19 março 2009

Big Brother is watching you!

A partir de agora todos os cidadãos do mundo terão de declarar perante as autoridades o que fazem a cada instante. Através de um serviço centralizado na internet as declarações são obrigatórias!

Exemplos:
O cidadão vai à casa de banho e escreve nesse serviço: "tou a cagar".
O cidadão está parado no trânsito e envia uma mensagem a partir do seu telemóvel: "Tou parado no IC19".
O cidadão está envolvido num momento romântico com a sua respectiva namorada/esposa e envia uma mensagem "estou a treinar para ser papá".
O cidadão chega a um país estrangeiro e envia a mensagem com o seu blackberry "acabei de aterrar em Pago-Pago".

E por aí fora.

Se tal legislação fosse aprovada, quais seriam as reacções da população? Imagino que ficasse toda a gente completamente histérica com tamanha invasão de privacidade, com os governos a controlarem todos os movimentos dos seus cidadão.

Mas... então porque raio é que anda meio mundo a abrir uma conta no twitter? Não chega já termos telefones disponíveis 24h por dia, recebermos alertas onde quer que estejamos a informar que chegou uma nova mensagem de mail e os programas de instant messaging a mostrar-nos disponíveis (ou indisponíveis) para uma conversa em qualquer parte do mundo onte tenhamos um computador? A malta quer mesmo aderir a um serviço em que voluntariamente informa de todos os seus passos ao longo do dia???

9 comentários:

adavid disse...

Tu conheces alguma coisa legislada que seja fixe?

Anónimo disse...

Eh pah o Twitter irrita-me ainda mais do que Facebooks e companhia. Esses ao menos são razoavelmente contidos no seu universo de streakers, exibicionistas e pessoas a chorar por atenção. O Twitter invade páginas até então pacíficas e irrita-me solenemente.

Teté disse...

Ah, ainda não abri conta lá... e também não tenho essa intenção!

É como dizes: Big Brothers chateiam! Nem curiosidade tenho de os ver. E quero lá saber se o A, B ou C estão a namorar, a cagar ou a inventar uma vida própria???

Com a necessidade de protagonismo alheia, posso bem! Não ligo e está a a andar... :D

Beijoca e bom fim de semana para ti!

Anónimo disse...

Este post fez-me lembrar (e quando comecei a lê-lo pensei que era sobre) os controlos paranóicos a que estão sujeitos os atletas de topo por causa do combate ao doping. Parece que têm de informar todos os dias onde estão, e a qualquer momento estão sujeitos a levar com uma rusga para dar amostras de urina, sangue, etc. ...

Anónimo disse...

Confesso que ponderei utilizar a minha conta do twitter (que basicamente serve para receber avisos por SMS de um servidor) para publicar um registo público de regulação e saúde intestinal com fotos e tudo, mas achei que não valia a pena o esforço.

Acho que já toda a gente reparou que o Big Brother não veio por meio de uma força impositiva externa como era previsto por inúmeros autores mas sim pela iniciativa própria das pessoas em abdicar da sua privacidade.

É um fenómeno fascinante no entanto.

Anónimo disse...

Eu não utilizo o twiter.

Eu criei um blog que funciona como diário pessoal que publico para que todos os que me conhecem possam ler.

Eu não sou parvo.

Nelson disse...

ó anónimo: isso era uma boca?
Este blog é um diário pessoal onde conto a minha vida para que todos a possam ler?

Então, vê lá se me consegues dizer, sei lá, qualquer coisa concreta em relação à minha pessoa? Por exemplo: apelido, morada, idade, onde trabalho (ou, pelo menos, em que ramo/negócio/indústria trabalho), a que horas costumo acordar, que curso tirei (se é que tirei algum), qual é a marca do meu carro, sei lá, qualquer coisa que te permita identificares-me caso algum dia nos cruzemos...

Ana disse...

EStes anónimos são piores que baratas pah.

Mas, diz-me lá, já experimentaste o twitter? sim? não? essa tua opinião vem da experimentação? :-p

sim, brinco com o twitter, embora não ande propriamente a dar conta dos meus passos. Normalmente é mais para troca de informação ou fingir q se está no messenger ahahahah.

Nelson disse...

na, não experimentei. nem tenho vontade.