18 novembro 2008

Escalfeta

Pois, isto tem andado um bocado parado... tenho andado metido no meio do código daquilo que será o meu futuro novo site (cujo endereço não indicarei aqui, a coisa é profissional, pouco ou nada tem a ver com o blog; tal como não pretendo que os meus "clientes" vejam o blog, não quero que os fregueses do blog saibam o que raio faço eu na vida).

Mas pronto, tou a fazer uma página e depois de ter andado a vasculhar tudo o que é CMS (Content Management System, coisas que ajudam a criar sites de forma mais ou menos automatizada, para quem não sabe) e programas que constroem sites de forma mais ou menos fácil, mais ou menos sofisticada, mais ou menos automática, decidi que o melhor mesmo era programá-lo eu do zero. Assim controlo o que o site faz e deixa de fazer e a forma como as coisas são apresentadas (e testo tudo o que faço no Google Chrome, que é, em princípio, igual ao Safari, no Firefox e no IE, que é para ter a certeza que a coisa faz o que deve fazer.

Para quem não sabe como se faz um site, aqui fica a ideia geral:
1. Primeiro constrói-se a base de dados em MySQL. Nesta base de dados estarão todos os artigos, notícias, categorias e demais itens que serão o conteúdo do site propriamente dito. Cada registo terá um número identificador, um nome, uma descrição e mais uns quantos atributos que dependem do que se quer fazer com ele.
2. Depois desenha-se a página usando CSS e usa-se uma página HTML como exemplo para ver o aspecto da coisa.
3. Depois faz-se o código em PHP que pega nos dados relevantes da base de dados e constrói as várias páginas.
4. Finalmente povoa-se a base de dados com o que interessa pôr no site e começa a fase de criação dos conteúdos.

Ah, claro, e assim que a coisa está pronta ou perto disso lembramo-nos que falta uma coisa e temos de voltar ao passo 1 e começar a fazer alterações.

Depois de uns 3 ou 4 dias de volta disto, o passo 1 já está concluído, o passo 2 também (a menos de um problema com o IE que ainda está por resolver), o passo 3 também (falta testá-lo a ver se funciona sempre como o esperado) e vou começar o passo 4 (o mais aborrecido de todos).

Claro que me lembrei agora de uma coisa importante: falta-me um atributo na base de dados que indique se um determinado registo está visível ou não. É que pode apetecer eliminar um item sem o eliminar de facto, mas marcá-lo como invisível. Continua na base de dados (e pode voltar a ser usado no futuro) mas não se vê.

Pièce de resistence: eu sei muito pouco de MySQL, menos ainda de PHP e quase nada de CSS. Ou seja, isto está a ser uma grande aventura, lá isso tá. É um milagre que a coisa funcione!!! Mas funciona! E em dois idiomas!!! Lista categoria, sub-categorias e artigos, mostra os conteúdos de cada um, tem botoezinhos para navegar para o registo anterior/seguinte, tem um rodapé e indica na parte de cima da página em que zona do site estamos e tudo! Não tá muito bonito, mas a seu tempo o design será melhorado (volta e meia contrato uma designer de comunicação que me ajuda com essas coisas e geralmente não cobra cachet).

E o que tem isto a ver com escalfetas? Nada! Mas a verdade é que ando há uma semana para escrever sobre escalfetas e por causa disto não tive tempo nem me ocorreu nada de jeito para dizer. Mas queria dizer-vos que não me esqueci de vós e que o post sobre as escalfetas está na calha! Pode parecer que não ligo nenhuma ao blog, mas isso não é verdade. Às vezes distraio-me e passo uns dias sem aparecer cá, mas depois passa.

16 comentários:

Nuno disse...

"saibam o que raio faço eu nada vida"
isto quer dizer mesmo o quê? que não fazes nada na vida? belo lapso... :)

Nelson disse...

pschiu, cala-te! já corrigi, que é para se acabarem as piadas.

Teté disse...

Ah, ah, ah, e a ler-te aqui com os pezitos apoiados na escalfeta, que está quentinha... :)))

E então como é que está o jogo? Estás a ganhar 3-0 ao site???

adavid disse...

5. Esperar por uma injeccao de codigo malevolo atraves do PHP/MySQL.

Nelson disse...

andré: força, injecta à vontade. se conseguires dou-te um bombom (depois dou-te o endereço)

Ana disse...

Podias ter resumido o texto.

Pergunta: Como elaborar um site?
Resposta: Perguntar ao faxavor. Ele até vos dá tremoços e imperiais enquanto esperam.

Pensei que ias dizer que enquanto trabalhavas no que quer que raio fazes na vida (ahahahaha, eu li essa antes de a corrigires loool), aquecias os pezinhos com uma escalfeta. Tá um frio do caraças. Pelo menos aí. ;-)

Unknown disse...

Menino Nelson, tens lá um desafio musical no meu blog (se é que ainda não o fizeste, que não venho por cá há algum tempo!)

Ca Delicious disse...

Escalfeta, é liiindo! Amei!

Meg disse...

Escalfetas é coisa do passado. Devias era instalar piso aquecido pela casa fora.

Por outras palavras: chama um "informaticóconsultor" para fazer isso por ti e já não queimas os pés na escalfeta.

(É verdade, eu passava a vida a dar saltos porque me distraía e tocava na chapa quente. Escalfetas sem qualidade... Bah.)

Meg disse...

Já agora, se precisares de ajuda com alguma coisa, em especial CSS, podes chatear-me com isso.

Nelson disse...

margarida: raios, pá, não gosto de desafios. musicais ou de outro género. E costumo demorar muito (mas mesmo muito!) tempo a responder a essas coisas. Vê lá tu que há já um mês que o Hzólio me nomeou para um prémio e ainda nem lhe respondi... sou um desnaturado.

meg: naaaa, deixa, já me chega um a chatear-se com aquilo (PS: o IE é uma besta; consigo a proeza de declarar overflow:hidden e logo na linha abaixo, só para o IE, declarar overflow: visible...)

Unknown disse...

Nelson,
eu tb não sou muito das correntes, mas olha que esta está fixe. De qq forma passa lá e vê o que achas. :)

Pedro Pinheiro disse...

Meg, o "informaticóconsultor" de serviço está a dar "aconselhamento técnico" ocasional no projecto. :)

Nelson disse...

Meg: convenhamos que não tem sido grande coisa, o tal aconselhamento técnico ocasional...

;)

Nelson disse...

Margarida: naaaa... não gosto de música. ok, gosto, mas não sei os nomes das músicas. Pronto, tá bem, sei, mas não encontro as que se adaptem. Tá bem, eu admito, até encontro músicas adequadas, mas não quero dizer.

;)

Meg disse...

Nelson, Pedro: seus fritos!