11 março 2009

Quase...

Não tive oportunidade de ver o jogo do Sporting. Quer dizer, até tive oportunidade, mas como não sou lagarto e eles perderam 5-0 em casa, não tinha grande interesse. Ou melhor, não tinha interesse nenhum.

Depois, quando ouvi que o resultado foi de 7-1 até me caiu tudo ao chão. Pensei "Caramba, conseguiram dar a volta e eliminar o Bayern em Munique?". Na verdade, nem pensei caramba, pensei num palavrão bem sonoro, mas caramba serve para este propósito.

Só depois é que percebi que como o jogo foi lá, 7-1 quer dizer que não foi bem isso que aconteceu, o Sporting não eliminou o Bayern de Munique. Muito pelo contrário, levou 7 a 1 depois de ter levado 5 na pá em casa. Tudo junto soma uns módicos 12-1 de desvantagem. Não sendo nenhum dos resultados um record europeu absoluto, o resultado final da eliminatória, sobretudo na fase em que só resistem 16 equipas na principal prova da UEFA, deve ser um record pelo menos dos últimos 30 anos!

Enfim, foi quase o resultado desejado. Foi mesmo quase, faltou-lhe só um pormenorzinho: é que tinha de ser ao contrário.

Mas há coisa em que o Sporting tem mérito e esse tem de ser dado. Paulo Bento tinha dito que, apesar de a passagem à próxima eliminatória não estar em discussão, havia que lugar pela dignidade do clube. E de facto, assim fizeram. Se após a pesada derrota em Alvalade havia dúvidas sobre a dignidade do clube, agora essas dúvidas ficaram desfeitas: o Sporting não tem dignidade nenhuma! Se dúvidas houvesse da dimensão europeia do Sporting, algo que o clube tem tentado construir nos últimos anos, também ficaram completamente desfeitas: o única dimensão em que o Sporting consegue ser "europeu" é a quinta dimensão. E àqueles que criticam o Sporting por não saber rentabilizar os jogadores que saem da formação, de cujas transferências vivem as finanças de Alvalade, eu digo apenas o seguinte: Toda, mas mesmo TODA, a Europa do futebol vai ver e rever e rever e rever e rever estes dois jogos do Sporting contra o Bayern de Munique. Que é muito mais do que se pode dizer dos jogos europeus do Porto, Benfica, Braga ou qualquer outro! Uma equipa pequena nesta competição de gigantes só consegue dar nas vistas de duas formas: ganhando por muitos ou perdendo por muitos. E o Sporting, humilde e ciente das suas reais capacidades, sabia que era impossível dar uma cabazada ao Bayern de Munique.

Parabéns ao Sporting e aos sportinguistas por este grandioso feito!


PS: apesar de ser lampião estava a torcer pelo Sporting; tive pena que perdessem contra o Bayern em casa e mais pena ainda que tivessem feito tão triste figura em Munique. Mas, já que perderam, deixem-me pôr sal na ferida enquanto ainda está aberta.

4 comentários:

Anónimo disse...

O que vale é que o Paulo Bento já só tem mais uns mesitos de contrato... eu até costumava defendê-lo, o homem ganha Taças e impõe disciplina, mas a vergonha destes dois jogos é demasiada.

Aécio disse...

Disciplina???
Também acreditei nessa ao ínício.O melhor guarda-redes do Sporting foi-se embora e os problemas disciplinares são criados por ele.
Não tem a ver com os dois jogos, tem a ver com um projecto de equipa e modelo de jogo.
Que tal o José Mota? Muito provávelmente com menos "estrelas" a equipa seria mais competitiva...

Anónimo disse...

Nah, não acredito que o José Mota tenha pedalada para um grande; ele próprio diz que vê as coisas jogo a jogo em vez de ver o campeonato todo. Entre treinadores Portugueses acho que o Jorge Jesus era uma melhor escolha.

E o Stojkovic nunca foi assim tão bom. Não percebo essa choradeira de que é o melhor guarda redes do plantel, prefiro o Rui Patrício. Basta ver que o Stojkovic bem se armava em pavão mas ninguém lhe pegou quando o Sporting o quis despachar... fosse ele assim tão bom...

Aécio disse...

Mea culpa! Tenho um fraco pelos sérvios...