gasóleos mais caros é, objectivamente, falso.
- Quanto à carga fiscal do gasóleo, a nossa é de 44%. Mais baixa que em 8 dos 15 países referidos e mais alta que em 6 outros. Sendo que em 2 desses 6 a carga fiscal no gasóleo é de 43%, apenas 1 ponto abaixo da nossa, até se pode dizer que temos uma carga fiscal razoável a tender para o baixo, em comparação com a UE15.

O texto só concorda com os dados na questão dos aumentos: quer no gasóleo, quer na gasolina somos o 3º dos 15 com aumentos menores este ano.

Independentemente das razões que motivaram a reportagem, independentemente da discrepância observada entre a cotação do crude e os preços praticados ao consumidor, que credibilidade pode ter um jornalista que diz que temos dos combustíveis mais caros perante aqueles dados?

Por isso, olhei com olhos de ver, olhos desapaixonados, apesar do que me custa pagar quando atesto o carro, para o gráfico da página 55. Onde comparam a evolução da cotação do crude com os preços da gasolina e gasóleo desde 2004.

E diz o título: "Caminhos separados: Até 2007, a relação entre o preço do petróleo e o dos combustíveis esteve em sintonia. Com a escalada do crude tudo mudou, em desfavor do consumidor". E os factos dizem?...

Os factos dizem que desde 1 de Janeiro de 2004, dia da liberalização, o gasóleo subiu 85.03% e a gasolina subiu 53.26%. Mas o petróleo subiu... 283.06%!!! É a este "desfavor do consumidor" que se referem?

Continuo a olhar e noto que, tendo subidas e descidas mais ou menos sincronizadas, as flutuações do preço final estão suavizadas em relação ao crude. Quer na subida, quer na descida: sobre o petróleo 10% sobrem os combustíveis 5%; desde o petróleo 15% e descem os combustíveis 10%. Em 2007 uma alta do petróleo ao longo de 4 meses foi acompanhada, de forma amortecida, pelos combustíveis.

E em 2008? Bom, em 2008 a gasolina foi acompanhando a subida mas de forma muito discreta, subindo sempre metade ou menos do que subiu o petróleo e até descendo em Março quando o petróleo subia quase 10%. Já o gasóleo subiu, mas bastante menos que o petróleo, até Abril, em Abril e apesar da alta do petróleo (subiu uns 12 ou 13%) o gasóleo DESCEU mais de 10%, em Junho dá-se o fenómeno inverso e o petróleo sobre apenas 1% mas o gasóleo compensa com um disparo de 25% e no único, repito, no ÚNICO mês que pode servir de razão de queixa, Agosto, desce o petróleo 15%, desce o gasóleo 7.5% e desce a gasolina 3.5%.

Não percebo como é possível ver no gráfico (aconselho-vos a comprar a Visão e a ver com os vossos olhos) qualquer discrepância. Consigo, isso sim, é ver que o petróleo não é o único responsável pelos preços, sendo os seus aumentos/descidas responsáveis por metade do aumento/descida dos combustíveis. O que eu até agradeço. Prefiro ter subidas de 2, 3 ou mesmo 6, 7 cêntimos por litro e descidas da mesma magnitude que ter os preços a variar todos os dias com subidas e descidas de 10, 15 ou mesmo 20 cêntimos de cada vez.

Cada vez mais me convenço que apesar de não o parecer, tem razão a autoridade da concorrência: não há nada na política de preços das gasolineiras que sugira cartel. O que há é a sensação que os combustíveis só aumentam e nunca descem, muito alimentada também por uma comunicação social espalhafatosa, sensacionalista e desonesta.

32 comentários:

Anónimo disse...

...também não sei se o teu latim está correcto. mas há métodos de ensino que ficam na história (Monty Python)

http://www.youtube.com/watch?v=IIAdHEwiAy8

-David

Pedro Pinheiro disse...

Romani ite domum!

a.i. disse...

então mas afinal... tu queres qu'agente compre a visão para vermos (com os nossos olhinhos qu'a terra há-de comer) que os jornalistas são uma cambada de falsários sensacionalistas...mas para isso temos de contribuir para o aumento das vendas! hahaha
Agora a sério, se calhar o que falta na reportagem é uma análise mais profunda, sobre a relação entre o aumento dos combustíveis e o nível de vida de cada país...

a.i. disse...

deixa mas é de ler esses sucedânios de jornalismo e lê o economist (não que eu o leia assim com regularidade, mas pelo que vejo de vez em quando e ouço dizer, parece que é bom)

Nelson disse...

acho que nos mercados internacionais não se faz desconto para países pobres.

O custo das matérias primas é o mesmo, o custo dos processos de refinação é o mesmo, o poder de compra pouca relevância tem para a determinação do preço final...

a.i. disse...

não foi isso que eu quis dizer. era que para nós a gasolina pode parecer mais cara porque somos pobres, como tu dizes

Anónimo disse...

Eu acho que o problema de Portugal é a fórmula dos preços, e o facto de só 3 empresas estarem no ramo do armazenamento e distribuição de combustíveis. Formalmente não há cartel, nem subidas a mais ou a menos. O problema é que o legal não parece justo, mas falta confirmar a dita fórmula da formação do preço.

Nelson disse...

os dados que a Visão apresenta dão a entender que a existência de apenas 3 empresas não é um problema em termos de concorrência ou reflexão das cotações internacionais no preço final, apesar de todas as opiniões serem de sentido contrário.

Por mim, quantas mais empresas presentes no mercado melhor.

ઇઉ Aralis ઇઉ disse...

Ai o Jasu! é o k me apraz dizer 'tá bem???lol

Nelson disse...

errrrr.... assim de repente... pronto, tá bem, é o que me apraz dizer.

Anónimo disse...

Caro Nelson.
Como é que o DVD Decrypter já não existe??????!!!!!!!!!
cumps

Ana disse...

Estou zonza com tanta informação de uma vez só...ainda hoje passei os olhos na visão e pensei cá pra mim, tenho de passar no faxavor que isto vai dar direito a poste.
Fogo, home, que analítico! Não te escapa nada!

Ana disse...

O jornalista é uma espécie em vias de extinção. A selecção social dita que esteja melhor inserido no meio ambiente social (ou seja, que tenha melhores lucros) o sensasionalista. E a "culpa" é de quem?...se o meio ambiente social está pejado de adoradores do sensalionalismo, melodramatismo e outros ismos que tais, não haveria o jornalista sério estar em vias de extinção?...

Nelson disse...

citando o site http://www.dvddecrypter.org.uk/, "As you may know, DVDDecrypter.com was shut down and development on it halted."

Está lá um link para a última versão do DVD Decrypter, mas o endereço já foi mandado abaixo.

Eles receberam uma carta de "cease and desist" de uma empresa alegando que o DVD Decrypter é ilegal. A história está resumida na wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/DVD_Decrypter.

Já houve vários sites a publicar o Decrypter depois disso e, um a um, têm sido mandados abaixo por ameaças legais.

O IMGBurn referido na wikipedia, que substitui o DVD Decrypter, é freeware e vem incluido, por exemplo, nas releases recentes do Nero, mas não copia DVDs com copy protection. Precisamente por essa razão é que uso uma versão anterior do Decrypter para copiar para o disco e depois o ImgBurn para gravar.

Nelson disse...

mas como referi no post, eu não tenho o DVD Decrypter, não sei o que é o DVD Decrypter, não sei usar o DVD Decrypter, aliás, eu nunca falei no DVD Decrypter.

Nelson disse...

van: chama-se espírito crítico. É uma coisa cada vez mais rara de encontrar, por isso eu tento preservar o meu a todo o custo.

Kruzes Kanhoto disse...

A julgar pela quantidade de automóveis que circulam por aí não acredito que os combustíveis estejam demasiados caros. Há muito boa gente que utiliza o carrito de forma completamente irracional e que depois se queixa quando devia era andar a pé!

Nelson disse...

humpf! escusavas de ofender...

Anónimo disse...

Em primeiro lugar parabéns por seres das poucas pessoas que conseguem perceber que os combustíveis NÃO ESTÃO extraordinariamente caros em relação ao petróleo (os eventuais truques cartelísticos serão responsáveis, no máximo, por uns 5 cêntimos no preço...).

Relativamente à Visão: não és leitor habitual, não? Eu conheço esses nossos amigos desde os tempos em que o finado "O Jornal" fazia sondagens eleitorais com as letras miudinhas da ficha técnica a dizer que eram só na Grande Lisboa e no Grande Porto e em que invariavelmente o PS tinha aí 60 por cento (no tempo das maiorias Cavaco...).

E por falar em combustíveis, e no grupo Impresa: e a famosa manchete do Expresso GASOLINA PODE CHEGAR AO 2,50 EUROS POR LITRO? Essa manchete foi aí por volta de 2002, estaria a gasolina nos 80/90 cêntimos ou algo assim... Depois disso, já aconteceu quase o inimaginável em termos de crises de todo o género e a gasolina ainda está a 1,40/1,50...

Ana disse...

Nelson, nananinanão, não é bem assim. Espírito crítico temos todos. Mas há que saber criticar e como criticar e o que criticar, sendo para isso necessário analisar. Daí ter dito que és analítico, mais do que crítico.

Ana disse...

Muito boa gente que usa o carrito quando devia era andar a pé? E que situações serão essas, kruzes kanhoto? É que tudo é relativo. Pode ser que seja verdade, pode ser que não.

Ana disse...

Quanto à Visão, pa...já gostei mais...

Anónimo disse...

Independentemente do que estas mentes superiores dizem, a gasolina de Portugal e das mais caras da Europa. Eu sei porque sou camionista e compro gasolina por todo o lado.

Os impostos sao dos maiores da Europa e tendo em conta que no estrangeiro se ganha mais do dobro do que em Portugal e a vida e a metade do preco a situacao ainda e mais complicada.

Este tal de Nelson deve ter a mania que e intelectual.
O povo esta farto destes inteligentes que nao fazem nada pela Nacao.

Basta de xicos espertos com a mania de que sao alguem.

O povo e que sabe!

Nelson disse...

Bom, aqui o anónimo é camionista, por isso imagino que conheça bem os preços do gasóleo por essa europa fora.

A Visão cita os preços a 19 de Setembro, e são os seguintes, do mais barato para o mais caro:
Luxemburgo: 1.175
Espanha: 1.201
Bélgica: 1.220
Grécia: 1.295
PORTUGAL: 1.310
Áustria: 1.328
França: 1.336
Dinamarca: 1.346
Finlândia: 1.355
Holanda: 1.364
Alemanha: 1.370
Itália: 1.416
Suécia: 1.421
Irlanda: 1.429
Reino Unido: 1.526

Mas pronto, não vamos agora deixar que os factos estraguem a nossa teoria, pois não? É uma teoria tão bonita, pá...

Ah, e sobre os países pobres: acho que não há desconto para países pobres quando se compra petróleo nos mercados internacionais, mas talvez nos possa esclarecer sobre isso.

E se é verdade que por essa europa fora, sobretudo nos 14 países aqui usados como comparação, os salários são mais baratos que cá, é falso que a vida lá seja mais barata. Mas pronto, cada um acredita no que quer...

Anónimo disse...

O povo esta farto de intelectuais.

O facto e que pagamos a gasolina mais cara da Europa e talvez mesmo do hemisferio ocidental.

Pode apresentar os numeros que bem entender, eu e os que compramos gasolina por essa Europa fora e que sabemos.

Numeros nao dizem nada.

O povo e mais conhecedor do que essas tretas todas.

Estamos fartos de intelectuais sempre a atirar-nos com numeros e factos e tretas do genero para nos enganarem. Nos sabemos a verdade. Nos sofremos na pele. O resto sao tretas e aldrabices de quem tem o papo cheio.


"sobretudo nos 14 países aqui usados como comparação, os salários são mais baratos que cá"

Salarios mais baratos la fora!?
Voce so pode estar muito bem na vida. Deve ter um grande tacho e o papo bem cheio.

La fora ganha-se muito mais do que em Portugal e a vida e muito mais barata.

Basta!

Anónimo disse...

Estes estudos são algo artificiais. Não se pode simplesmente comparar preços entre países quando os próprios países muitas vezes têm grandes divergências de preço.

Os factores geográficos são importantes e se não forem considerados tornam os estudos inconclusivos.

Assim só a título de hipótese, num país grande com muitas companhias em operação existirão certamente grandes divergências de preços entre meios mais urbanos e rurais ou simplesmente de acordo com o grau de domínio de cada companhia em cada zona do país. Se existirem muitas companhias a operar numa dada zona, é natural que os preços fiquem mais baixos, caso contrário é normal que fiquem mais altos.

Em grupos de países pequenos com fortes trocas humanas e culturais também não se pode avaliar as coisas isoladamente. É apenas natural que os preços nesses países se afectem mutuamente e concorram entre si.

Portugal tem muitos azares na conjuntura. Temos apenas um país vizinho, somos rodeados sobretudo rodeados por mar e somos pequenos com um limitado número de companhias. Caro ou barato, o fenómeno de cartel surge quase naturalmente e mesmo sem combinação e arranjo directo por parte dos jogadores do mercado.

Gostava por acaso de ver um mapa por regiões ou províncias dos preços praticados na Europa. Acho que um preço médio por país é extremamente redutor e eventualmente enganador ou inconclusivo.

Seja como for, de um factor ninguém se safa, o preço da matéria prima. Não temos recursos petrolíferos próprios e por isso vamos ser sempre apertados por isso.

Anónimo disse...

Quanto ao anónimo, acho interessante como diz que os factos ão interessam para nada e que os números são uma grande treta e que o povo é que sabe.

Ora, eu pessoalmente não tenho grande paciência para o eterno argumento do povo quando vejo esse povo a não-se inibir de andar de carro diariamente, de comprar plasmas para ver a bola, iphones, pdas, sistemas de som cinema em casa e todo o tipo de luxos que não vejo pessoas das chamadas classes mais altes a não possuir precisamente para manterem um estilo de vida razoável. Já nem vou falar dos créditos de consumo...

Se calhar se o povo soubesse fazer contas em vez com os tais números que não significam nada ou se seguissem por exemplo os dinamarqueses ou alemães que usam a bicicleta numa escala sem comparação, talvez lhes sobrasse alguma coisa ao fim do mês.

Anónimo disse...

corrijo: ...sistemas de som cinema em casa e todo o tipo de luxos que não vejo pessoas das chamadas classes mais altes a possuir...

Nelson disse...

Ó anónimo: quando disse que os salários são mais baratos que cá, obviamente é uma gralha. Lamento que fique de tal forma ofendido, mas gralhas acontecem. Eu engano-me às vezes, ao contrário do que acontece consigo, dono e senhor da verdade, sejam os números o que forem.

Eu apresentei-lhe os factos. Quer contrapor? Indique-me, sff, o preço dos combustíveis nos países europeus que diz que têm combustíveis mais baratos.

Ah, sim: e já morei no estrangeiro. Bem vi quanto se ganha e, sobretudo, quanto se gasta. Dispenso lições sobre custo de vida.

Quanto ao resto: enfim, é a sua opinião, não lhe levo a mal por ela. Passe bem, boas viagens, e use sempre o cinto de segurança.

Ana disse...

ai o povo é que sabe senhor camionista?? olhe, quem mete os energúmeros nas cadeiras do poder é o povo...
É por o povo nada saber que este país anda para trás em vez de andar para a frente...

E, senhor camionista, a vida nos outros países não é a metade do preço quando comparada com os salários que recebem. Nem sequer quando comparada com a qualidade de vida em portugal. Já foi emigrante?...

Que o povo está farto de intelectuais já nós sabemos. Está na moda ser analfabeto.

Claro que o nelson pode apresentar os números que bem entender, mas ó nelson, achas que vale a pena? Eles nem sabem o que é um número pá! Ele até o diz, que números não dizem nada!
Claro, senhor caminionista, se for o número de euros que caem na sua conta bancária, aí sim, já dizem alguma coisa.

E, novamente redondamente enganado, lá fora pode ganhar-se mais, mas a vida não é mais barata que em portugal. Por acaso já foi ou é emigrante?
Obviamente que se está a falar da vida numa qq aldeia remota, lógico que é mais barata. Mas também não deve ser melhor.

O povo é que sabe? É por o povo não saber a ponta de um corno e se recusar a adquirir um minimo de conhecimento que está na merda em que está. E leva os outros atrás, claro.

Oh nelson, achas que vale mesmo a pena discutir com a personagem?...que fala muito, mas também visita blogues, o que significa que não dispensa a internet. E provavelmente, não dispensa o plasmazito. Nem o carrito.

Já para não falar que é camionista. Tá tudo dito. Conduza com cuidado, faxavor. E dentro dos limites de velocidade.

(ps - é muito bom ser-se generalizado, não é?)

Ou então, é outra vez aquele anónimo falso a testar a reacção às agressões...

Nelson disse...

havia uma música dos Mercuriocromos que dizia "Sou camionista, sou o maior"

Ana disse...

LOOOOOOL! então tá tudo explicado, o gajo é um mercuriocromo!