21 janeiro 2009

Quem viu, viu. Quem não viu, leia agora.

Ontem tomou posse Barack Obama. Eu estava em casa e vi o discurso em directo. Gostei do que ouvi. Foi directo e sério. As expectativas são grandes para os próximos 4 anos, sobretudo do lado de lá do grande charco a que chamamos Oceano Atlântico, mas também do lado de cá e um pouco por todo o lado. A ver vamos...

O discurso foi muito bom, valeu a pena ouvi-lo. Para quem não viu, fica aqui a tradução do discurso para Português. Vale a pena ler.

Nota: teria posto antes um link para o texto original, mas a Casa Branca ainda não o publicou.

8 comentários:

#5 disse...

A CNN disponibilizou o texto completo, segundos depois dele ter acabado de o proferir:
http://edition.cnn.com/2009/POLITICS/01/20/obama.politics/index.html

Abraços,
Jorge.

Nelson disse...

sim, mas eu gosto do lay-out do site da Casa Branca, muito limpinho e institucional, queria mesmo era pôr um link para o whitehouse.gov (até porque nunca pus nenhum, que me lembre).

Rui Pereira disse...

Prefiro a versao do NYTimes, com o video e transcricao simultanea.

Anónimo disse...

a grande questão que se coloca no discurso de Obama, que foi brilhante, e: estaremos todos a tempo de salvar a economia mundial que se desmorona como um castelo de cartas?...tenho as minhas dúvidas. vejo o Obama sozinho, contra o resto do mundo...

Nelson disse...

eh pá, parece-me que o desmoronamento é um facto incontornável. A questão é: o que se faz com isso e como se sai da situação?

Ao menos ele aparenta ter vontade de procurar um rumo para sair da crise (a ver vamos se as acções corroboram as palavras)

Ana disse...

Partes do discurso como "Permanecemos a nação mais poderosa e próspera na Terra." ou "e que estamos prontos para liderar mais uma vez" não me deixam lá muito descansada...

Mas uma grande verdade emerge neste discurso, e devia ser a frase do dia para todos:

"Porque o mundo mudou, e devemos mudar com ele".

rui disse...

eu acho que os presidentes americanos podiam optar a partir de agora por um expediente que tem sido utlizado com êxito pelo Papa.
Um discurso mais curto lido em centenas de idiomas e dialectos.
quanto às preocupações sobre se ele conseguirá ou não resolver os problemas, são desnecessárias.
se vier mesmo a crise com C grande, ou o tsunami que alguns anunciam, tanto faz o obama como cada um de nós. há que aguentar a bronca sabe-se lá como.

Anónimo disse...

tens um premio aquihttp://mustelas.blogspot.com/2009/01/075r7-muttley-medals-iii.html?showComment=1232903160000