07 julho 2008

Conspirações

No outro dia fui ao aeroporto buscar uma pessoa. Como moro a uns 15 minutos de distância, abro a página da ANA, procuro o número do voo e espero pela informação que o avião aterrou, para então sair de casa. Evito assim meia hora ou mais de espera.

Só que o voo era para aterrar às 21:15, a informação no site dizia "Previsto 21:20", já eram 21:30 e eu pensei que o melhor era sair de casa. Fui para o aeroporto, e lá descobri que, apesar de previsto às 21:20 só aterrou às 21:47, as malas demoraram 45 minutos e com isso saímos do aeroporto quase às 22h.

Ao todo paguei 3 euros de estacionamento. E foi aí que percebi! É DE PROPÓSITO!!! A ANA, a Groundforce, a Portway e a EMEL ou lá quem é que administra o parque das chegadas fazem de propósito para conseguir cobrar mais uns cêntimos de estacionamento a cada um!!! Até porque a malta que vai de carro para o aeroporto buscar alguém provavelmente não está muito habituada a essas andanças, quem já conhece os seus truques e fintas por viajar com frequência provavelmente faz viagens de trabalho e quando chega ao aeroporto apanha um taxi para ir para casa ou aluga um carro. Não fica por aí a pagar 3 euros de parque.

Chega-se o Verão, é só malta a ir de férias, voltar de férias ou a vir cá passar férias, vão os familiares todos buscar os entes queridos ao aeroporto, chegam com antecedência e nem reparam que a fortuna que pagam no estacionamento dava para alimentar uma família durante uma semana! Bom, pelo menos uma família de hamsters... sem filhos.

A alternativa é ficar a dar voltas (porque não se pode parar o carro à porta do terminal) à espera, mas com o gasóleo ao preço que está, fica mais barato pagar o parque.

Quem também anda metido na conspiração são os operadores de telemóveis: a malta tá à espera dos familiares ou amigos ou lá o que é, é o que faz? Telefona a saber se já chegaram. Se for para o voice mail é porque ainda não aterraram. Se atender, é porque já está no chão, já ligou o telemóvel. Acontece que assim que a chamada vai parar ao voice mail, já se está a pagar roaming! O telemóvel ainda está registado no operador estrangeiro, a chamada vai para o operador estrangeiro só para depois voltar e ser desviada para o voice mail. E toca de pagar uma chamada de voz desviada para o voice mail a preços de roaming. O truque é não ligar, mas mandar um SMS: a recepção de SMS em roaming é gratuita e se o telemóvel está desligado, recebemos o aviso que o SMS não foi entregue. Quando o telemóvel for ligado, regista-se novamente no operador local, recebe o SMS e já sabemos que o avião aterrou.

2 comentários:

Ana disse...

Olha que há países onde essas receitas alimentavam mesmo uma familia.

Então e um post sobre a subida das medias de matematica e descidadas medias dos exames de portugues? =D

Anónimo disse...

tenho feito de transfer aeroporto-casa para o meu irmão duas vezes por mês, e partilho aqui o meu método.

vejo à mesma no site da ANA mas só saio de casa com a informação de aterragem confirmada, ou na falta disso do sms/chamada do viajante em como já aterrou. note-se que estou a 25 minutos do aeroporto.

caso A - eu a caminho do aeroporto, viajante despachado prestes a sair: ele que espere, estamos em portugal!
caso B - eu a chegar, viajante à espera de malas: bolas, estamos em portugal; aproveito para ir à BP do aeroporto, estaciono por lá o carro e fico a fazer manutenção do carro: deitar fora talões de parquimetro e de combustiveis, verificar o ar dos pneus, dar um jeito no porta-bagagens para a mala do viajante não me estragar nada nem ter de vir à frente e sujar os bancos... e esperar que o dito viajante dê sinal por sms/telefonema que está pronto a sair.

uma vez reunidas condições, apanhar o viajante cá fora do aeroporto, e seguir viagem...

nota: até à data, não me recordo de ter visto policia vir até à BP para passar multas/rebocar/etc...