25 julho 2008

1 ano depois

Há um ano Portugal ficou, pela primeira vez na sua história, fora das meias-finais de uma grande competição em Hóquei em Patins. Sejam campeonatos da Europa ou do Mundo, éramos a única equipa com presença em todas as meias-finais. A juntar a isso somos ainda a selecção com mais títulos europeus, mais títulos mundiais, mais finais disputadas, e mais presenças no pódio. Mas algum dia tinha que acontecer, algum dia iríamos perder antes de tempo. De forma inesperada perdemos contra a Suiça nos quartos-de-final e depois ainda voltámos a perder, com a França, no jogo de 5º e 6º lugar. Já lá vão 5 anos que levamos um caneco para casa (mundial de 2003, jogado em casa), e ficar em 6º era demasiado mau para ser verdade. Basta ver que foi a primeira vez que perdemos contra a Suiça e foi a primeira vez que perdemos contra a França.

Agora temos campeonato da Europa. Para ultrapassar o trauma do ano passado, só mesmo ganhar o campeonato, que ainda por cima é em Espanha, a actual campeã europeia e mundial e, de longe, a grande dominadora do hóquei actual.

E a coisa está, pelo menos, com boa cara. Depois de passar sem espinhas em primeiro lugar do grupo, algo que já mais que se esperava, ganhámos à Suiça por 6-3 para servir a vingança do ano passado, e chegámos às meias-finais, que são os serviços mínimos. Calhou-nos a Itália e... espetámos-lhe 5-0! Sem espinhas. Amanhã joga a Espanha, o jogo dá na RTP (provavelmente a 1), provavelmente às 20h. Venham os espanhois, que hoje devem ganhar sem grandes dificuldades contra a França (já lhes ganharam 6-1 na primeira fase).


Nota: As participações da selecção nos campeonatos da Europa e do Mundo mede-se segundo os seguintes critérios:
Fora das meias finais - vergonha nacional, cai o seleccionador, mudam-se os jogadores, há eleições na federação de patinagem.
Presença nas meias-finais - desilusão, cumprem-se apenas os serviços mínimos.
Presença na final - prestação razoável, não desilude, não deslumbra.
Vitória na final - objectivo atingido, parabéns à equipa.
Vitória em todos os jogos por pelo menos 5-0 - motivo de festa, sobretudo se a vitória na final for contra Espanha.
Se o campeonato for organizado por nós, o mínimo que se espera é um título. Afinal, ainda não perdemos um único mundial em casa e só perdemos um europeu, em 85.

1 comentário:

Ana disse...

isto é só traumas...