27 abril 2006

Não fume! Pela sua saúde!

Fume pela saúde dos outros!

Ontem vi uma notícia que me deixou preocupado: as receitas do imposto sobre o tabaco diminuiram quase 40% no primeiro trimestre de 2006 em relação a igual período de 2005. Foram cerca de 100 milhões de euros a menos! Isto é preocupante. Numa altura em que há um grande deficit orçamental é importante aumentar as receitas fiscais. E isso pode fazer-se incentivando as pessoas a fumar! Fumem, fumem todos!!!

Além deste efeito benéfico nas contas do estado, há uma outra questão tão ou mais importante: como o tabaco diminui a esperança média de vida, os fumadores contribuem para a sustentabilidade do actual modelo de segurança social! Olhem à vossa volta: os velhos que andam a receber reformas há 20 anos e nunca mais morrem são todos não fumadores. Os fumadores já morreram há que tempos...

Claro, sem falar nas centenas, ou mesmo milhares de postos de trabalho, na produção, distribuição e comercialização de tabaco. Nesta altura em que o desemprego está em níveis tão elevados, devemos ajudar a criar o maior número possível de postos de trabalho (os tais 150 mil de que falava o Sócrates).

5 comentários:

António Ferra disse...

É inadmissível que um post destes não tenha ainda um comentário. A lógica é infalível, mas assustadora. É tudo verdade. Deixar de fumar é um problema sério. Tem, no entanto, uma vantagem que não é referida: não fumar é menos dispendioso para o sistema de saúde. Se isto cobre o emprego e a segurança social não sabemos.
Saudações do António Ferra

Nelson disse...

Lógica? O que é lógica?

Nelson disse...

Por cada maço de tabaco a 2,75 Euros são cerca de 2,00 euros de imposto. Eu fumo mais ou menos 1,5 maços por dia, vezes 365 dias por ano... é só fazer as contas... 1095 euros por ano. É mais que a maioria dos cidadãos paga em IRS.

Anónimo disse...

"Tem, no entanto, uma vantagem que não é referida: não fumar é menos dispendioso para o sistema de saúde"

Não sei até que ponto isto será mesmo assim. Se fumar durante uma vida tirar 10 ou 15 anos de vida como dizem por aí, são menos 10 ou 15 anos que a Caixa Geral de Aposentações e o Serviço Nacional de Saúde entre outras instituições tem que suportar encargos com reformas, cuidados de saúde, etc.

Ok, o velho(a) tem cancro no pulmão, garganta ou afins e os tratamentos são caros... Mas morre depressa e duvido que 1 ou dois anos de tratamentos contra o cancro seja igual a 10 ou 15 anos de reforma mais os custos de saúde que ocorreriam mesmo não fumando.

Nelson disse...

e não esquecer que 1,5 maços por dia dá mais de 1000 euros por ano de imposto. Se 1 em cada 3 fumadores contrair uma doença séria ao fim de uma média de 20 anos estamos a falar de 60 mil euros que o estado foi encaixando; deve cobrir uma parte significativa dos custos de saúde. Gostava de conseguir fazer as contas, mas os dados são difíceis de obter... a verdade é que os estados não conseguem viver sem as receitas do imposto sobre o tabaco (mais de 1200 milhões de euros por ano em Portugal)