06 dezembro 2007

Actualização de expressões

Volta e meia a língua portuguesa adquire expressões novas. E não me refiro a palavras, como bué, mas a expressões idiomáticas, como "mais velho que a Sé de Braga", expressão essa que só terá aparecido muito tempo após a conclusão da construção da Sé de Braga. Ou "isso vai dar uma ganda volta", expressão que ganhou nova expressão, passe a expressão (he he he; adoro figuras de estilo parvas), com os sketchs da série Lopes da Silva do Gato Fedorento.

Pois bem, por vezes é também necessário actualizar expressões já existentes. Por exemplo, a expressão "Obras de Santa Engrácia" que se refere a obras que nunca mais acabam vai mudar! E os dicionários brevemente já incluirão a nova expressão, que vai ser "Obras de Santa Apolónia". Já se passaram 10 anos desde a primeira data prevista de conclusão, e aquilo ainda está para durar! Acho que a última previsão é para 2008, mas já ninguém arrisca um palpite.

Este fim de semana vamos voltar a ter alterações à circulação na linha azul em virtude das obras da "futura estação de metro de Santa Apolónia". Eu acho até que o nome definitivo da estação devia ser "Futura Estação de Santa Apolónia", em vez de "Estação de Santa Apolónia". Tal como no caso de Palhavã, posteriormente rebaptizada Praça de Espanha, ou Socorro, rebaptizada Martim Moniz, o nome corriqueiro dado a uma estação deve também ser adoptado neste caso.

5 comentários:

Ana disse...

Isso quer dizer que vais mudar o nome do blog???? Livre-me santa engrácia!!!

Teté disse...

Não percebi essa, Vanadis.

Nelson, acho que sim, que estás coberto de razão. Mesmo assim - e embora não ande de metro há tantos anos, que nem sabia que Socorro e Palhavã tinham mudado de nome - acho que podes ter esperança que demore um pouco menos que "as obras de Santa Engrácia", vulgo Panteão nacional. Porque essas demoraram 284 anos... (de 1682 a 1966)

Anónimo disse...

Essa "futura estação de metro de Santa Apolónia" faz-me lembrar a "Antiga República Jugoslava da Macedónia", que está aí, com esse nome, há mais tempo que as obras do Metro, e parece estar para durar.

Sun Iou Miou disse...

Mas vocês não percebem que as obras feitas da noite para a manhã não são assimiladas pelo vulgo e fazem-se assim devagarinho para não sofrermos um choque?

Nelson disse...

teté: mesmo assim o Mosteiro da Batalha está para durar mais tempo. Começou em 1385 e ainda estão as Capelas Imperfeitas por acabar ;)

Faisca: essa história é outra que não se percebe. Tanta merda por causa do nome de uma sopa.