29 setembro 2007

Comutatividade

Há coisas que são comutativas. Por exemplo, a adição. 3+2 é o mesmo que 2+3. Ou a multiplicação. Ou tomar duche e lavar os dentes. Às vezes lavo os dentes antes de tomar duche e às vezes lavo-os depois. E às vezes até lavo os dentes dentro do duche. Mas isso não vem ao caso.

Há outras coisas, contudo, que não são comutativas. Por exemplo, suster a respiração e mergulhar numa piscina. Convém fazê-as pela ordem certa, que se as fizermos ao contrário é um bocado desagradável. Ou abrir a braguilha e fazer chichi. Se trocarmos a ordem dos eventos o efeito pode ser catastrófico.

Ontem apercebi-me da importância de outro exemplo de não comutatividade: olhar pelo espelho e mudar de faixa são eventos cuja ordem não deve ser alterada. O desfecho pode ser drasticamente diferente. Por exemplo, se o imbecil que ontem resolveu mudar para a faixa do meio (onde eu ia) antes de olhar pelo espelho tivesse feito as coisas pela ordem certa teria evitado que eu travasse a fundo, bloqueando as rodas e que lhe acendesse os máximos em sinal de protesto (eu sei, eu sei... mas o que querem? fiquei pior que estragado!). Ía provocando um acidente quando nem havia trânsito nem nada que o justificasse e tínhamos um belo início de fim de semana.

8 comentários:

Sun Iou Miou disse...

E as luzes de stop já tão como é devido (quer-se dizer funcionando)? E imagina também que fosses a pensar na morte da burra e então nem travavas a fundo, nem bloqueavas as rodas e os máximos que se acendiam eram dentro da tua cabecinha. Podes celebrar, Nelson, que não foi nada ao que pôde ser.

Rodrez disse...

Esqueceste a regra de quem mete o pisco ganha prioridade sobre quem já está na faixa.

Ah pois é,... é quem circula na faixa que deve travar e ceder a passagem a quem gentilmente nos informou que muda de faixa.

;)

Rodrez disse...

pisca e não "pisco"

Sun Iou Miou disse...

Acho que a prioridade exige olhar pelo espelho se podemos entrar na faixa e só depois meter o pisca. Meter o pisco não dá direito a nada, é aviso para navegantes. Depois é bom cedermos a passagem (e agradecer a quem cedeu).

kanjas disse...

Não ias no angulo morto do espelho do senhor?

Ana disse...

Regra de quem mete o pisca ganha prioridade?? Onde está isso escrito?? Isso não é regra nenhuma.

Ana disse...

Pois Nelson, eu possivelmente faria o mesmo. Era máximos e buzina a fundo.

Relmente, fazer xixi primeiro e abrir a braguilha depois não é aconselhavel a nenhum macho que se preze...

Elora disse...

Gosto mais da associatividade. Assim, em vez de comeres gelado de chocolate com morango e caramelo comes gelado de chocolate com morango e gelado de chocolate com caramelo. Ganhas um gelado. A não ser que faças ao contrário...