14 dezembro 2007

Tempo e Espaço

Fui à secretaria de graduação do IST. Fui lá para levantar o diploma de um amigo, já que onde ele está é um bocado complicado tirar uma manhã para ir lá pessoalmente (sempre são 3000 km e só há um voo diário).

A secretaria de graduação do IST é um dos locais mais inóspitos do planeta, a par com a Antártida, o deserto do Sahara ou as chaminés sulfurosas do fundo do Atlântico. É um local onde a vida se esvai lentamente e nada podemos fazer para a agarrar. É por isso que tem um dos piores registos de produtividade do planeta.

E finalmente compreendi a razão de tal agonia enquanto se espera e espera e espera e espera pela vez de ser atendido.

É que a secretaria de graduação do IST é um buraco negro. E nas imediações de buracos negros podemos assistir a fenómonos apenas explicados pela relatividade geral e pela mecânica quântica.

Para já, sendo um buraco negro, à medida que nos aproximamos do horizonte de acontecimentos (para os devidos efeitos práticos, é a superfície do buraco negro, o limiar a partir do qual não é possível voltar para trás), as noções de tempo e espaço deformam-se e o tempo começa a correr mais devagar, mais devagar, mais devagar... até que pára. Dentro da secretaria, dentro do buraco negro, o tempo pára completamente e por isso mesmo qualquer operação, por mais trivial que seja, demora um tempo infinito.

O tempo abranda de tal forma quando esperamos pela nossa vez na secretaria que por vezes os utentes ficam lá tempo suficiente para serem dados como desaparecidas à polícia pelos familiares.

E é nessa região, perto, muito perto do horizonte de acontecimentos que podemos constatar em primeira mão o princípio de incerteza de Heisenberg. Nomeadamente, ΔEΔt≥h/2π. ΔE é a incerteza na medição da energia e Δt é a incerteza na medição do tempo; h é a constante de Planck. Ou seja, quanto maior a precisão na determinação da energia maior a incerteza na determinação do tempo.

Dentro da secretaria a energia das pessoas é exactamente zero. As pessoas perdem completamente as suas energias enquanto esperam pela sua vez. E por isso a incerteza na determinação do tempo é infinita. Nunca se sabe bem quanto tempo se demora lá dentro. Quando saímos e olhamos para o relógio podem ter passado apenas 5 minutos ou 5 horas. Ou 5 dias como reza a lenda de alguém que precisou de 5 dias para se inscrever numa cadeira (ou então não é lenda nenhuma e eu inventei isto agora, mas vai dar ao mesmo). O tempo e o espaço perdem o seu significado e por lá ficamos, eternamente à espera, à espera que chegue a nossa vez.

E quando nos dizem que fizemos tudo mal, que os impressos estão mal preenchidos, que temos de ir preenchê-los novamente e depois voltar para o fim da fila e aguardar novamente, apáticos e sem energia, aceitamos a informação que nos é dada, pegamos nos impressos e, despidos de qualquer capacidade de reagir, preenchemos novamente, voltamos ao fim da fila e damos início a novo processo.

E a "vida" continua...

11 comentários:

Sun Iou Miou disse...

Uma dos melhoríssimos textos que tu escreveste ultimamente. Bem pelo amigo que te pediu o favor (`_^).

Rui Pereira disse...

O que me faz pensar que ainda nao fui buscar o meu...acho que podera esperar mais um ano. Agora com a tua experiencia, ja pensaste em te tornares mercenario e comecares a receber avultadas quantias para ir tratar de assuntos na secretaria?

Nelson disse...

:)

não há dinheiro no mundo que pague esse tipo de serviço...

Anónimo disse...

a 3000 km de distância, dizes tu ? hum, acho que é o meu diploma de que estàs a falar... Obrigado !

Anónimo disse...

Grande descrição desse magnífico serviço que todos os que passam pelo IST tão bem conhecem! Pequena correcção apenas: agora chama-se "Núcleo de Graduação"! É claro que, como já dizia o Shakespeare, mesmo mudando de nome manteve todo o seu encanto...

Nelson disse...

David: eu é que agradeço, pelo post que a experiência inspirou

Faisca: muda o cheiro mas a merda é a mesma, em bom português

Teté disse...

Concordo com a Sun, o texto está brilhante!

Eu não, mas aqui a famelga (marido, mana, cunhado) andou toda nessa casa, de modo que histórias como essas ui, ui...

A minha irmã passava a vida a falar "da velha da secretaria", mas suponho que essa já esteja reformada...

Nelson disse...

há já algum tempo, sim.

Também devem conhecer o "morsa", o famoso gajo do bigode, não?

e o velhote que "ajudava" nas inscrições, com um cigarro ao canto da boca e outro entre os dedos da mão direita?

Redus Maximus disse...

Belo texto meu caro. Espero que a tua equipa de trabalho te aprecie!! :)

Ana disse...

De certeza que essas distorções espácio-temporais só ocorrem na secretaria do IST? Olha que eu acho que o fenómeno já se propagou...

Quanto ao texto, é como a Sun diz, obrigada ao David por te dar esta inspiração. Está um must! :-) Adorei.

Meg disse...

Como ja disseram antes, o post está do melhor :D

...Físicos...!! :P