Eu gosto de chocolate preto. Mas isto de gostar de chocolate preto não é assim tão... preto e branco. Há varias gradações de cinzento, que se medem em percentagem de cacau. Existe chocolate com 68% de cacau, com 74%, 78%. Estes valores encontram-se na maior parte dos supermercados. Mas depois há coisas mais elaboradas que só se encontram em sítios mais ou menos especializados.
Aqui há tempos ofereceram-me uns quadradinhos com 86% de cacau e digo-vos que é muito, mesmo muito amargo. Tão amargo que aos primeiros quadrados fiz uma careta. Depois habituei-me e a coisa não é assim tão má. Depois experimentei um outro, que tinha quadrados de diferentes graduações na mesma embalagem. Provar um de 70%, amargo como o chocolate negro que se arranja no supermercado, depois de ter experimentado um chocolate com 90% de cacau é a coisa mais enjoativa que se pode imaginar. O chocolate de 90% é mesmo estupidamente amargo. Ao ponto de não se sentir uma pitadinha de doce. Ao pé desse, chocolate de 70% é mais doce que um palmier coberto com mel por cima. Até enjoa.
Mas... e que tal "chocolate" de 100%? É que nem sequer diz chocolate na embalagem, diz cacau! 100% cacau. Tenho aqui uma embalagem em casa. É algo de... diferente. Eu gosto muito de chocolate amargo ao ponto de conseguir comer uma tablete inteira de seguida (com o café, de preferência), mas tenho sérias dificuldades em comer algo cujo saber só consigo definir como a total ausência de doce. Ao pé deste cacau 100% um café sem acúcar é dulcíssimo. Tenta-se encontrar desesperadamente um qualquer travo doce, algo que nos indique que estamos a comer alguma coisa que poderia ser servida à sobremesa e nada. Simplesmente não está lá. Aconselho todos a experimentar. Cacau 100% encontra-se nalgumas lojas gourmet. Mas preparem-se, o dono da loja vai perguntar se sabem o que aquilo é e se têm a certeza. É que parece que há muitas reclamações...
23 julho 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
ainda aí tens disso? guarda-me um quadrado que quero provar!
tenho. vem cá e provas.
E outro para mim, por favor! :)
detesto chocolate preto :-p
racista!
isso é discriminação!!! ora agora uma pessoa na pode gostar de chocolate preto??? as pessoas não se medem pelas suas papilas gustativas, páh! discriminação! vivam as papilas que não apreciam cacau concentrado!!!
Enviar um comentário