30 julho 2008

Jogos Olímpicos

Já estamos em contagem decrescente para os jogos (a propósito, a Naide Gomes chega aos JO em excelente forma, este fim de semana bateu a melhor marca do ano por 8cm!). É no dia 08/08/08 às 8 horas da noite (alguém nota aqui um padrão? os chineses são mesmo supersticiosos como o raio...) que tem lugar a cerimónia de abertura, transmitida em directo para todo o mundo e dando início a 1 mês de competições em dezenas de modalidades desportivas com, talvez, mais de meio mundo a assistir pela televisão.

E nestes últimos dias as notícias sucedem-se. Sejam o atleta X que não vai aos jogos porque se lesionou ou porque acusou positivo num controlo anti-doping, seja um qualquer atleta que recuperou a forma e por isso vai aos jogos, ou é uma melhor marca do ano ou um recorde do mundo a criar ou eliminar favoritos às medalhas, ou é o país organizador a censurar o acesso à internet dos jornalistas durante os jogos. Errrr... bom, esta última não é muito habitual em vésperas de um jogos olímpicos (vou deixar de usar maiúscula para me referir aos jogos de 2008).

Aos jornalistas que reclamam da quebra de promessas feitas pela organização, esta responde com "A nossa promessa era que os jornalistas pudessem dispor de Internet para o seu trabalho durante os jogos olímpicos. E nós concedemos acesso suficiente para isso". Claro, eles prometeram Internet, não prometeram Internet livre! Efectivamente a língua chinesa é cheia de subtilezas de linguagem e este tipo de equívocos pode perfeitamente acontecer. Aposto que o símbolo chinês para Internet tem uns 70 traços e o símbolo para Internet livre tem também 70 traços, mas um deles dá uma pequena voltinha no fim, que passa facilmente despercebida para o tradutor.

Entre os sites bloqueados contam-se o da Amnistia Internacional (mais ou menos óbvio), o da BBC (Hmmmm... não se justificaria uma qualquer acção do governo inglês?) ou da Deutsche Welle (hmmmm... e o governo alemão? Fica calado?). Porra, pá! Temos uma organização a meter o bedelho no trabalho dos jornalistas cuja missão é reportar ao mundo o que se passa, o mundo inteiro a ver e o COI não faz nada? E a UE não faz nada? Ninguém boicota? Os EUA boicotaram os jogos de Moscovo em 80, a URSS boicotou os de 84 em Los Angeles, e agora ficam todos calados que nem ratos? Caguem nas medalhas, boicotem os jogos, organizem uma qualquer competição alternativa num qualquer país livre e mostrem que o mundo não tem medo dos chineses! Ah, e de caminho, façam uma forcinha pela libertação do Tibete, se faz favor.


Adenda: em resposta, o COI mostrou-se "decepcionado" com a censura feita pelo governo chinês. Só? Decepcionado? Não ficou ofendido, não ficou escandalizado, não se sentiu ultrajado? Só decepcionado? E continuam a dizer que vão levar a questão "muito a sério". Só isso? Muito a sério? Não vão exigir que o acesso à net seja livre? Não vão dar um ultimato à organização chinesa? Vão levar muito a sério a questão? Uuuuuuuh, aposto que os chineses já estão a ficar nervosos com a promessa do COI de "ter discussões muito sérias com a organização"...

2 comentários:

Pedro Pinheiro disse...

É pá, para a censura estou-me bem a borrifar. Não me interessa para nada uns cultos ilegais na China, ou o massacre lá da praça não sei de aonde.

Muito mais chato é que com preços destes um gajo não consegue fazer stream de porno, quanto mais sacar filmes, enquanto estiver por lá a trabalhar nos jogos olímpicos. Isso, sim, é falta de condições!

Ana disse...

A china é uma potência em crescimento e em breve uma das maiores do mundo. Ninguém lhe quer fazer frente...

Achei piada logo ao primeiro comentário...seos jornalistas estariam lá para cobrir os JO ou o que se passa na china... etes ingenuos malucos...