09 outubro 2009

Crédito

Barack Obama ganhou o Nobel da Paz "pelos esforços diplomáticos internacionais e cooperação entre povos".

Eu sei que toda a gente no mundo anda entusiasmada com a nova liderança dos EUA e já andavam assim ainda antes de ele ser eleito (bom, toda a gente não, os americanos não estão lá muito contentes). Mas... em 9 meses que êxitos diplomáticos é que Obama já teve? Ainda estão por resolver todos os problemas que herdou da anterior administração, ainda há guerra no Afeganistão e no Iraque, Guantanamo ainda não fechou, o Irão continua a ser uma ameaça (e ainda recentemente testou mísseis), o médio Oriente continua com os mesmos problemas de sempre.

Será este um prémio dado a crédito? Pelos sucessos que aí virão? Ou será apenas um reconhecimento das boas intenções da actual administração americana? É que, mesmo que ele fosse extremamente eficiente, 9 meses não dão para nada! Se dessem, se ele tivesse conseguido resolver pelo menos um destes problemas, sem dúvida que o Nobel estava bem entregue. Mas... o prémio foi para quê, mesmo?

Eu sou fan do Obama. Acho-o uma das pessoas mais carismáticas da actualidade, tem qualquer coisa de hipnotizante. A sua eleição deu uma nova esperança a muita gente. Mas tenhamos senso. Uma coisa é ele ser a promessa de se vir a tornar um dos grandes líderes mundiais da história; outra coisa é sê-lo efectivamente. E não se decide com prémios e com reconhecimento de boas intenções quem vai ser o próximo grande líder da humanidade.

7 comentários:

adavid disse...

É muito mais simples: contrata Nobel, recebe Nobel.

Pedro Pinheiro disse...

"A sua eleição deu uma nova esperança a muita gente."

É mais ou menos por isso.

Teté disse...

Concordo absolutamente: o prémio foi concedido pelas "boas intenções"! Falta o resto... e bom-senso à Academia Sueca!

Anónimo disse...

"Falta o resto... e bom-senso à Aademia Sueca!"

Nao e a academia Sueca que atribui o Nobel de paz, e uma comissao do parlamento Noruegues.

Ha decadas que o da paz e literatura sao completas farsas, o da economia e tao falsario que nem existe e os restantes estao cheios de treta ano sim ano nao.

Queiró disse...

Gosto do argumento pensado e elaborado do poster anónimo acima. É uma excelente expressão do gene tuga!

Anónimo disse...

Queiro, podes desenvolver?

Financeira Banco Primus disse...

Tem sido uma desilusão mas as forças de bloqueio tb não o deixam fazer mais... é uma pena