20 maio 2008

Legalidade

Passa a ser legal no Reino Unido a criação de embriões humano-animal para investigação em células estaminais humanas.

Podem assim ser criados os chamados cíbridos, em que o material genético humano é inserido numa célula animal desprovida de material genético (aaaaah!), humanos transgénicos, com genoma humano e alguns genes animais inseridos (aaaaaaaaaaaah!), as quimeras, obtidas inserindo células animais em embriões humanos (aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!) e híbridos verdadeiros, cruzando gâmetas humanos e de alguns animais (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!).

Os embriões só podem ser mantidos durante 14 dias e não podem ser implantados, nem em humanos, nem em animais. Devo dizer que esta parte me deixa um bocadinho mais descansado. Senão, imaginem bem as conversas bizarras que poderiam ocorrer daqui a uns anos:

- És um porco!
- Não, tecnicamente sou um transgénico, só tenho meia dúzia de genes de porco.

- A tua mãe é uma vaca.
- Pois é, e a tua é um porquinho da índia.

- Mãe, porque é que eu tenho cauda?
- Pois filhinho, vamos ter de conversar sobre uma coisa... lembras-te de eu ter dito que o teu pai tinha sido escolhido por um laboratório?

- O meu gato às vezes até parece uma pessoa.
- O meu é mesmo. Bom, pelo menos o olho esquerdo.

Pesoalmente não sou contra estas criações bizarras, desde que sejam por um bem maior. Fazem-me confusão, mas no início do século XX também fazia confusão a muita gente tirar radiografias a senhoras, por questões de pudor.

3 comentários:

Anónimo disse...

hummm....

passa a ser legal?! queres dizer que já se anda a fazer disso por ai... às escondidas?!

Nelson disse...

eh pá, disso não sei nada. talvez, quem sabe?...

Ana disse...

Claro que já se faz isso às escondidas...ao tempo...