10 junho 2008

Tá-se sempre a aprender...

E não é que o primeiro golo da Holanda ontem foi marcado em posição LEGAL???

Vejam o vídeo:


Claramente o Van Nistelroy está adiantado em relação aos defesas, tendo apenas o guarda-redes entre ele e a baliza. Logo, está fora de jogo. Ou não está?

Diz a regra do fora-de-jogo que um jogador está em posição irregular se, no momento do passe, estiver mais perto da linha de golo adversária que a bola e o penúltimo defesa.

Acontece que se um jogador sai das 4 linhas sem a autorização do árbitro a sua posição deve ser considerada para efeitos de fora de jogo. Voltem a ver o vídeo. Um defesa italiano caiu para fora do campo. Quando Van Nistelroy recebe o passe estão 2 adversários entre ele e a linha de golo e não apenas 1.

Se não fosse assim, sair das 4 linhas podia ser uma estratégia válida: por um lado um defesa que está perto da linha lateral, por exemplo, e muito recuado em relação aos seus companheiros de equipa, antevendo a possibilidade de passe a desmarcar um jogador adversário, saia do campo para colocar o adversário fora de jogo. Por outro lado, um avançado podia esperar calmamente pela bola fora do campo (e fora de jogo), por exemplo na linha lateral, é feito o passe para o flanco, começa a correr, e só entra em campo quando a bola o ultrapassa, ficando atrás da bola e portanto em jogo.

Ver também: Posição da UEFA sobre o 1º golo da Holanda.

1 comentário:

Ana disse...

Olha outro a tentar explicar-me o que é um fora de jogo...desistam, páhs!!! Não vale a pena!!