01 julho 2008

O europeu, 2 dias depois

Acabou-se o Euro 2008. Ganharam os espanhois e ainda bem. Os alemães eliminaram-nos sobretudo pelas nossas falhas defensivas, mais que pelo mérito do seu ataque (excepção feita ao primeiro golo), eliminaram a Turquia e ainda hoje se está para perceber como, e tava mesmo a ver que na final, entre tantas oportunidades desperdiçadas pelos espanhois, os alemães ainda empatavam aquilo e acabavam por levar o caneco para Berlim.

Afinal, por mais que custe, há que dar razão a Gary Lineker (avançado internacional inglês nos anos 80 e 90), quando diz que "Football is a simple game: 22 men chase a ball for 90 minutes and at the end, the Germans win".

Mas não, o adágio não se confirmou, e os espanhois ganharam mesmo. E sem dúvida que o mereceram. Passearam-se pela fase de grupos, tiveram a sorte do seu lado (e quem é campeão sem sorte?) ao eliminar a Itália nos penalties, massacraram a Rússia nas meias finais e dominaram a Alemanha na final. A Taça fica bem entregue, bem melhor que há quatro anos quando os gregos apanharam a Europa toda adormecida e ganharam o título, mesmo tendo empatado com Espanha e perdido contra a Rússia, ganhando os 3 jogos da fase final por 1-0, e com a rara proeza de ter menos posse de bola, menos remates, menos cantos e menos oportunidades que o seu adversário nesses três jogos.


Sobre Gary Lineker: teve uma carreira longa, jogou em grandes clubes europeus, ganhou uns quantos títulos, foi internacional pelo seu país. No fim, feitas as contas, totalizou ZERO cartões vermelhos e ZERO cartões amarelos. Em toda a carreira. Jogos oficiais e particulares incluídos. É um dos exemplos a seguir no que toca a fair-play.

7 comentários:

Pedro Pinheiro disse...

Além de um sentido de fair play muito apurado que obviamente corta logo muito o total de castigos, há que ter alguma sorte em não levar nunca um amarelito por uma falta que algum árbito mais... estrito entenda que merece um amarelo. E o ser avançado em vez de defesa ou médio defensivo também ajuda. Mas ainda assim... isso sim é desportivismo.

Quanto aos senhores alemães e espanhóis? Ouvi dizer que os espanhóis realmente jogaram para ganhar, e que mereceram o titulo. Saíram da fase final sem derrotas, fizeram uma boa campanha. Parabéns, portanto, para nuestros hermanos.

T. disse...

Suponho que ao fim de um certo tempo a coisa é retroalimentada: o homem é famoso por não ter nenhum amarelo, donde nenhum árbitro no seu juízo perfeito lhe mostrará um cartão amarelo sem ter a certeza absoluta de que o pode fazer sem que todo o mundo do futebol o insulte...

Ana disse...

ina pai... isso e que e um jogador hem...

foi um jogo emocionante. Muitos pontapes em sobrolhos, partes baixas, cabecadas...isto e, cartoes amarelos! Bravo!...

Os espanhois jogaram a doer. A alemanha, mesmo nao sendo a melhor, e percentualmente a mais eficaz, no sentido de que em x remates enfia x golos, ao passo que outros como a turquia, espanha, portugal, necessitam de 6x remates para x golos...

Ana disse...

ps - a tania esteve bem, heheheh...

Teté disse...

Mas eu sempre disse isso: são 22 homens a correr atrás de uma bola, com um gajo a apitar por tudo e por nada lá no meio. Não mete alemães, mas é parecido... :)))

Aécio disse...

A eficácia alemã baixou e os espanhóis ganharam bem.
O Lineker nunca esquecerá a eliminação da Inglaterra às mãos da Alemanha no Itália 90! A frase não terá sido dita por essa altura?

Quanto aos amarelos e vermelhos, não resisto a dizer que concordo parcialmente com a explicação cibernética, entanto o Lineker dava uma ajuda porque era um jogador extremamente correcto.
Apesar dos hooligans, os ingleses têm uma ideia de fair-play muito própria.
É aquilo que os franceses chamam de "panache". Não interessa apenas o resultado do jogo, mas igualmente a forma como se joga o jogo.

Nelson disse...

acho que foi no rescaldo dessa eliminação, precisamente. mas não tenho a certeza.