09 abril 2008

Considerações

Mário Machado, diz que não se considera racista. Diz ele que orgulho numa raça não é o mesmo que ódio por outra raça. Sente-se orgulhoso por ser branco, mas não odeia os negros. E nem sequer defende a supremacia de uma raça em relação a outra, seja em termos físicos ou em inteligência.

Acho que já encontrámos um forte candidato ao prémio Semântica 2008.

É que, mais à frente na notícia, pode ler-se que o excelentíssimo Mário Machado também acha que "há a propensão da raça negra para o crime". E ainda, a cereja no topo do bolo tendo em conta que está acusado de uns quantos crimes de agressão, diz que "Não há problemas que se resolvam com a violência". Bravo! Estou maravilhado.

9 comentários:

Ana disse...

Tu, e eu! Prémio semântica: já temos indicutivel vencedor. O gajo havia de se safar bem com uma carreira politica...

Pedro Pinheiro disse...

E para o prémio de gramática do dia: não se separa o sujeito e o predicado com uma vírgula. Portanto tira lá a vírgula entre "Mário Machado" e "diz que (...)" :)

Nelson disse...

ah, pois. é que eu ia pôr entre vírgulas alguma coisa a dizer quem é o Mário Machado mas depois mudei de ideias. Essa vírgula é um fóssil desse tempo.

Ana disse...

Pá, que policiamento da gramática que vai para aqui! Ó sujeito...diz lá à virgula para não te separar do predicado!

Bem, estamos sempre a aprender. Quer dizer, há coisas que nos soam bem e coisas que nos soam mal. Agora lá explicar porquê?...o meu reino por uma gramática!

Anónimo disse...

OK o gajo é um sacana desbocado e intolerante com tendências neo-nazis.
OK II Eu não gostaria de viver num país em que o Primeiro-Ministro fosse o Mário Machado!!!
Agora o que muita gente não percebeu é que muita da sustentação da acusação (de discriminação racial) baseia-se no que ele escreveu(terá escrito na "semântica" da defesa desse fache) na blogosfera e num forum.
Os crimes são uma coisa, agora a malta do Ministério Público não tem mais nada para fazer?
Além do populista do Marinho Pinto até o Pacheco Pereira no Abrupto diz que este processo tem uma origem muito mal contada.
O que ainda se percebe pior o porquê é que nós temos uma chamada extrema-direita que não mete medo a ninguém.
Aí há um ou dois anos vi na televisão que numa manifestação que eles (para aí 100 pessoas) fizeram a passar pelo Martim Moniz a Polícia estava lá para os proteger a eles! Pois uns africanos estavam com cara de poucos amigos e se não estivesse lá o Corpo de Intervenção da PSP... Seria uma cena para o Guiness primeira manif racista a ser desbaratada pelos seus alvos.
Desculpe o testamento mas cada vez estou mais cínico e nada é o que parece.

Nelson disse...

até pode ser uma acusação mal amanhada no que toca à distribuição de propaganda de ideologia nazi. Mas as acusações de posse de arma proibida e agressão não me parecem ser do mesmo calibre...

O jogo da defesa do Mário Machado e do movimento é precisamente o de desqualificar as acusações como sendo uma manobra política. Fazer dele um mártir e tirar com isso proveitos para a carreira política do PNR e dos hammerskins. Mário Machado NÃO é acusado de um delito de opinião. É acusado de crimes de facto muito mais sérios que isso. A instigação a comportamentos violentos, mesmo sem praticar actos violentos pelas próprias mãos, é crime.

Ana disse...

O nelson disse tudo. :-p

Anónimo disse...

Crimes são crimes disso não há dúvida. Até me parece que o deveriam acrescentar à acusação mais crimes pela intimidação e ameaças à integriadade fisica (com várias testemunhas). O problema é que a defesa da identidade das testemunhas e o medo fundado de represálias não permitem que as pessoas se cheguem à frente.
Eu não sou PNR nem FN fui há mais de uma dezena de anos nos meus tempos de ESPORTEM(como dirá o anfitrião) JUVELEO (nunca formalizei a adesão ao 1143) Cheguei à conclusão que não era o meu caminho passei por SHARP e neste momento sou "só eu por mim".
O que me acredite pode ser perigoso.
Apenas tentei demonstrar com um exemplo extremo que temos uma comunicação social que faz a "uma indignação selectiva".
Existem grupos que fazem o Mário Machado parecer um escuteiro. Que não sao perigosos, são perigosíssimos!Não posso dizer mais.
O que me preocupa é que depois do circo e da condenação à volta do Machado, a malta dos "brandos costumes" caia num falso sentimento de segurança.E não se tomem as precauções necessárias, porque os perigosos não aparecem na televisão a dar entrevistas e a mostrar caçadeiras!!!

Nelson disse...

naaaa, é tudo "bons rapazes". aquela malta só prefere o cabelo rapado por causa dos piolhos e as tatuagens são apenas uma manifestação artística.