01 abril 2008

Chatos

Foram os piolhos púbicos assim baptizados por serem incomodativos como as pessoas chatas ou foram as pessoas aborrecidas chamadas chatas por chatearem como os chatos?

Será esta uma dúvida do mesmo estilo da pergunta da galinha e do ovo?

E será que alguém se importa?

19 comentários:

Ana disse...

Eu importo-me. Já agora gostava de saber qual o peso do insulto que dirijo a alguém, né? Será que são chatos como os chatos ou chatos como os chatos?...percebeste?

A questão da galinha e do ovo foi uma vez resolvida assim: antes de haverem galinhas, já haviam ovos. Portanto, o ovo nasceu primeiro.

T. disse...

(grammar police)

antes de HAVER galinhas já HAVIA ovos

(/grammar police)

Nelson disse...

<htmlpolice>

As tags não são colocadas entre parêntesis e não podem ter espaços.

</htmlpolice>

Pedro Pinheiro disse...

<police type="html">
A polícia ser html/grammar vai para um atributo, não para o nome da tag, de acordo com as convenções modernas (html 4.01)
</police>

(PS: Pré-visualizar, como te adoro. Tinha os "angle brackets" trocados)

Nelson disse...

pronto, leva lá a bicicleta. és o maior geek de todos :P

Ana disse...

Olha pra esta policia... antes de HAVEREM galinhas já HAVIAM ovos. Galinhas é plural. Ovos é plural. Sublinhe-se o plural e o enfâse colocado no plural.

knit_tgz disse...

grafonola: Ciberdúvidas:Erros mais frequentes.

Nelson disse...

Grafonola: é melhor ficares caladita

Ana disse...

Vocês são chatos... :-p

Ana disse...

Com isto quero dizer que, ao invés de se limitarem a corrigir, ou a mandar-me tar caladita, poderiam ter explicado o porquê da correcção...erros toda a gente comete e ninguém nasce ensinado. Logicamente que eu iria ficar na minha até chegar algum argumento válido...

A tania limitou-se a corrigir. Não explicou o porquê do erro. O Knit, por acaso, indicou-me um link (obrigado!), a partir do qual fiz outra pesquisa.
E o faxavor foi chato :-p.

Vá, continuo à espera que do argumento válido e assertivo. Se não, dou-o eu... :-p

Ana disse...

Ah, já agora, deixa-me comentar a tua "frase" da lateral do blog... ;-p... mais vale ficar calado e parecer estúpido do que abrir a boca e acabar com as dúvidas, certo? Sob essa linha de pensamento, agora com uma interpretação mais geral, ninguém faria perguntas nem colocaria dúvidas.
As dúvidas surgem naturalmente em todos aqueles que estão em processos de aprendizagem, certo? O que aconteceria se deixássemos de as colocar, por muito estúpidas que fossem essas dúvidas? Não haveria ninguém para nos dizer que a dúvida era parva e o porquê de o ser.
Como vamos saber que o erro é um erro se ninguém o corrigir (repara que usei o verbo corrigir, e não o verbo apontar... :-p).
E obviamente que sem argumentos válidos não ia na conversa... mas, pronto, já os encontrei, mea culpa, e já sei qual era o erro e porquê. E ainda podia acrescentar um pormenorzinho, explicativo do porquê de ser muito normal haver quem dê determinados erros numa Língua, mesmo que a materna... :-p

Nelson disse...

não sei quanto a ti, mas eu, como tenho poucas certezas no que diz respeito à gramática, quando alguém me aponta um erro vou tentar confirmar antes de rejeitar a correcção.

À primeira vista o teu argumento "galinhas é plural" até parece válido. Como é que havia a Tânia de argumentar o contrário? Nem toda a gente encontra rapidamente o link certo do ciberdúvidas (e às vezes nem existe). Obrigado ao knit por o ter feito.

Ana disse...

Pois, eu costumo ter certezas, mas às vezes falha. Lógico... :-p e não estava a receber explicação, mas, como eu disse, o knit forneceu-a e fui pesquisar a partir daí... qd um nick desconhecido me aponta o erro mas não justifica, quanto a mim não me mostra onde estava o erro. O knit mostrou.

E, com efeito, a tania está correcta. Pois o verbo "Haver", qd é empregue no sentido de indicar passagem de tempo (no sentido de existir, acontecer...), não é conjugado em relação ao sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e é impessoal, ou seja, é como se fosse conjugado na 3a pessoa do singular.

E, como já disse, obrigado ao knit por tirar as dúvidas e sorry à tania por não ter acreditado nela, mas até prova em contrário, é só um nickname num ecran...

Nelson disse...

há dias assim.
ou será hão dias assim? ;)

Anónimo disse...

HÃO dias assim... :-p =DD páh, com este exemplo eu tinha aceitado logo... ;-p

Teté disse...

Bem me parecia que um post sobre chatos não me levaria longe...

Até veio a polícia e tudo? Para discutir a utilização do verbo haver???

Ui, que interessante... :)

Grafonola disse...

LOOOOOL, tete ao menos nunca mais me esqueço desta =D

Quem diz que não se aprende nos blogues?....

Sun Iou Miou disse...

Agora, entre ovos e galinhas, estou eu a pensar porquê é que em galego se chamam "piolhos patos"?

Ana disse...

Então, sun, porque??