11 abril 2006

Este post não existe e será negado até às últimas consequências

O post que se segue não é da autoria do dono deste blog. Aliás, não é da autoria de ninguém! Ninguém sabe como veio cá parar ou como o apagar. Por favor, não leiam mais!!!

A sério, parem de ler!

Ok, já que continuam a ler, aqui vai!


Normas de segurança em aeroportos
Está na altura de começar a haver algum critério sobre os procedimentos de segurança e verificação de identidade nos aeroportos, especialmente nos aeroportos dentro do espaço Schenghen! Senão, isto é uma balbúrdia. Eu explico: embarquei na sexta para Veneza, com escala em Madrid, com bilhete electrónico da Iberia. Mostro o BI no check-in. Passo o controlo de cartões de embarque e não mostro o BI. Ou seja, outra pessoa podia ter embarcado em vez de mim! Faço o embarque e, mais uma vez, não mostro o BI a ninguém. Nesta altura podia ser qualquer outra pessoa a embarcar para Madrid e não eu. Ok, mas não há grande crise, uma vez que passei no controlo de segurança e pelos vistos não transporto armas. Chego a Madrid e saio directamente para o hall onde estão as outras portas de embarque todas. Não há controlos de identidade nem de segurança neste hall. E nas lojas nos aeroportos posso comprar: louça (que partida dá um certo jeito para terroristas), kits de casa de banho que incluem lâminas de barbear e tesouras (!!!), material de escritório (incluindo coisas para abrir correspondência, e lâminas várias) e embarco para Veneza sem mostrar o BI. Apenas mostrei o cartão de embarque. Notem que nesta altura eu podia ter conseguido sair do pais com uma criança acabada de raptar porque a identidade da criança nunca seria verificada (é só comprar 2 bilhetes de avião, mostrar o BI no check-in e substituir um dos passageiros pela criança, entrar no aeroporto e embarcar!). E, se fosse terrorista, podia perfeitamente embarcar apenas com um BI falsificado, coisa demasiado fácil de se conseguir até porque a verificação da autenticidade dos BI é feita por um funcionário da companhia aérea provavelmente com pouco treino para detectar falsificações e sem luz negra, e sem ter sido verificado por qualquer agente da autoridade. E posso, com uma simples escala em Madrid, comprar os materiais que me "dêem jeito" para desviar um avião! A sério, é demasiado fácil cometer actos terroristas nos aeroportos europeus ou usá-los como meio de fuga para criminosos procurados pela justiça. Demasiado fácil. Já não foi a primeira vez que fiz um embarque destes: há um ano e meio consegui entrar num avião Frankfurt-Lisboa sem mostrar qualquer documento de identificação (fiz check-in automático). O ridículo é que continuo a ter frequentemente de tirar os sapatos porque têm o mau hábito de apitar nos detectores de metais!

1 comentário:

Nelson disse...

Bem, a Inglaterra é não-Schenghen, por isso não conta para comparação.

De qualquer modo, em geral, fazem-se 3 controlos em frankfurt: no chek-in, na entrada para a zona "internacional" e no embarque. É possível e já me aconteceu, passar pelos 3 pontos sem mostrar nenhum documento.

À chegada a um país não-Schenghen tens sempre de ser verificado, sendo que as verificações para cidadãos da UE são menos burocráticos que para os outros.

Mas da próxima vez aconselho-te a cortar o cabelo e a ir de barba feita. é só um conselho... sobretudo se quiseres entrar nos EUA em menos de 8 horas. :P