04 junho 2008

Champions

Acontece. Em virtude do castigo por tentativa de corrupção na época 2003/2004, o Porto ficou hoje a saber que não vai participar na Champions no ano que vem.

A UEFA não gosta de casos de corrupção e desde há 2 anos que criou uma regra nova: clubes culpados de corrupção ou tentativa de corrupção ficam suspensos 1 a 3 anos.

A decisão era mais ou menos previsível, mesmo se pode ser discutida juridicamente (a regra é de 2006 ou 2007 mas os factos referem-se a 2003/2004), a UEFA não gosta de ver technicalities jurídicas meterem-se no seu caminho.

Moral da história: o Guimarães, terceiro classificado, acabou de herdar um lugar na fase de grupos da Champions com entrada directa, em vez de ter de disputar uma pré-eliminatória; o Benfica herda o lugar na 3ª pré-eliminatória da Champions; o Braga herda o último lugar na Taça UEFA; e o Belenenses herda o lugar da Taça Intertoto!

Pronto, a notícia tá dada, vem aí o comentário:

1. Independentemente da simpatia clubística, é um facto que o Porto foi considerado culpado de tentativa de corrupção. Foi considerado culpado e não recorreu da decisão;

2. Independentemente da importância dos jogos para o campeonato em questão, que o Porto até ganhou confortavelmente, a tentativa de manipular os resultados é uma falta grave;

3. Independentemente dos apitos de outra cor que poderão aparecer, não se torna o Porto mais inocente por alegar que há outros tão ou mais culpados; tal como o apito dourado começou com denúncias que se vieram a revelar com fundamento, que haja denúncias de casos similares a diferentes latitudes para que haja mais processos;

4. Independentemente da qualidade de cada equipa ou dos seus resultados, a penalização ao Porto é um castigo a um clube; tendo terminado a época 2006/2007 no 6º lugar do ranking da UEFA, Portugal garante a participação de 6 equipas; se uma não pode ou não quer participar, sejam quais forem as razões, a representação do país não deve ser prejudicada.

5. Independentemente dos factos que se guardam na memória e dos que se esquecem, é falsa a ideia que o Porto é de longe a equipa que mais faz pelo ranking de Portugal na UEFA. Ver aqui.

Conclusão: por mais que doa aos adeptos do Porto (e deve doer), não é da UEFA que se devem queixar, nem é da Liga. É dos dirigentes do clube que, pelo menos nos dois jogos em questão, ofereceram bens aos árbitros como contrapartida de um eventual benefício. Esta decisão da UEFA repõe um pouco a justiça: é ridículo que um caso de corrupção não tenha quaisquer consequências desportivas. Que um clube possa corromper ou tentar corromper um árbitro e que a pena não influencie em nada os resultados desportivos. O FCP vai sofrer desportivamente com os erros do passado, e é bem feito.

Para o ano não há Champions, não há o dinheiro da Champions, não há o glamour da Champions. Para compensar será necessário vender jogadores e algumas das estrelas de bom grado mudarão de clube para um que lhes permita disputar taças europeias. Aguardam-se as cenas dos próximos episódios.

11 comentários:

Anónimo disse...

Nos últimos 10 anos talvez tenha sido o Porto a dar mais pontos no total... E em termos de imagem é o Porto, não os de Lisboa, como o Benfica, que tanto sobe como desaparece!

Vicente

Teté disse...

Pois também acho que, independentemente do clube, quem tenta ou corrompe um ou vários árbitros tem de se castigado.
Quando não, adeus desporto honesto... ;)

Ana disse...

Infelizmente, concordo. E sou simpatizante do FCP...mas tem de haver castigo. Mas que é uma ganda nóia a UEFA ter aproveitado o apito dourado para fazer do FCP bode respiratório da corrupção desportiva...pois, é que o FCP não é italiano, como já disseram algures...
Tenho pena, porque com a saída do FCP perderam-se as hipóteses de ver uma equipa portuguesa a chegar ao pódio...(sim, porque estou memso a ver este benfica desta época a conseguir isso...)...

Nelson disse...

Vicente: nos últimos 10 anos o Porto, nos 10 anteriores o Benfica, nos anos 60 era o Eusébio. Para o ranking actual os últimos 5 anos, e apenas esses.

Grafonola: o Milan e a Juventus foram considerados culpados ANTES de a regra ter sido criada. Foi precisamente criada por causa deles, para impedir casos idênticos no futuro. E parece que não é só o Porto. Já se fala no Cluj (Roménia) e CSKA Moscovo (vencedor da UEFA em 2004)

Anónimo disse...

Bem me parecia que o CSKA tinha aldrabado o jogo com o Sporting. É muito mais agradável ver as coisas por esse prisma do que ter de enfrentar a realidade dessa famigerada final =P

Entretanto, é bode *expiatório, não respiratório.

Quanto à suspensão, é como já tinha dito no outro post sobre isto - mesmo que não tenham sido a equipa que mais contribuiu nos últimos 5 anos, parece-me mais ou menos incontornável que têm o melhor plantel este ano =/ é certo que o Quaresma quer sair e é possível que o Postiga aprenda a jogar à bola - o que daria equilibraria as coisas em termos nacionais - mas não deixa de ser bastante idiota esta coisa de só se ter despachado agora o Apito Dourado. Não só não houve consequências desportivas de qualquer importância a nível interno como as que houve - externas - são prejudiciais para o ranking nacional.

Enfim...

Nelson disse...

penso que "bode respiratório" é uma citação do Jaime Pacheco (quem mais?)

Se não houve consequências desportivas internas é precisamente por causa desse excelente plantel. AS consequências externas acabam por trazer alguma justiça: seria ridículo que um clube considerado culpado de corrupção pudesse continuar a sua vida e celebrar o título como se nada fosse.

A UEFA pode querer fazer do Porto um exemplo, mas percebe-se a sua atitude. A regra é nova e obviamente que na primeira oportunidade para a implementar não vão ser brandos. É preciso transmitir a mensagem de dureza para impor respeito. O Porto até é uma vítima algo despropositada, mas um clube corruptor não pode alegar ser uma vítima em todo o processo...

Quanto ao ranking... logo se verá. Mas não me parece que seja um objectivo primordial. Ter um ranking mau não é um problema, é um sintoma de um problema.

Grafonola disse...

E foi só o Porto que esteve envolvido no apito dourado?...

Grafonola disse...

Caro queiró, sei perfeitamente que é bode expiatório. O queiró é que não percebeu a piada...corre pela net um mail com ditos de jogadores, e conta-se que o jardel falava em ser o "bode respiratório" de não sei o que, ao invés de dizer "bode expiatório". Esclarecido? Para a próxima coloca aspas nas piadas que fizer, já que não são logo entendidas por alguns... :-p

Grafonola disse...

Nelson, foi do jaome pacheco? tinha a ideia que era do jardel...mas como vi isso num daqueles mails que nos mandam...

Grafonola disse...

Irra que hoje saem-me só gralhas dos dedos...queria dizer "coloco" e "jaime",

Quanto ao resto...concordo que tem de haver castigo. Mas perdeu-se uma equipa bem capaz de ganhar a champions. Descilpem, mas este benfica não o vai conseguir...

Grafonola disse...

ps - desculpem...