18 agosto 2009

Zombies

A Matemática tem utilidade prática! Claro que toda a gente admite a utilidade de áreas como a aritmética ou a trigonometria, mas já o estudo de funções, a resolução de equações diferenciais e os métodos numéricos podem assumir formas muito sofisticadas que parecem totalmente desligadas do mundo real.

Pois bem, aqui está a prova da utilidade da matemática, por exemplo no contexto da dinâmica populacional: um artigo sobre ataques de zombies!

O artigo analisa tudo: o ritmo da infecção dos humanos, taxas de crescimento e morte, etc. As conclusões são avassaladoras: num cenário de ataque por zombies, o único cenário possível é a total aniquilação da espécie humana (salvo se existir uma cura, em que uma pequena população humana pode sobreviver entre uma grande população zombie). Ora, como nós ainda estamos aqui e não somos zombies (há zombies na audiência?), isto prova que os zombies não existem!

Pronto, hoje à noite já podem dormir mais descansados!


(obrigado Gonçalo!)

6 comentários:

Teté disse...

Olha que se os zombies não existem, há pessoas que os imitam muito bem!!! :)))

A explicação matemática é absolutamente esclarecedora... :D

Anónimo disse...

«Ora, como nós ainda estamos aqui e não somos zombies (há zombies na audiência?), isto prova que os zombies não existem!»

Acho que isto é um non sequitur.

Dependendo do tempo que demorar a aniquilação dos humanos eles podem existir neste momento e a aniquilação estar a decorrer.

Nelson disse...

lá está, anónimos não leêm os artigos! uma das conclusões é que a aniquilação da humanidade é um processo extremamente rápido para uma infecção deste tipo.

A menos que os primeiros zombies tenham aparecido há coisa de dias, a aniquilação já teria acontecido. Ora, havendo humanidade há centenas de milhar de anos (supondo que o zombismo é uma maleita que afecta apenas homo sapiens) e que o ponto de equilíbrio em que existem 0 zombies é instável (há que ler o artigo, claro!), para que o processo de aniquilação decorra neste momento era preciso que um equilíbrio instável se mantivesse durante centenas de milhar de anos e precisamente há coisa de dias ou semanas tinha aparecido o primeiro zombie. Sim, é possível, mas não me parece de todo provável. Eu diria que é mais provável ganhar o euro-milhões 10 semanas de seguida...

Outro anónimo disse...

«lá está, anónimos não leêm os artigos»

Lá está, autores que não lêem o que escrevem...

Nelson disse...

humpf.

Sun Iou Miou disse...

Sei lá eu se sou se não sou zombie! Os zombies lêem?