02 fevereiro 2009

Pluralidade de informação

Aqui há umas semanas a manchete dos jornais desportivos dizia:
"Ano Novo, Porto Velho", "Ano Novo, Velho líder" e "Ano novo, líder velho". Ou qualquer coisa assim. Já não me recordo exactamente qual dizia o quê, mas fiquei impressionado com a espectacular coincidência de todos noticiarem a entrada em 2009 com o FCP à frente do campeonato com a mesma figura de estilo, ou algo parecido. E todas elas tinham fotografias semelhantes, com o Record e O Jogo a terem fotografias tiradas ou pelo mesmo fotógrafo em instantes sucessivos ou por fotógrafos vizinhos um do outro na área a eles destinada no estádio.

Ontem as capas dos jornais desportivos falavam do Benfica e da sua vitória contra o Rio Ave, fruto de um golo de Mantorras.

Dizia a manchete do Record: "Voltou a alegria do povo". Já O Jogo alinhava por uma linha totalmente diferente e a sua manchete era "Voltou a alegria do povo". A Bola dizia somente "A alegria do Povo". Todas as capas tinham também uma fotografia, praticamente idêntica (se calhar era a mesma, não me demorei a procurar as diferenças) de Pedro Mantorras a comemorar o golo.

É bom viver num país democrático, com uma sociedade madura e bem informada, em que a qualidade da informação é assegurada por uma comunicação social que prima pela pluralidade, por um espírito de sã concorrência e em que os padrões de qualidade são permanentemente elevados por jornalistas e proprietários de jornais de alto gabarito!!! Sim, sim, assim dá gosto!

5 comentários:

Anónimo disse...

É isso e o facto de a maioria das notícias online serem copy/paste de notícias da lusa.

Ipsis verbis em dezenas de orgãos de comunicação distintos.

Viva a pluralidade que a net nos dá.

Nelson disse...

mas é para isso que serve o Ó faxavor! Para dar notícias que não se limitam a ser copy&paste da Lusa!!! Isto sim, é informação plural!

Ana disse...

Yeah, isso e o Mantorras ser o salvador da pátria...

E, claro que esses titulos não sao nada benf...perdão, tendenciosos... ;-p

Aécio disse...

Neste caso justifica-se o afunilamento. O Mantorras saiu do banco para marcar um golo. Comparando o que ele deve ganhar, com o que ganha o Aimar ou o Nuno Gomes é notícia!

Nelson disse...

ah, mas eu não protesto contra o facto de todos terem colocado o golo do Mantorras na 1ª página. Isso eu percebo.

O que passa dos limites é todos usarem a figura de estilo "alegria do povo" e dois deles terem a mesma manchete, ipsis verbis.

Naturalmente que as notícias são as mesmas, mas as palavras para as descrever só por uma bizarra coincidência o serão.