13 maio 2008

Fait divers

E sai mais um: Sócrates a fumar no avião.

Antes de mais, as regras são e já são assim há muito tempo: é proibido fumar em todos os voos que tenham origem ou destino em qualquer estado-membro da União Europeia e também em qualquer voo de companhias da União Europeia, mesmo que voando em destinos fora da UE. É também proibido fumar em qualquer voo de ou para a América do Norte e em qualquer voo de companhias norte-americanas. As regras já são assim há muito, muito tempo. Lembro-me que em 1995 fui ao Canadá e já era proibido fumar no avião, porque ia para a América do Norte. Na UE a proibição terá começado em 99 ou 2000 ou coisa assim. Muito antes até da lei anti-tabaco que entrou em vigor em 2008.

Eu não gosto de atirar pedras a ninguém, até porque tenho telhados de vidro (já conto), mas sabendo o Governo como bem sabe o que a imprensa nacional aprecia estes fait-divers de membros do executivo, sabendo como sabem as várias histórias que têm assombrado este mandato, não conseguiram ter o mínimo de bom senso e não fumar durante o voo? É mesmo preciso mandar mais achas para a fogueira??? Foi a história da licenciatura, depois a história dos projectos, as questões com a liberdade de expressão dentro dos serviços da administração pública, as edições à biografia na wikipedia, agora isto? O Governo não tem consultores ou assim que expliquem porque é que é muito má ideia fumar a bordo de um avião da TAP, ainda por cima numa viagem oficial com um batalhão de jornalistas a bordo?

Última nota: o comandante "não gostou da situação, mas disse para arrranjar uma zona para fumar, se não ainda acabariam a fumar no 'cockpit'". Até parece que as tripulações não fumam...

---

Os meus telhados de vidro: em 95 fui ao Canadá, já era proibido fumar em todos os voos de ou para a América do Norte mas... bom, na altura os alarmes de incêndio não eram tão sensíveis como agora, fui à casa de banho umas quantas vezes fumar um cigarrito; a minha desculpa: tinha 18 anos, era um bocado parvo. Se o alarme tem disparado obrigava a uma descida de emergência e arriscava-me a uma pena de prisão e a uns belos tabefes até porque os meus pais não sabiam que eu fumava na altura. O truque era simples: aponta-se a saída do ar condicionado na direcção do alarme de incêndio, vai-se fumando, afastando o fumo com a mão e puxando o autoclismo várias vezes para provocar a pequena corrente de ar necessária para desanuviar o ambiente; nos tempos que correm não funciona: as saídas de ar condicionado já não são reguláveis nos WC e os alarmes de incêndio têm uma área sensível muito maior, disparam por tudo e por nada.

E em 2002 num voo da TunisAir o senhor comandante assim que descolámos, quando apagou o sinal de cintos de segurança também apagou o sinal de proibido fumar. Parece que em 2002 já era proibido fumar em qualquer voo de ou para a UE mas ou ninguém avisou a TunisAir ou avisaram e eles esqueceram-se de apontar (o voo era Lisboa-Tunis). Quando vi toda a gente a acender cigarros juntei-me à festa.

Hoje em dia já estou perfeitamente acostumado a não fumar durante o voo, já nem me custa. Claro que volta e meia penso em fumar um cigarro, mas pego noutra pastilha, leio o jornal ou então tento dormir e 5 minutos depois passa.

8 comentários:

Teté disse...

Acho é que são todos uma cambada de hipócritas! Fazem as leis, para os outros, que a eles não se aplica... :S

Ana disse...

#mas sabendo o Governo como bem sabe o que a imprensa nacional aprecia estes fait-divers de membros do executivo, sabendo como sabem as várias histórias que têm assombrado este mandato, não conseguiram ter o mínimo de bom senso e não fumar durante o voo? É mesmo preciso mandar mais achas para a fogueira???#

Ora aí está, caraças!!! é que nem se preocuparam em disfarçar!!! é isso que não entendo...estão a atirar "eu sou PM e tu não nãnãnã" à cara do Zé POvinho ou que??? Mas o sócras não podia ser mais cretino ainda???

Ana disse...

Ah, a Tap afirma que "o cliente é que manda"...

Ana disse...

E se o cliente quisesse snifar uma linha de coca, arranjavam-lha???

Ana disse...

errrrrrr....provavelmente até arranjavam....

Ana disse...

O jóve uma vez, por ser proibido fumar na zona do aeroporto, teve de sair e voltar a passar pelo processo de entrar na zona reservada a passageiros...tudo por um cigarrinho...

Anónimo disse...

Parece que de vez em quando o PM é visto a correr no meio do Povão...
Nas horas de tédio em voos intercontinentais( e telvez não só) fuma um cigarrito.
O que é engraçado é que nos mé(r)dia fartam-se de passar referências ao jogging do PM cá e em visitas de Estado lá fora. Nunca vi referência ao homem fumar.
Qualquer pessoa tem o direito de fumar, mas parece-me que o jogging é uma imitação barata do Clinton.
Alguém explica ao PM que é contraproducente um desportista fumar?
Ou será que atrapalha a propaganda?
Porreiro, pá!

Nelson disse...

não sejas mauzinho. ele tem o hábito de correr há muito tempo. lembro-me de ele ter feito uma mini-maratona quando ainda nem era secretário geral do PS, não foi coisa de que se tenha lembrado agora.

e tem havido referências ao facto de ele fumar, embora não tão frequentes (e também não tão relevantes...)