01 julho 2008

IVA

Sinto-me 1% mais rico. Ou 1% menos pobre, ainda estou para perceber.

4 comentários:

Ana disse...

1% menos pobre, sem dúvida... :-p

T. disse...

Momento #27897 em que me senti velha: a minha colega de casa, adulta, pergunta-me: "O IVA já esteve a menos de 21% antes, era a 19% não era? Há quanto tempo foi?" e eu respondo: "Não sei, o IVA normal foi de 17% durante muitos anos" e ela não se lembrava...

Nelson disse...

O IVA foi introduzido, se bem me lembro, pelo governo de Cavaco Silva no final dos anos 80 ou início dos anos 90 (1991, talvez?) e começou a valer 16%. Depois aumentou para 17, um ou dois anos depois e ali ficou durante alguns anos. Subiu para 19 no governo de Durão Barroso, para 21 com no governo de Sócrates e agora desceu para 20 (o que facilita imenso as contas dos recibos verdes: IVA de 20%, IRS retido na fonte de 20%.. errr.... é só fazer as contas).

Não tenho presente toda a história, eventualmente falha-me uma alteração pelo meio.

Ana disse...

com os recibos não me queixo: nao ganho o suficiente para cobrar IVA.
Quanto ao resto, melhor 20 que 21...
Mas ainda me lembro do tempo em que era 17%. Coincidia com o tempo em que se ganhava 20 à hora na formação profissional...