07 maio 2008

Grand Theft Auto

Na Nacional 1 um grupo de peregrinos a caminho de Fátima foi atropelado por um carro. Foram 9, todos de seguida. Ninguém morreu, mas um peregrino está em estado grave no hospital. Parece que o condutor adormeceu ao volante, passou para a faixa contrária e literalmente varreu os peregrinos todos de enfiada.

Há uns anos apareceu um jogo de computador, o Grand Theft Auto, em que se ganhavam pontos roubando carros, provocando acidentes e atropelando pessoas. Carros mais caros davam mais pontos, acidentes em que um camião cisterna explodia davam muito mais pontos e atropelar muita gente de seguida dava pontos de bónus. Havia mesmo uma situação no jogo em que se passava por um grupo de pessoas a andar a pé, em fila indiana (uma procissão, ou um grupo de escuteiros ou lá o que era). Se os conseguíssemos atropelar todos de uma assentada dava uma catrefada de pontos.

Enfim, em geral a ficção imita a realidade, mas às vezes os papéis invertem-se. A grande diferença aqui é que no jogo os atropelamentos em série eram de propósito.

7 comentários:

kanjas disse...

O primeiro GTA!! Aquele que se via de cima e gerou muita polémica :D
Ai que saudades! Por acaso quando vi a noticia tambem me lembrei do GTA :)

Ah! E os gajos que iam em fila indiana eram uns cor-de-laranja e acho que eram gangs ;)

Nelson disse...

podiam ser hare krishnas.

Pedro Pinheiro disse...

Gangs não eram de certeza, que nunca retaliavam. E quanto ao que toca controvérsia... o primeiro, dizes tu? Claramente nunca ouviste falar do Jack Thompson!

Teté disse...

Esta juventude está perdida: jogam jogos em que a finalidade é matar pessoas!!! (virtuais, OK!)

Depois admiram-se que ande prái tanto psicopata à solta... ;)

Anónimo disse...

Por acaso a juventude não está perdida. Não tenho a fonte de informação, mas se relacionar o número de psicopatas com a disponibilidade de jogos como o Doom, o Postal ou o GTA verifica-se que estes jogos servem de escape.

Obviamente que também há o problema contrário, como vimos em Colombine ou em Virgina Tech. (Mas este problema parece ser pontual à um pais.)

Só para terminar, acabou de sair a versão 4 do GTA onde a complexidade do jogo é enorme. O teu tempo de vida mede-se em semanas e não me horas (como geralmente se mede o tempo de vida dos jogos)

Nuno disse...

era uma coluna militar. ouvia-se os gajos a marchar o que geralmente era sinal para voltar para trás, ir à procura deles, alinhar o carro e ganhar uns pontos de bónus. :)

Ana disse...

Escape??????? o meu pai um dia resolveu meter-me a jogar Doom como escape...basta dizer q eu me ia passando dos carretos...e q o PC quase q ia à vida...
Já houve um CSI qq em que um conjunto de putos andava transpor o formato de GTA para a realidade...