23 junho 2008

Pelo andar da carruagem...

O campeão europeu nem passou da fase de grupos. O vice-campeão mundial também não. O vice-campeão europeu (somos nós) ficou pelos quartos de final. O campeão mundial idem. A poderosa Holanda, favoritíssima a passar às meias-finais perdeu com uma fabulosa equipa russa. Já a Croácia, que venceu sem apelo nem agravo a Alemanha, perdeu contra a Turquia. E até a Espanha veio ajudar ultrapassando a maldição do dia 22 (já foram eliminados por 3 vezes nos penalties a 22 de Junho; ontem teria sido a quarta). Um a um, caem os favoritos. Acho que nas previsões iniciais só a Alemanha era considerada séria candidata a um lugar na meia final.

Pode-se dizer que as contas já sairam furadas a toda a gente, ninguém previa que as meias finais fossem Alemanha-Turquia e Espanha-Rússia. Pelo sim, pelo não, deixei de fazer prognósticos. Agora torço pela Espanha, já lá vão 24 anos da última vez que chegaram a uma meia final de uma grande competição e a qualidade das equipas que têm apresentado anda a justificá-lo.

Pelo andar da carruagem ainda vamos ter uma final Turquia-Rússia, querem ver?

Pode tirar-se, isso sim, uma grande lição deste europeu: jogar a terceira jornada com a equipa B para descansar jogadores não é grande vantagem quando se joga contra um adversário motivado. Que o digam Portugal, Croácia e Holanda, que tiveram 1 semana para recuperar as forças para o jogo dos quartos de final e não conseguiram. Sobretudo no caso holandês e croata, falharam as forças contra adversários mais fracos. Já no nosso caso falhou a concentração e fomos superados pela estratégia alemã que nos troucou as voltas. Quem sabe se uma nova teoria surge: em vez de fazer descansar a equipa toda, manter a espinha dorsal, mesmo correndo o risco de uma lesão, e trocar só 3 ou 4 jogadores. Manter os mecanismos a funcionar, a equipa rotinada, a motivação em alta.

7 comentários:

Serendipi7y disse...

Estou a torcer por uma final Rússia-Turquia. :p

Teté disse...

A final Rússia-Turquia num campeonato europeu tinha a sua piada... Até porque ambos são mais asiáticos do que europeus. A Turquia então, só por uma unha negra do seu território pode ser considerada como tal!

Mas sim, também estou por nuestros hermanos, que desta vez não vieram com a proa de faltam X dias para ganharmos, como em 2004...

Nelson disse...

Israel também pertence À UEFA, participa nos campeonatos da europa e nas competições europeias. O mesmo se passa com o Cazaquistão. E estes nem uma unha negra têm! ;)

Goncas disse...

Depende do que se entende por Europeu, que nunca se pode dizer que seja um conceito geográfico. Eu dou um exemplo: Agostinho de Hipona nasceu na África do Norte, a 200 km do mar e é um dos pais da civilização europeia. E o Cristianismo, pedra basilar da Europa, começou pelo Oriente do Mediterrâneo... Europa nunca será um conceito bem entendido. Os Russos são, os Turcos são e não! E os Israelitas são aquele mundo de fronteira. Afinal uma boa parte da sua nação é de ascendência directa europeia. Nem todos serão deste género, mas aí podemos reconhercer muito do que é Europa, pelo menos a "nossa". Mas deixo ao vosso critério a escolha final. Divirtam-se!

Ana disse...

o que me dá muita muita raivinha é que os portugueses deram uma banhada aos turcos na fase de grupos, caraças!!!!!!!!!!!!!!

Estou em concordar que uma final russia-turquia num campeonato europeu era o cúmulo da ironia...desculpem lá mas só levam meio troféu!!! afinal, são só meio europeus!! e mai nada!

Viva espanha!!!! Olé!!

Ana disse...

Esperemos uma final Turquia-Espanha!! Espanha, dá uma banhada aos turcos, olé!!!

Anónimo disse...

Concordo em absoluto: países meio-europeus, que vergonha!

Nos bons velhos tempos do 3º Reich não havia vergonhas destas.