13 março 2009

O érre e o tê

QWERTY. O meu teclado é QWERTY. O que quer dizer que o R está ao lado do T. E o Q ao lado do W, e o A ao lado do S, e o N ao lado do M, e por aí fora, mas isso pouca relevância tem. O que importa mesmo é que o R está ao lado do T.

E eu tenho a mania de escrever o mais rapidamente que os meus dedos permitem, não olhando para o teclado mas para o ecrã, de modo a perceber em tempo útil que cometi uma gaffe qualquer. Felizmente hoje em dia existe corrector ortográfico para tudo e assim que me emgano e escrevo uma palavra mal, fica logo sublinhada com aquele sublinhado esquisito assim parece uma lombriga mal esticada.

O problema é quando uma pessoa se engana na palavra e a palavra errada também é uma palavra bem escrita em português. Por exemplo, Pata em vez de Para. E lá vem o R e o T à baila outra vez. Ou Casa em vez de Cada.

Mas o pior de tudo (e já me aconteceu umas quantas vezes, felizmente dei por ela a tempo), foi enganar-me a escrever a expressão "pura e simplesmente".

Será que no caso de pessoas que escrevem sem olhar para o teclado e conhecem as posições das teclas de cor, este tipo de gralhas é o equivalente informático a um lapso freudiano? (a bem da honra da pessoa a quem estava a escrever o mail em questão, espero que não...)


PS: quem é que reparou, à primeira, que me enganei a escrever a palavra engano, no segundo parágrafo?

8 comentários:

Ana disse...

o meu teclado é como o teu,mas hoje esta muito dislexico....

eu reparei no emgano.Mas só depois de dizeres q havia um emgano lol. Não ando por aqui porpriamente a corrigir-te as gralhas de digitação. Só as calinas (que nao foi tua) tipo o HIV não infectar o sangue....

adavid disse...

Dá uma espreitadela em como foi criado oARENSITO e depois faz o teu próprio layout.

Depois não te queixes é que o resto do mundo é QWERTY.

Nelson disse...

se fosse para isso ia para o Dvorak: http://en.wikipedia.org/wiki/Dvorak_Simplified_Keyboard

Teté disse...

Moi! Reparo sempre nesses enganos, mesmo sem querer... :)

Anónimo disse...

Eu reparei à primeira, mas como eu tb dou muitos erros continuei a ler.

Já agora no atentado que ocorreu dia 11 de Março, tens escrito:
"havia que lugar pela dignidade"

Presumo que quisesses escrever lutar :P

Um abraço maluco
Gambas

Nelson disse...

sim, mas o "havia que lugar pela dignidade" foi mesmo sem querer.

Só que tenho a mania de não corrigir as gralhas, a menos que o sentido se perca.

PS: welcome back! já não vinhas cá há uns tempos.

Anónimo disse...

Eu reparei. Vinha a propósito reparar.
Miguel

Sun Iou Miou disse...

Eu reparei, mas o meu é deformação profissional. Não conta.