Os gajos que mandam na electricidade sugeriram à EDP que distribua pelos restantes clientes as dívidas incobráveis. E toda a gente ficou danada. O Manuel Pinho diz que é muito má ideia, os consumidores até espumam da boca de raiva, toda a gente fala em roubo, em injustiça, em não sei quê mais. Mas... não é já assim? Claro que é! Em qualquer empresa, se há dívidas que não podem ser cobradas isso vai afectar os números da rentabilidade. E quando se planeiam tabelas de preços de produtos ou serviços, quando se delineiam estratégias financeiras, quando se orçamentam rubricas várias, o que interessa é a rentabilidade final. Ora, se a rentabilidade é prejudicada pelas dívidas incobráveis, são sempre os outros que pagam a factura. Esta medida consiste apenas em chamar os bois pelos nomes e fazer com que toda a gente perceba que quando alguém lesa a EDP (ou outra empresa qualquer) achando que só prejudica um tubarão qualquer a quem o dinheiro não faz falta, na verdade prejudica todos.
Dizem os entendidos que o montante a pagar a mais pode chegar a 1 euro por mês por cliente. Isto só tem uma palavra: CHULOS! Mas não são os gajos da EDP. São os chulos que não pagam a sua factura da electricidade e quem a acaba por pagar no final sou eu! Já com os impostos é a mesma merda. Com o dinheiro que pago de IRS por ano dava para ir à Austrália 15 dias de férias. Com o dinheiro do ISP podia ir à Argentina. Com o dinheiro do IVA dava para uma volta ao mundo. Se todos pagassem o que devem, se calhar eu conseguia mesmo fazer uma destas viagens.
17 junho 2008
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5 comentários:
Comentário à passagem a produção do novo Honda FCX Clarity? Movido a uma pilha de hidrogénio? http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=963000&div_id=1660
Comentando o post: e não esqueças aqueles que vivem de todos os subsidios e mais alguns...
Comentando o Honda. Fosca-se, a esses preços...qd ganhar o euro milhões faço como a jamie lee curtis...
400 euros por mês por um leasing de 3 anos, já com seguro e manutenção é barato! Eu pago quase 300, sem manutenção nem seguro, por um leasing a 5 anos com 20% de valor residual e de cada vez que atesto largo 60 euros.
É por posts destes que eu gosto de te ler. É claro que qualquer empresa tem de incluir nos seus preços as margens de lucro, etc., ... e a margem dos caloteiros, claro. Não é por acaso que um empréstimo bancário em que dá uma casa como garantia tem uma taxa real muito baixa enquanto um daqueles empréstimos "gaste alarvemente no que quiser, sem perguntas, sem nada" leva com uma taxa de 20 ou 30 por cento - há que usar os juros extra para pagar os calotes.
Esta também me fez lembrar a notícia recente de que as empresas de transportes passam a estar autorizadas (!) a subir os preços que cobram pelos seus serviços se o preço dos combustíveis subir. Mas não estavam autorizadas? Eu pensava que estávamos numa economia de mercado e não na União Soviética...
aparentemente, não. há um preço tabelado do frete e em muitos casos as empresas de transportes fazem contratos a 2 ou 3 anos e que não podem ser renegociados. O que o Governo propõe agora é que os preços tabelados sejam indexados ao preço dos combustíveis.
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