08 outubro 2008

Google Chrome

O Google fez um browser. Chama-se Google Chrome e por enquanto é beta. Ainda não sei se é uma boa ideia ou não. Vou usá-lo, depois decido.

Uma coisa parece certa: a guerra pela supremacia no fornecimento de serviços Internet entre a Microsoft e a Apple ganhou uma nova frente de batalha.

Página do Google Chrome.

16 comentários:

Anónimo disse...

Qual guerra? A Apple e a Microsoft, aparte OS e browser - que a Apple nem sequer promove assim com grande força - praticamente não se chateiam uma com a outra. A guerra pelo software online sempre foi entre o Google e a Microsoft.

Nelson disse...

iPod vs. Zune
Pocket Windows vs. iPhone

e tudo o que é subscrição de serviços online, guerra em que a Apple entrou recentemente e em força com o Mobile Me.

O Google além de se meter na guerra dos browsers, tem o Android e no início de 2009 sai o primeiro telemóvel (um HTC) a correr Android para concorrer com o iPhone.

Anónimo disse...

Recentemente e em força? O Mobile Me é o nome novo do .Mac, que já existe há anos (saiu em 2000!). Não oferece nenhum dos serviços que a Microsoft oferece e os que oferece em concorrência com o Google têm uma visão completamente diferente do mercado - o Mobile Me existe para ser usado com Macs para Macs e iPhones, num circuito bastante fechado. As Google Apps (das quais a maior parte concorre com serviços da Microsoft e não da Apple, como por exemplo os Google Documents) são para serem usadas a partir de qualquer aparelho com acesso à net.

iPod vs Zune é tanto uma guerra como um jogo entre Manchester e a União Desportiva de Alguidares de Baixo. Além de que não é uma guerra de software na net mas sim de sistemas de compra de música.

Pocket Windows vs iPhone seria uma guerra se existisse um aparelho capaz de funcionar com os dois.

A guerra do software online é entre o Google e a Microsoft, com as suites de produtividade online e serviços providenciados a partir de browsers. Os serviços da Apple - que giram em torno de calendários, contactos e partilha de fotografias - são todos orientados para Macs, não têm um único programa de "office" e não oferecem software online, apenas integração de software em várias máquinas diferentes - por exemplo sincronização de calendários em vários Macs.

Nelson disse...

As três têm mercados diferentes, grosso modo. Mas não são disjuntos. Procuram o mesmo: tornar-se o principal parceiro tecnológico dos consumidores. Entrando pelo hardware, pelo sistema operativo ou apenas pelas aplicações todos procuram o mesmo: fidelizar pessoas, tornar-se o principal fornecedor de serviços informáticos e com isso ganhar dinheiro, seja em venda de assinaturas, publicidade, venda de software/hardware ou outras formas de rentabilização.

Se um utilizador de PC compra um iPod a Apple quer que ele use o iTunes e não o WMP. Porquê? Porque quando comprar o próximo computador aumenta a possibilidade de optar por um Mac. E aumenta o potencial revenue da loja do iTunes.

Quando um utilizador adere aos serviços Google aumenta a possibilidade de querer que o seu próximo telemóvel corra o Android. E depois do telemóvel haverá um leitor de MP3, uma consola, um computador?

Já no que toca a Windows Mobile vs. iPhone: a abordagem Apple é vender o hardware e o SO em bundle, a abordagem da MS, como fornecedor de SO genérico que sempre foi, é de fornecer um SO compatível com todos os equipamentos disponíveis.

O que se passa é a Apple a querer com o mercado dos telemóveis aumentar a expressão dos seus sistemas operativos e com isso vender os serviços online que disponibiliza.

Dês a volta por onde deres, há uma guerra entre os três. Com frentes de batalha bem distintas, mas cada um luta com os outros dois em pelo menos 1 tipo de produto ou mercado.

Anónimo disse...

A julgar pelos outros productos do Google vai ser beta por MUITO tempo.

Nelson disse...

sim, mas ao contrário das betas da MS isso não é grande problema. O Gmail foi beta durante uns 2 anos desde que o comecei a utilizar, pouco depois de aparecer, e nunca me deu problemas, mesmo na fase beta.

Eu já instalei o Chrome. aliás, estou a escrever este post dentro de uma janela do Chrome. Até ver, algumas questões de pormenor, e alguma features que davam jeito e estão em falta.

Uma coisa boa: quando um separador crasha podemos matar o processo desse separador dentro do próprio chrome, não é preciso matar a janela toda (o que acontece no IE, Firefox, etc.). Um senão: isso também quer dizer que em vez de um processo do Chrome no Task Manager tenho uma catrefada deles. Neste momento, 5: o Browser propriamente dito, um separador para o Gmail, outro para o Blogger, um separador em branco e um plug-in (Shockwave Flash).

Ainda há muito que fazer, mas para já gosto do seu aspecto limpinho e da forma como funciona.

Anónimo disse...

Chrome é baseado em webkit e este é bom.

A inovação a sério do Google alí resume-se ao processo por tab (não exactamente muito inovador mas útil e interessante) e ao "motor" javascript, esse sim muito bom e realmente original e não encontrado noutros browsers.

Anónimo disse...

Desse ponto de vista, Nelson, a BMW está numa guerra violenta com a Segway... ambas querem fidelizar clientes no mercado dos transportes.

É claro que há guerras entre a Apple e a Microsoft, afinal ambas vendem sistemas operativos - que hoje em dia se suplantam ao hardware onde correm - mas não é no mercado do software online.

Essa guerra é entre o Google e a Microsoft para o público em geral e entre essas duas e umas quantas start-ups para o mercado empresarial.

Nelson disse...

queiró: não tanto assim, já que nem a Segway faz outra coisa a não ser o próprio segway, nem a BMW faz trotinetes (que eu saiba). Mas é como a GE ser concorrente da Rolls Royce.

Ana disse...

E estás a gostar do browser ou nem por isso? É melhor que o firefox? Por acaso uso o explorer do windows, claro...porque o firefox encravada com alguns sites.

Ké isso do android? Já sei, vou à wiki... :D

Ana disse...

É um sistema operativo?

Nelson disse...

o Chrome até ver é engraçado. Ainda não tenho opinião final. Além disso ainda é (muito) beta, haverá muitas features a implementar no futuro.

O Firefox é excepcional, o Chrome ainda tem muito que andar até chegar lá.

Ah, e no teu caso, não é o Firefox que encrava nos sites, são os sites que encravam no Firefox. A maior parte dos sites é optimizada para IE e há pequenas coisas que, não fazendo parte do standard, são implementadas para que o IE leia a página bem. E os que respeitam os standards (o Firefox é o melhor a esse nível) rebentam por uma razão ou por outra.

Ana disse...

Certo, fosse como fosse, por isso é que costumava ter os dois browsers lool,mas ainda não instalei o firefox novamente.
E o android é o que, afinal?

Nelson disse...

disseste que ias ver à wikipedia...

o Android é um sistema operativo e mais umas quantas aplicações feito a pensar em dispositivos móveis.

Anónimo disse...

Queiró, desculpa-me mas dizer que o Windows Mobile não compete com o iPhone é um disparate. Se eu comprar um iPhone de certeza que não vou comprar um PDA qq seja de que marca for que tenha Windows Mobile.

A Apple tem claramente tentado quebrar alguma da hegemonia da Microsoft nos browsers nem que seja para valorizar o seu produto muito virado para a net, o iPhone. Basta ver que se os webdevelopers continuarem a pensar exclusivamente no IE, uma plataforma como o iPhone naturalmente sofre. Não é ao acaso que o iPhone e o Safari Windows foram lançamentos praticamente simultâneos.

Onde concordo que a Apple se está nas tintas é no mercado dos serviços online. Aí sim estão-se completamente nas tintas e existem até sinergias claras entre a Apple e a Google neste campo. Lembro que um dos board members da Apple é tb do board da Apple e aparentemente foi apenas "dispensado" das reuniões acerca do iPhone e suas funcionalidades (porque este compete com o Android).

O Mobile Me foi apenas uma forma de ressuscitar o .Mac que estava moribundo há vários anos e as considerações do Queiró acerca deste estão inteiramente correctas.

Ana disse...

Nelson, fui ver, e só percebi isso mesmo, que é um sistema operativo. Queria confirmar se tinha percebido bem lol.