09 junho 2008

Dia 3

E ao terceiro dia jogou-se a primeira jornada do "grupo da morte". Itália, França, Holanda, e Roménia. Respectivamente, campeão do mundo, vice-campeão do mundo, a eterna favorita do público que nunca ganha (excepto em 1988) e o outsider a ver se herda um pontinho para não ir para casa de mãos a abanar. Desde cedo começaram as previsões sobre qual seria a equipa a juntar-se à Roménia no regresso a casa.

E eis que... a França acusa a falta de Zidane e empata com a Roménia e a Holanda espeta 3 secas aos campeões do mundo. Com fora de jogo ou sem ele, a nova laranja mecânica já vai à frente do grupo.

Agora, começa a nova onda de previsões, tendo em conta os resultados actuais, já a dar a Holanda como recém-nomeada favorita do grupo.

Por um lado, este grupo faz-me lembrar o nosso grupo no euro 2000: Portugal, Roménia, Alemanha e Inglaterra. Com alemães e ingleses claramente favoritos, passámos nós, em primeiro lugar, e a Roménia em segundo. A Roménia apurou-se com 2 empates e uma vitória contra os ingleses, beneficiando do hat-trick do Sérgio Conceição para fazer a festa. Ingleses e alemães, sem saber bem o que lhes aconteceu, voltaram para casa. Agora temos os 2 grandes favoritos a acusarem dificuldades inesperadas, a Roménia a defender como pode e a conseguir segurar um empate e a Holanda a dar baile aos italianos. Quem sabe se a história não se repete?...

Por outro lado, quer a França, quer a Itália têm uma longa história de apuramentos in extremis e raramente se deixam impressionar com más primeiras jornadas.

A ver vamos, mas seria divertido que os dois melhores há apenas 2 anos ficassem pelo caminho logo na primeira ronda. Seria um óptimo aviso para os futuros campeões: em 2 anos muda muita coisa no futebol e cada vez mais as fases finais são competitivas.

Nos restantes grupos, nada de novo. A Alemanha afirma-se como favorita no grupo B, Portugal assume esse papel no grupo A. Amanhã estreiam-se os campeões europeus, no mesmo grupo de Espanha, Rússia e Suécia. Vamos a ver que mais surpresas nos reserva este europeu.

1 comentário:

Ana disse...

e lá estamos nós nos 4os de final!!!!