28 outubro 2008

Antes de ir...

Uma pessoa preconceituosa é aquela que julga os outros sem quaisquer factos ou argumentos que fundamentem a sua opinião. Julga sem conhecer, julgando que conhece e toma o todo pela parte.

É opinião mais ou menos generalizada que as pessoas preconceituosas são intolerantes. Aliás, isto é quase uma tautologia. Se uma pessoa forma juizos precipitados será naturalemente intolerante em relação a quaisquer pessoas que se enquadrem num grupo que o próprio discrimina.

Mas... não será esta ideia ela própria um preconceito? Afinal, julgar que todas as pessoas preconceituosas são intolerantes é em si própria uma conclusão precipitada sobre as pessoas preconceituosas, não havendo factos que suportem a conclusão geral e está-se a tomar o todo pela parte!

E sendo um preconceito, à luz desse preconceito não serão as pessoas que julgam que os preconceituosos são intolerantes elas próprias intolerantes?

Devo dizer que depois de umas quantas cervejas comecei a pensar nesta e noutras questões, num dia em que tinha pouco que fazer, e a única conclusão a que cheguei é que precisava de mais cerveja. Depois de mais umas quantas descobri a solução para o problema, mas já não me lembro a que conclusões cheguei.

É o eterno paradoxo do álcool: quando bebo muito consigo descobrir coisas maravilhosas, mas quando o efeito passa esqueço-me delas. Por outro lado, se beber mas não o suficiente para me esquecer, continuo na mesma como estava antes, só que bêbado.

Pronto, vou fazer a mala e vou-me embora.
Até para a semana.

14 comentários:

Ana disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOL! olha, eu sou preconceituosa com preconceituosos e intolerantes. E sou intolerante com intolerantes e preconceituosos. Isso quer dizer que tenho um preconceito e uma intolerancia contra mim mesma, já viste!!!???

PÔ, mas tu precisas de beber pra ter destas ideias mirabolantes?...eu tenho-as a toda a hora?...quererá isso dizer que estou num estado naturalmente e permanentemente alcoolizado?

Bem, então bom ali. E bom regresso.

Teté disse...

Bom, já não sei se o melhor é não ir mais cerveja para a tua mesa, ou se afinfar-lhe com mais meia dúzia... :)))

Mas esse é um problema comum a todos os que bebem umas valentes bjecas, sem qualquer espécie de preconceito: descobrem-se soluções maravilhosas para todos os problemas do mundo, só quando o efeito passa ninguém se lembra quais eram... :P

E, às vezes, ainda sobra uma dorzinha de cabeça, a provar que os neurónios se fartaram de funcionar, e resolveram grandes questões da humanidade! Pena termos esquecido quais!

Van, se te consola, tenho um amigo que também é assim! Mas pior, quando bebe fica bêbado quase de seguida, sem ideias nenhumas e chato que só te digo... :)))

Anónimo disse...

«Se uma pessoa forma juizos precipitados será naturalemente intolerante em relação a quaisquer pessoas que se enquadrem num grupo que o próprio discrimina.»

"naturalemente" deve ser uma nova marca de refrigerante.

Detesto gajos que dão calinadas destas na ortografia. São todos iguais e deviam ser todos ...

Nelson disse...

sao todos que? sao todos que???

Detesto anónimos que nao terminam as suas frases!

Ana disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOL, estes anónimos que não sabem distinguir um erro de digitação de um erro de ortografia e aproveitam qualquer deslize, mesmo que de digitação, para se sentirem um bocadinho mais intelectuallizados...eh páh, eu gosto muito deles!! E qd não terminam as frase, então, ainda mais! =D
Oh páh, nelson, aqui cheira-me mesmo a estudante a terminar a monografia...

a.i. disse...

se o faxavor desse calinadas na ortografia teria escrito "quaisquerES" e não "quaisquer"

a.i. disse...

ou se escrevesse "descrimina" em vez de "discrimina". mas se calhar o anónimo fala fala fala fala, mas é daqueles que escreveria "escreve-se" em vez de escrevesse.

Anónimo disse...

Mas vocês não perceberam que aquele comentário foi sarcástico tendo em conta o conteúdo do artigo?

a.i. disse...

pelos vistos nao, nao percebemos, e ainda levamos a mal, com direito a defesa e tudo!, nós os fãs incondicionais do faxavor! hahaha

Ana disse...

oh pah, anónimo, desculpa mas o pessoal fica logo de pêlo em riste quando há anónimos que não assinam...as (más) experiencias com anónimos são mais que muitas, e a palavra anónimo sobrepõe-se ao resto...confesso, sou intolerante e preconceituosa com anónimos LOOOL!

Agora que li com outros olhos, percebi a piada. Desculpa, pah... :(

Nelson disse...

anónimo: não ligues. as minhas fans são um pouco histéricas e saltam logo em minha defesa, mesmo quando não é preciso ;)

PS: eu tinha percebido o sarcasmo.

Ana disse...

ah ah ah "as minhas fãs"... :-p

Anónimo disse...

gostei do sentido de humor :P

a.i. disse...

ehla! ainda não tinha visto que chamaste histéricas às tuas fans! nesse caso, já não quero ser tua fan...! nem que um dia o faxavor seja um livro, nem que fiques rico à conta disso!... histéricas...humpf! :)