22 março 2009

Benfica-Sporting

Não vi o jogo.

Tinha mais que fazer (já vos disse que fui passar o fim de semana a Paris?) e soube do resultado por sms. Hoje vinha eu descansadinho da vida (excepto as dores nos ouvidos - ler post abaixo) a ler o Record no avião e só leio sobre o penalty que o árbitro assinalou, e que não existiu e que o Sporting foi roubado e mais não sei o quê.

Como disse logo no princípio, não vi o jogo. Acredito que não tenha sido penalty. Que o Sporting tenha sido mesmo prejudicado. Que a verdade desportiva tenha sido falseada. Que a justiça desportiva esteja ofendida. E tou-me nas tintas!

Ganhar um título é sempre bom. Especialmente quando é tão raro (já lá iam 5 anos, se excluirmos o torneio do Guadiana de que o Fernando Santos tanto gostava). Ganhar um título ao Sporting é melhor ainda, é algo que dá uma satisfação particular. Não é apenas ganhar um título, é ganhar um título e o Sporting perder um título, tudo ao mesmo tempo!

Mas... ganhar um título ao Sporting com um penalty roubado? Eh pá, isso ainda é melhor! É da forma que dói mais aos lagartos!!! Esta Taça da Liga irei recordá-la com carinho durante décadas! É que nem lhes serve de consolo o facto de o Benfica ter jogado melhor, porque não jogou, nem o facto de terem desperdiçado oportunidades que os teriam deixado descansados e sem depender do tal penalty inventado, porque em termos de oportunidades parece que a coisa também foi equilibrada. Não, o Sporting não se pode queixar de ter jogado mal, nem de ter encontrado um adversário forte, nem de ter desperdiçado as ocasiões de que dispôs e o adversário ter sido mais eficaz, nada! Não há nada de que se possam queixar, a não ser do tal penalty. Lendo o que se diz do jogo, não parece haver ninguém que defenda que o Benfica mereceu ganhar a Taça (tirando a equipa técnica e a direcção do clube, claro!). E isso, sim, é doce! O título seria entregue, na óptica sportinguista, sempre ao Sporting. Isso sim, seria justo. A vitória seria sempre sua, havia todas as razões para o ser. E, contudo, não foi.

Essa azia que fica no estômago dos sportinguistas durante semanas, meses, talvez anos, essa sensação de injustiça que corrói a alma e arrasa o ânimo é a cereja no topo do bolo que dá ainda mais alegria à conquista, sempre importante, de um trofeu. Mesmo que seja o mais pequeno da época, mesmo depois de uma eliminação humilhante da Taça Uefa, mesmo depois de uma eliminação às mãos de uma equipa de menor gabarito na Taça de Portugal, mesmo estando em terceiro no campeonato. Ganhar ao Sporting é bom, ganhar ao Sporting causando o maior dano possível, melhor ainda!


Claro que o dano também se poderia causar com uma cabazada histórica, mas o Sporting já se habituou e os adeptos já desenvolveram uma qualquer anestesia que faz com que cabazadas não doam tanto. Por isso prefiro mesmo ganhar com um penalty roubado.

15 comentários:

Anónimo disse...

O árbitro até já veio pedir desculpas e mandou a responsabilidade para cima de um dos assistentes... o que é mesmo muito rasco; ele diz que perguntou a um que lhe disse não, e o outro disse que sim. Segundo o árbitro, os dois assitentes tinham o mesmo ângulo de visão... o que, a menos que o 4º árbitro estivesse muito fora do sítio, é impossível.

Enfim, a partir do momento que o Sporting é o único clube a votar contra o novo regime de arbitragem isto era inevitável. O que vale é que já estamos habituados.

Teté disse...

Prefiro ganhar por merecimento (em termos de jogo ambas as equipas me pareceram muito equitativas), do que por erro do árbitro. Como também não gosto quando o árbitro erra contra o Benfica, note-se!

A parte final dos penalties parecia um campeonato de coxos, de ambos os lados, que até deu vontade de rir... :)))

Nelson disse...

Queiró: o que se lê no Público é que Lucílio Batista "assumiu hoje o erro cometido na final da Taça da Liga de futebol e negou qualquer indicação contrária do seu auxiliar" e disse que "não há necessidade de pedir desculpa".

Teté: lê o comentário do Queiró e percebes porque é que dá um certo gozo ganhar com um penalty inventado - já começam as teorias da conspiração. Isto vai-lhes dar cabo da moral durante anos, décadas, séculos! ;)

Ana disse...

xiiiiiiiiiiiiii, que mau feitio!!!!!!!! tás aqui tás um hooligan!

Ana disse...

Mas, ganhar com um penalti roubado?...que raio de ganho é esse, baseado num erro? náná,o troféu assim não sabe bem. Quer dizer, aos benfiquistas deve saber ahahaha, é troféu.Mas conseguido às contas de um erro de arbitragem...pffff...

Nelson disse...

ó Vani: tu és do FCP, não és? Queres que eu te relembre os títulos ganhos pelo FCP com erros da arbitragem a ter influência directa no resultado? ;)

Anónimo disse...

O que ele disse na SIC, de acordo com o Record, foi "Tive uma dúvida, pedi ajuda ao meu assistente . Ele disse que não viu o lance. O outro assistente, que tem o mesmo ângulo, confirmou-me que era penálti. Nesse momento tive a certeza".

Quanto às teorias da conspiração, heh, depois do teu comentário sobre o FCP nem te digo mais nada... :P

Nelson disse...

é isso que eu mais gosto nos lagartos: as provocações funcionam! Ficaste genuinamente irritado com o meu post e o meu comentário! A lagartada dá pica e é por isso que eu escrevo para vocês! ;)

Filipe Moura disse...

Comigo as provocações não funcionam. Podes ficar com as Taças da Liga que quiseres (nunca lhe dei valor nenhum), mas já não sais do terceiro lugar. Eu também gostei deste resultado: é uma imagem do futebol português. Uma unanimidade nacional a dizer que o título foi roubado, e tu ficas contente. Mas desde que o Eusébio foi raptado que se sabe que bom nome não é com o Benfica.

A sério, acho que fizeste bem em não ir ver o jogo e espero que tenhas tido um excelente fim de semana, apesar dos ouvidos.

Bruno disse...

Mais engraçado ainda é o facto de os últimos títulos do Benfica num intervalo temporal de 18 anos (número que os adoradores da Galinha Depenada tanto gostam) terem sido feridos de erros grosseiros de arbitragem. Além da palhaçada de sábado (que não se restringiu ao penalty, mas sim a um outro, logo na primeira parte, pelo Luisão), recorde-se o bendito título entregue pela APAF ao Recreativo de Carnide. Nunca esquecer as magníficas exibições do ponta-de-lança Paraty e do médio de ataque Proença, cada qual com a sua quota parte em 4 jogos fundamentais: Boavista (fora), Estoril (fora, no Algarve, o jogo das botas do árbitro), Sporting (casa) e Guimarães (casa).

E ainda têm a coragem de falar de erros de arbitragem em contra. Só este ano é o 7º a favor. Se me forem falar do Nacional, aquilo não é erro, por mais que tentem esconder.

Mas isto é cíclico. 50 anos depois da vergonha Calabote, temos a vergonha Baptista. Não se esqueçam, depois, de lhe pagar a reforma ou ele buzina tudo cá para fora.

Sim, ainda estou com azia. Mas tenho razão. E se os benfiquistas ficarem muito incomodados, mudem-se para Marrocos. É da maneira que resolvemos o problema do desemprego em Portugal.

Nelson disse...

Xiiii, meu caro, as coisas de que te lembras (ou alegas lembra)...

Deixa, não tenciono debater a totalidade (nem parte!) dos casos em que o Benfica foi beneficiado ou prejudicado. Prefiro aceitar os erros como são: erros. Às vezes a favor, às vezes contra.

Bruno disse...

Eu lembro porque foram provados. Revejo-me apenas nos relatórios oficiais da Liga.

A questão é que este erro é demasiado grosseiro. Há erros de pouca monta, erros graves e há os deste tipo. Mais te digo, se fosse ao contrário (recorde-se o caso do Benfica-Nacional, quando o mesmo Benfica andou 15 dias a queimar publicamente o Pedro Henriques por um erro que ele não cometeu e cujo relatório afirma isso mesmo!), a esta altura, o Benfica já tinha desistido de jogar a Liga e haveria 18 dias de Luto Nacional pela Credibilização do Futebol.

Ah, e uma Operação Coração - v. XL para pagar os 40 milhões do empréstimo obrigacionista para despesas correntes. Mas este caso (e o facto do erro ter sido a favor de certo clube) já mete mais coisas ao barulho, muito mais. Levantando uma pequenita ponta do véu, há que justificar os 71 milhões de euros investidos em 3 épocas, contra apenas 44 recebidos (e destes, o pagamento do Simão, em 20 milhões, está a ser faseado por 5 anos). Se calhar, é no aspecto económico que está a verdadeira diferença. É que milhãozito a mais ou menos faz diferença. Ficou o Benfica com mais 1, e o Sporting com menos 1.

Nelson disse...

sim, sim.

Anónimo disse...

Goza à vontade Nelson... leva lá a deliciosa Taça da Liga. Eu prefiro ver o meu clube na Champions. E antes que faças a piada fácil, como é que correu a temporada do SLB na Champions? Liga aí a PlayStation e vê ;)

Nelson disse...

naaaaa, não ia fazer piada nenhuma (só teve graça no próprio dia, depois tornou-se deprimente).

Também eu, pá! Mas eu ainda espero que consigamos chegar ao título, esse é que é o objectivo principal da época!