09 abril 2008

Suplementos

Tenho a televisão ligada na RTPN. Não sei porquê, mas tá. E começou agora um documentário a falar no caso da Depuralina. Para quem não sabe a Depuralina é um suplemento alimentar que alega (segundo diz a publicidade) que consegue eliminar os resíduos acumulados no nosso corpo e que podem chegar a 20 kg de... bom, de lixo que vai por cá ficando. Garante efeitos milagrosos, perda de peso de forma saudável, 100% natural e por aí fora.

Acontece que na semana passada a Depuralina foi retirada do mercado com o Infarmed a indicar que havia sérios indícios de relação causa-efeito entre a Depuralina e casos de toxicidade. Até ao momento são 8 os casos contabilizados. Em Espanha, não havendo casos no género, seguiram o nosso exemplo e também interditaram a Depuralina.

E tou a achar piada a alguns argumentos invocados pela pessoa que está no debate a defender a depuralina (não sei o nome dele).

Por exemplo: A Depuralina é um produto natural, não é um medicamento. É feito à base de plantas, ao contrário dos medicamentos. Serve este argumento para justificar o bem que faz e o facto de ser inócuo.

Mas eu de repente lembro-me de algumas coisas naturais e à base de plantas: por exemplo, a nicotina, 100% natural e produzida pela planta do tabaco. Ou a cicuta, uma deliciosa beberagem (perguntem ao Sócrates ou ao Platão ou lá quem foi o grego que apanhou um pifo com isto) segregada também por uma planta.

Outro argumento é o facto de os produtos naturais terem uma reputação que fala por si e que as pessoas os tomam e efectivamente se sentem bem. E vai daí, ocorreu-me: o haxixe é:
a) natural
b) à base de uma planta
c) faz as pessoas sentirem-se bem.

Porque não podemos comercializar o haxixe como suplemento alimentar? Porque é que quem quer vender Depuralina pode estar ao balcão de uma farmácia e quem quer vender haxixe tem de andar por becos e ruelas sempre a tentar fintar a bófia?


Disclaimer: a Depuralina merece-me o mesmo crédito que qualquer outro suplemento alimentar que promete perda de peso sem esforço, exercício, ou restrições alimentares e com resultados garantidos e milagrosos: NENHUM. Não estou a discriminar a Depuralina e aos fans da Depuralina que lêem este blog gostaria de garantir pessoalmente que iria atacar qualquer outro produto que tivesse sido interditado e em cuja defesa fossem usados argumentos igualmente imbecis.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ali o "1005 natural" Querias dizer 100% natural certo?
:)

Nelson disse...

pois, falhou o Shift. Obrigado, já corrigi.

Anónimo disse...

Nao tens de que :)
Ate eu que sou perfeito nao sou perfeito :P

Teté disse...

Natural por natural, prefiro a nicotina... :)))

Pedro Pinheiro disse...

Não vamos chegar à nicotina ou à cicuta. Os frutos (e, se bem me lembro, rama) das batatas são bastante tóxicos.

No genus prunus, é comum (por exemplo nas ameixas, pêssegos, cerejas, amêndoas, etc) a presença de cianogénicos.

Isto, claro, para não falar em fungos, que jogam toda uma outra modalidade no que toca toxicidade. :)

Inversamente, uma porção significativa dos medicamentos usados hoje em dia teve em alguma altura origem em plantas. Por exemplo o quinino (droga de eleição até aos anos 40 para tratamento da malária) tem origem vegetal. Os opiáceos são outro exemplo.

Enfim, esta mania dos produtos naturais irrita-me solemenente, mas que há de se fazer?

Nuno disse...

Pedro, desculpa mas não resisti... primeiro fazes um comentário sobre uma virgula que estava fora de sítio e depois escreves: solemenente.

Mas devo dizer que gostei particularmente da palavra :D

Ana disse...

Olha, e eu a pensar q essa coisa era um laxante...como dizes que elimina 20 kilos de "lixo"...não estava a ver outra via =DDD

Mas já disseste tudo: suplementos que prometem emagrecimentos milagrosos?... LOOOOOOOOL! Só se for da conta bancária!

Ana disse...

Pois, queima-gorduras. Digam antes laxante e diurético. Eliminação de água e electrolitos. Desequilibrio osmótico no organismo. Catrapimba, hospital.

Mas, desculpa lá, tb há pessoas que são alérgicas (com choques anafiláticos) aos amendoins. E aos morangos. E ao marisco. E à pimenta. E etc. E, que se saiba, não são proibidos.

Nelson disse...

sim, e já nos chegam as coisas que aparecem naturalmente e que podem provocar episódios alérgicos. Não precisamos de fazer mais umas quantas.

Há muita documentação sobre o que pode acontecer na ingestão de alimentos quando se é alérgico. Quanto à Depuralina...

Ana disse...

Quanto à depuralina...está por depurar! ;-D