20 novembro 2007

Amanhã há bola!

Amanhã tudo se decide! Tudo? Bom, quase. Se Portugal perder com a Finlândia é certo que nós ficaremos de fora mas teremos ainda de esperar pelo Sérvia-Cazaquistão no dia 24 (adiado por causa da neve) para saber se é a Finlândia ou a Sérvia que segue em frente. Mas isso só se nós perdermos amanhã, claro, coisa em que ninguém quer pensar (embora me pareça que o Scolari não consiga pensar em mais nada, que a equipa já esteve bem melhor do que está agora).

Mas pronto, tirando esta excepção à regra, tudo se decide amanhã.

Ficam as contas provisórias: já estão apuradas 12 das 16 equipas que vão ter lugar no Euro-2008: Suiça e Áustria (países organizadores), Alemanha, Rep. Checa, Roménia e Grécia (actuais campeões), Polónia, Itália (campeã do mundo), França (vice-campeã do mundo), Espanha, Holanda e Croácia. Ora, deixa cá contar... sim, estão as 12.

E dos lugares que faltam, quem se pode qualificar? Há 9 galos para 4 poleiros.

No grupo A temos 3 possibilidades: Portugal, Sérvia e Finlândia; a Portugal basta um empate; a Finlândia precisa de ganhar amanhã e ainda que a Sérvia não ganhe ambos os jogos que lhe faltam; a Sérvia precisa de ganhar os dois jogos que ainda tem por disputar e ainda que a Finlândia ganhe a Portugal.

No grupo C: Turquia ou Noruega; passam os turcos excepto se a Noruega ganhar (é o que se espera, já que jogam contra Malta) e a Turquia empatar ou perder (em casa contra a Bósnia; isto é que já não é muito previsível).

Grupo E: Inglaterra ou Rússia; os russos precisam de ganhar (fora contra Andorra) e além disso precisam que a Inglaterra perca (em casa contra a Croácia).

Grupo F: Suécia ou Irlanda do Norte; os irlandeses precisam de um pequeno milagre: têm de ir ganhar a Espanha e ainda esperar que os suecos percam em casa contra a Letónia.

O favoritismo vai para Portugal, Turquia, Inglaterra e Suécia, mas coisas esquisitas acontecem de vez em quando*. Pelo sim, pelo não não me importava nada de chegar amanhã ao intervalo a ganhar 3-0 aos finlandeses. Só para impor algum respeito para a segunda parte e tirar ilusões.

* A nossa qualificação para o Mundial de 1986 (em que fizémos triste figura, não tão má como em 2002, mas não muito longe) foi um exemplo de coisa esquisita: tínhamos de ir ganhar à Alemanha e ainda esperar que a Suécia perdesse um dos dois jogos que lhe faltavam. E foi exactamente isso que aconteceu. Nós ganhámos 1-0 com um espectacular golo quase de meio campo do Carlos Manuel e a Suécia perdeu 2-1 contra a Checoslováquia, depois de ter chegado ao intervalo empatada 1-1 (o que lhes garantia o apuramento).**

** E como é que eu sei estas coisas? Bom, de alguns factos lembrava-me (o golo do Carlos Manuel e o facto de dependermos do resultado da Suécia); o resto fui buscar à wikipedia e ao site da FIFA. Não pensem que eu me lembrava das incidências do jogo da Suécia! Sou geek mas não tanto!!!

1 comentário:

Ana disse...

Passarinhos a bailar, acabados de nascer, com o rabinho a dar a dar piu piu piu piu...

Toma, prá próxima na fales de pé na bola. ;-p