30 janeiro 2009

Uma boa razão para...

1) Piratear filmes
Num filme pirateado não precisamos de esperar 2 minutos pelas mensagens de copyright quando pomos o DVD no leitor e não temos de apanhar com os anúncios a dizer que é ilegal usar cópias piratas.

2) Piratear música
Os CDs originais tornam difícil usar cópias no auto-rádio do carro e dificultam o processo de cópia, ao passo que as músicas pirata podem ser copiadas à vontade para qualquer CD ou qualquer leitor de MP3, sem limitações.

3) Piratear jogos
Quando alguém faz asneira com o esquema de protecção anti-pirataria num jogo, o jogo original deixa de funcionar, mas a versão pirateada não!

Ah, claro, além dos preços exorbitantes cobrados pelos títulos, 99% dos quais revertem a favor dos accionistas das produtoras.


(obrigado pelo link, Pedro)

6 comentários:

Pedro Pinheiro disse...

Asneira era se o esquema de protecção contra cópia fosse incompatível com algumas/muitas drives ópticas (como há, aliás, vários casos por aí). Aqui alguém achou mesmo boa ideia impôr um limite de tempo. Por acaso foi razoavelmente "cedo" que se descobriu, mas e se o limite fosse 2010 ou 2011?

Daqui a uns anitos, um jogo (supostamente bom, portanto daqui a uns anos talvez seja considerado um clássico) passa a ser impossível de jogar legalmente, o que é uma pena.

Ana disse...

Pois. Nao basta as exorbitancias que pedem (pelo menos em portugal...há preços muito mais,mas muito mais acessíveis fora daqui...em londres, vi dvds de filmes como, sei lá, este país não é para velhos a 7 libras! dvd com extras!!) como ainda há limite de tempo?...estão a tentar acabar com a pirataria, ou a fomentá-la?...ainda não percebi isso lá muito bem, cof cof (maldita tosse...)!

Nelson disse...

não vás por aí. não podes comparar o preço de 1 título. aqui tens DVD a 5 ou 6 euros. depende das promoções. Basta passar uns meses e quando é preciso acabar com os stocks os preços caem. só podes comparar o preço dos dvd novos, acabadinhos de sair. e aí, os preços rondam o mesmo em todo o lado.

Ana disse...

Mas aquele dvd era novo e acabado de sair! em portugal custava o dobro.

Nelson disse...

o filme é de 2007, esteve nos óscares na cerimónia de 2008.

Se o viste na passagem de ano estamos a falar de um DVD com quase 1 ano desde o seu lançamento. Em Portugal terá saído há uns 6 meses.

Em Portugal passam-se uns 3 ou 4 meses entre o lançamento em cinema e o lançamento em DVD. Na Inglaterra o prazo é menor.

A comparação não pode ser feita para o mesmo título, por causa das diferenças entre datas de lançamento. Se queres comparar o preço dos DVD de um país para outro deves comparar preço médio do que está na prateleira "novidades".

Anónimo disse...

Eu adorava comprar mais jogos, músicas e filmes legalmente. A sério, adorava; acho que os criadores de um bom produto devem ser recompensados. Mas enquanto for tão difícil e tão caro fazer isso, olha, recorre-se à pirataria. Ao menos quando o esquema de DRM resolve pifar, eu continuo a jogar/ver/ouvir as minhas coisinhas sem me chatear e não tenho de aceitar a presença de software manhoso no meu computador.

Por isso é que hoje em dia já praticamente só compro música na iTunes Plus e jogos na Greenhouse. Filmes, olha, compro-os no Pirate Bay ou no Demonoid :P